O maior chuveiro do planeta para lavar o ar da China

Bin-Cai/Flickr

-

A China presenciou nos últimos anos um importante crescimento económico, sem no entanto se preocupar muito com questões ambientais ou com o chamado “desenvolvimento sustentável”. Agora, o país enfrenta problemas sérios de poluição atmosférica e tenta rapidamente reverter a situação. 

Para se ter uma ideia das proporções do problema, basta recordar as inúmeras clínicas de saúde especializadas em problemas relativos à poluição, como a infertilidade, que estão a abrir em toda a China.

E enquanto o governo do país não consegue acabar com tanta poluição, a solução é tentar “mascarar” a realidade na esperança de amenizar o ar intragável e a realidade suja e cinzenta das cidades chinesas.

Entre as medidas tomadas pelo governo, está a instalação de painéis electrónicos gigantescos que exibem uma recriação digital do nascer do sol, que fica completamente encoberto pela densa fumaça que toma conta das grandes cidades.

NewsClips247 / YouTube

-

NewsClips247 / YouTube

Um “chuveiro gigante” para limpar os céus

Mas existem projectos mais realistas na tentativa de purificar o ar das cidades chinesas. Yu Shaocai, professor da Universidade de Zheijang e ex-funcionário da Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos, apresentou uma ideia que vai para além de um “nascer do sol” bonito: irrigar a cidade com chuvas artificiais.

Num artigo publicado na edição de janeiro da “Chemistry Letters Ambiental, Shaocai explica que através da instalação de “chuveiros” gigantes presos no topo de arranha-céus, por exemplo, se poderia pulverizar a atmosfera das cidades com água, limpando as toxinas e gases presentes no ar.

EPA

O professor Yu Shaocai,  da Universidade de Zheijang

O professor Yu Shaocai, da Universidade de Zheijang

Este processo é conhecido como “deposição” e consiste na limpeza das partículas poluentes, depositando-as no chão.

A poluição urbana fica abaixo dos 300 metros de altura, ou seja, as torres existentes nas cidades seriam a plataforma ideal para testar a teoria. O professor Shaocai pretende realizar experiências com os seus alunos nas universidades de Zheijang e Hangzhou.

Os planos de Shaocai podem parecer algo saído de uma história de ficção científica do início do século XX, mas têm toda a lógica.

E em breve, além de possuir o “maior muro do mundo”, os chineses poderão também orgulhar-se de serem os donos do “maior chuveiro do planeta”.

Adriano Padilha, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

O detetive a bordo do rover da NASA Perseverance

Marte está muito longe da famosa 221 Baker Street, mas um dos detetives mais conhecidos da ficção estará representado no Planeta Vermelho quando o rover Perseverance da NASA pousar no dia 18 de fevereiro de …

Nem o mar profundo se safa das alterações climáticas

Um novo estudo mostra que as alterações climáticas já estão a bater à porta do mar profundo, e os seus habitantes poderão em breve estar em perigo. De acordo com o site IFLScience, a equipa de …

Príncipe belga pede desculpa por violar confinamento em festa ilegal em Espanha

O príncipe Joachim da Bélgica disse “lamentar profundamente” não ter respeitado “todas as medidas” do confinamento durante uma viagem a Espanha, onde participou numa festa ilegal em Córdoba que está a ser investigada pela polícia. Depois …

Politólogo que previu que Trump seria Presidente vaticina a sua reeleição

O politólogo que previu que Donald Trump seria Presidente dos Estados Unidos vaticina agora a sua reeleição em novembro de 2020. Helmut Norpoth, professor de ciências políticas da Universidade Stony Brook, nos Estados Unidos, previu …

Índia regista mais de oito mil novos casos. Tem "uma longa batalha" pela frente

A Índia registou mais de oito mil novos casos de covid-19 num único dia, um novo recorde desde o início da pandemia no país, foi este domingo anunciado. O número de casos confirmados de covid-19 na …

Jovens bolivianos forçaram picada de viúva-negra. Queriam ser como o Homem-Aranha

Três irmãos bolivianos de 8, 10 e 12 anos acabaram hospitalizados depois de fazerem com que uma viúva negra os picasse para que ficassem com super-poderes como o Homem Aranha. "Pensando que a [picada] lhes …

Bloco exige retirada de norma "insultuosa" no apoio a recibos verdes

O Bloco de Esquerda (BE) exigiu este domingo ao Governo que retire do formulário de apoio para os trabalhadores independentes uma norma "insultuosa" que lhes exige o compromisso de retomarem a atividade no prazo de …

Espetada de porco 2.0. Novameat propõe carne impressa em 3D para o jantar

A Novameat, uma empresa espanhola de tecnologia alimentar, apresentou um novo produto: carne de porco à base de plantas impressa em 3D, a que batizaram de espetada de porco 2.0. A Novameat quer apoiar um sistema …

Uber acusada de exploração de trabalhadores em Itália

Um tribunal de Milão ordenou a nomeação de um administrador judicial para a Uber Itália durante um ano, após ter determinado que o serviço de entrega de refeições da empresa explorava os trabalhadores. De acordo com …

Pinto de Costa: "Se Rui Moreira tivesse avançado, não me candidatava"

Pinto da Costa revelou que não teria avançado para a recandidatura à presidência do FC Porto se o presidente da Câmara do Porto tivesse entrado na corrida. "Se o Rui Moreira se tivesse candidatado, embora …