A China presenciou nos últimos anos um importante crescimento económico, sem no entanto se preocupar muito com questões ambientais ou com o chamado “desenvolvimento sustentável”. Agora, o país enfrenta problemas sérios de poluição atmosférica e tenta rapidamente reverter a situação.
Para se ter uma ideia das proporções do problema, basta recordar as inúmeras clínicas de saúde especializadas em problemas relativos à poluição, como a infertilidade, que estão a abrir em toda a China.
E enquanto o governo do país não consegue acabar com tanta poluição, a solução é tentar “mascarar” a realidade na esperança de amenizar o ar intragável e a realidade suja e cinzenta das cidades chinesas.
Entre as medidas tomadas pelo governo, está a instalação de painéis electrónicos gigantescos que exibem uma recriação digital do nascer do sol, que fica completamente encoberto pela densa fumaça que toma conta das grandes cidades.
Um “chuveiro gigante” para limpar os céus
Mas existem projectos mais realistas na tentativa de purificar o ar das cidades chinesas. Yu Shaocai, professor da Universidade de Zheijang e ex-funcionário da Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos, apresentou uma ideia que vai para além de um “nascer do sol” bonito: irrigar a cidade com chuvas artificiais.
Num artigo publicado na edição de janeiro da “Chemistry Letters Ambiental“, Shaocai explica que através da instalação de “chuveiros” gigantes presos no topo de arranha-céus, por exemplo, se poderia pulverizar a atmosfera das cidades com água, limpando as toxinas e gases presentes no ar.
Este processo é conhecido como “deposição” e consiste na limpeza das partículas poluentes, depositando-as no chão.
A poluição urbana fica abaixo dos 300 metros de altura, ou seja, as torres existentes nas cidades seriam a plataforma ideal para testar a teoria. O professor Shaocai pretende realizar experiências com os seus alunos nas universidades de Zheijang e Hangzhou.
Os planos de Shaocai podem parecer algo saído de uma história de ficção científica do início do século XX, mas têm toda a lógica.
E em breve, além de possuir o “maior muro do mundo”, os chineses poderão também orgulhar-se de serem os donos do “maior chuveiro do planeta”.
Adriano Padilha, ZAP
Poluição na China
-
27 Fevereiro, 2014 Chineses fazem arte de protesto contra poluição
-
13 Fevereiro, 2014 Pequim considerada “imprópria para viver” devido à poluição
-
21 Janeiro, 2014 O maior chuveiro do planeta para lavar o ar da China
-
19 Novembro, 2013 Poluição está a tornar os chineses inférteis