//

O maior chuveiro do planeta para lavar o ar da China

Bin-Cai/Flickr

-

A China presenciou nos últimos anos um importante crescimento económico, sem no entanto se preocupar muito com questões ambientais ou com o chamado “desenvolvimento sustentável”. Agora, o país enfrenta problemas sérios de poluição atmosférica e tenta rapidamente reverter a situação. 

Para se ter uma ideia das proporções do problema, basta recordar as inúmeras clínicas de saúde especializadas em problemas relativos à poluição, como a infertilidade, que estão a abrir em toda a China.

E enquanto o governo do país não consegue acabar com tanta poluição, a solução é tentar “mascarar” a realidade na esperança de amenizar o ar intragável e a realidade suja e cinzenta das cidades chinesas.

Entre as medidas tomadas pelo governo, está a instalação de painéis electrónicos gigantescos que exibem uma recriação digital do nascer do sol, que fica completamente encoberto pela densa fumaça que toma conta das grandes cidades.

NewsClips247 / YouTube

-

NewsClips247 / YouTube

Um “chuveiro gigante” para limpar os céus

Mas existem projectos mais realistas na tentativa de purificar o ar das cidades chinesas. Yu Shaocai, professor da Universidade de Zheijang e ex-funcionário da Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos, apresentou uma ideia que vai para além de um “nascer do sol” bonito: irrigar a cidade com chuvas artificiais.

Num artigo publicado na edição de janeiro da “Chemistry Letters Ambiental, Shaocai explica que através da instalação de “chuveiros” gigantes presos no topo de arranha-céus, por exemplo, se poderia pulverizar a atmosfera das cidades com água, limpando as toxinas e gases presentes no ar.

EPA

O professor Yu Shaocai,  da Universidade de Zheijang

O professor Yu Shaocai, da Universidade de Zheijang

Este processo é conhecido como “deposição” e consiste na limpeza das partículas poluentes, depositando-as no chão.

A poluição urbana fica abaixo dos 300 metros de altura, ou seja, as torres existentes nas cidades seriam a plataforma ideal para testar a teoria. O professor Shaocai pretende realizar experiências com os seus alunos nas universidades de Zheijang e Hangzhou.

Os planos de Shaocai podem parecer algo saído de uma história de ficção científica do início do século XX, mas têm toda a lógica.

E em breve, além de possuir o “maior muro do mundo”, os chineses poderão também orgulhar-se de serem os donos do “maior chuveiro do planeta”.

Adriano Padilha, ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.