/

Pequim considerada “imprópria para viver” devido à poluição

Leo Fung / Flickr

-

Pequim ficou em penúltimo lugar numa avaliação sobre a qualidade do ambiente em 40 cidades globais, sendo considerada “imprópria para viver”, revelou hoje a imprensa oficial chinesa.

Na avaliação, elaborada pela Academia de Ciencias Sociais de Xangai, a poluída capital chinesa é apenas ultrapassada por Moscovo.

“A grave poluição da atmosfera tornou Pequim imprópria para vir”, diz o relatório da Academia citado pelo Diário de Xangai.

Esta manhã, os indicadores sobre a qualidade do ar na capital chinesa estavam no nível considerado “altamente poluído”, com a densidade das partículas PM2.5 seis vezes acima do máximo recomendado pela Organização Mundial da Saúde.

300 fábricas poluentes encerradas

O governo municipal de Pequim anunciou na quarta-feira que vai encerrar este ano 300 fábricas poluentes para tentar “melhorar a qualidade do ar na cidade”, considerada uma das capitais mais poluídas do mundo.

A lista das referidas fábricas será publicada até ao fim de abril, adiantou a agência noticiosa oficial chinesa.

De acordo com o novo plano para combater a poluição em Pequim, indústrias com grande consumo de energia, como cimenteiras e siderurgias, não serão “em princípio” aprovados pelo município.

“Manufaturas de mão-de-obra intensiva também não serão uma opção para o desenvolvimento da cidade”, defende o plano, aprovado em 2013.

Pequim é a sede de um município com cerca de vinte milhões de habitantes e uma área superior a metade da Bélgica.

No último ano, e sobretudo desde Janeiro de 2013 – mês em que Pequim teve apenas cinco dias com sol – a poluição tornou-se uma das principais fontes de descontentamento popular na China, ao lado da corrupção e das desigualdades sociais.

ZAP / Lusa / ABr

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.