O maior chuveiro do planeta para lavar o ar da China

Bin-Cai/Flickr

-

A China presenciou nos últimos anos um importante crescimento económico, sem no entanto se preocupar muito com questões ambientais ou com o chamado “desenvolvimento sustentável”. Agora, o país enfrenta problemas sérios de poluição atmosférica e tenta rapidamente reverter a situação. 

Para se ter uma ideia das proporções do problema, basta recordar as inúmeras clínicas de saúde especializadas em problemas relativos à poluição, como a infertilidade, que estão a abrir em toda a China.

E enquanto o governo do país não consegue acabar com tanta poluição, a solução é tentar “mascarar” a realidade na esperança de amenizar o ar intragável e a realidade suja e cinzenta das cidades chinesas.

Entre as medidas tomadas pelo governo, está a instalação de painéis electrónicos gigantescos que exibem uma recriação digital do nascer do sol, que fica completamente encoberto pela densa fumaça que toma conta das grandes cidades.

NewsClips247 / YouTube

-

NewsClips247 / YouTube

Um “chuveiro gigante” para limpar os céus

Mas existem projectos mais realistas na tentativa de purificar o ar das cidades chinesas. Yu Shaocai, professor da Universidade de Zheijang e ex-funcionário da Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos, apresentou uma ideia que vai para além de um “nascer do sol” bonito: irrigar a cidade com chuvas artificiais.

Num artigo publicado na edição de janeiro da “Chemistry Letters Ambiental, Shaocai explica que através da instalação de “chuveiros” gigantes presos no topo de arranha-céus, por exemplo, se poderia pulverizar a atmosfera das cidades com água, limpando as toxinas e gases presentes no ar.

EPA

O professor Yu Shaocai,  da Universidade de Zheijang

O professor Yu Shaocai, da Universidade de Zheijang

Este processo é conhecido como “deposição” e consiste na limpeza das partículas poluentes, depositando-as no chão.

A poluição urbana fica abaixo dos 300 metros de altura, ou seja, as torres existentes nas cidades seriam a plataforma ideal para testar a teoria. O professor Shaocai pretende realizar experiências com os seus alunos nas universidades de Zheijang e Hangzhou.

Os planos de Shaocai podem parecer algo saído de uma história de ficção científica do início do século XX, mas têm toda a lógica.

E em breve, além de possuir o “maior muro do mundo”, os chineses poderão também orgulhar-se de serem os donos do “maior chuveiro do planeta”.

Adriano Padilha, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Ruth, a "humana digital" da Nestlé ensina como fazer as bolachas perfeitas

Graças à Inteligência Artificial, nasceu Ruth, um "humano digital" da Nestlé que interage connosco e nos ajuda a fazer as melhores bolachas com pepitas de chocolate. A internet é o maior livro de receitas a que …

“Ditador egoísta e despótico”. Margaret Tatcher comparou Saddam Hussein a Hitler após ataque ao Kuwait

Documentos do início da Guerra do Golfo revelam que a antiga primeira-ministra britânica Margaret Thatcher comparou Saddam Hussein a Adolf Hitler após a invasão do Kuwait pelo ditador iraquiano. De acordo com os documentos anteriormente confidenciais …

Cientistas criam "televisão" ultravioleta para animais (que nos vai ajudar a entendê-los melhor)

Uma equipa de cientistas da Universidade de Queensland, na Austrália, desenvolveu uma "televisão" ultravioleta para ajudar os especialistas a entender melhor a forma como os animais veem o mundo. Os monitores de televisões ou computadores têm …

Watakano, a “ilha da prostituição” que teve o seu auge nos anos 80, está agora vazia

Conhecida como “ilha da prostituição”, Watakano já foi considera um pequeno paraíso sexual. No seu auge, do final dos anos 70 a meados dos anos 80, homens faziam um curta viagem de barco até ao …

Deputado norte-americano quer banir GTA 5 e outros jogos violentos. Tudo para diminuir roubos de carros

O deputado norte-americano Marcus Evans quer proibir a venda de videojogos violentos que promovam atividades criminosas, como o GTA 5, face ao aumento dos roubos de automóveis em Chicago e um pouco por todo o …

Estudante projetou um casaco que se transforma num saco-cama para os sem-abrigo. E deu-lhes um emprego

Nos Estados Unidos, há pelo menos 567.715 pessoas que vivem nas ruas. Embora há quem vire as costas a essas estas, também há quem esteja disposto a fazer tudo para ajudar os necessitados e tirá-los …

Um livro e uma reclusa-mediterrânica. Aranhas venenosas obrigam a encerramento temporário de biblioteca nos EUA

Aranhas venenosas da espécie reclusa-mediterrânica apareceram na cave de uma biblioteca na Universidade do Michigan, nos Estados Unidos. Os funcionários de uma biblioteca da Universidade do Michigan, nos Estados Unidos, foram obrigados a encerrar temporariamente o …

Bolsonaro diz que máscaras causam "efeitos colaterais"

O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, disse que as máscaras causam "efeitos colaterais" e citou um alegado estudo alemão, sem acrescentar mais detalhes. O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, causou polémica esta quinta-feira ao dizer que as …

Pilotos aprovam acordo de emergência na TAP

O Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) aprovou esta sexta-feira o acordo de emergência na TAP, adiantaram vários pilotos à Lusa. O Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) aprovou o acordo de emergência na …

Britânico enviava dinheiro a residentes de uma cidade britânica. Era "um ato generoso de bondade"

Os habitantes de Frome, no Reino Unido, estão constantemente à espera do correio, depois de ter sido revelado que um homem misterioso estava a entregar dinheiro nas casas dos residentes locais. A polícia da cidade inglesa …