China divulga fotos de destroços do avião desaparecido na Malásia

PRC

Foto dos destroços do avião da Malaysia Airlines divulgada pela Administração Estatal Chinesa de Ciência.

Foto dos destroços do avião da Malaysia Airlines divulgada pela Administração Estatal Chinesa de Ciência.

Um site do governo da China divulgou esta quarta-feira imagens de satélite que mostram possíveis destroços do voo MH370, desaparecido desde a madrugada de sábado, quando decolou da Malásia.

As três imagens mostram o que parecem ser grandes objectos a flutuar no Mar do Sul da China.

Mas outros supostos pedaços de destroços, anteriormente avistados, acabaram por não ter qualquer relação com o voo.

O MH370, da Malaysia Airlines, cujo destino final era a China, levava 239 pessoas a bordo.

A aeronave desapareceu cerca de uma hora após ter decolado de Kuala Lumpur, enquanto sobrevoava o sul da península vietnamita Ca Mau.

Nenhuma mensagem enviada pelo avião antes do seu desaparecimento indicava qualquer problema com a aeronave.

As imagens divulgadas pela China foram captadas no domingo, um dia depois do desaparecimento do avião, mas divulgadas apenas esta quarta no site da Administração Estatal Chinesa de Ciência.

As coordenadas do mapa ao lado das fotos situam-nas no Mar do Sul da China, entre a Malásia e Vietname.

A China tem usado diversos satélites de alta resolução para ajudar nas buscas, informou na terça-feira o Exército do país. Havia 153 pessoas com nacionalidade chinesa a bordo do avião.

PRC

Foto dos destroços do avião da Malaysia Airlines divulgada pela Administração Estatal Chinesa de Ciência.

Foto dos destroços do avião da Malaysia Airlines divulgada pela Administração Estatal Chinesa de Ciência.

“Tudo bem, entendido”

As últimas comunicações entre o avião e as torres de controle não indicavam problemas com a aeronave.

A torre enviou uma mensagem de rádio a avisar que estava a transferir o controlo à torre de Ho Chi Minh, no Vietname, e recebeu uma resposta normal: “Alright, roger that” (no calão do controlo aéreo, algo como “Tudo bem, entendido”).

Minutos depois dessa comunicação, o avião desapareceu dos radares.

Passados mais de cinco dias do desaparecimento da aeronave, uma área de milhares de quilómetros quadrados no mar já foi vasculhada, mas até agora não há sinais do avião. A área das buscas foi ampliada.

Até ao momento, há poucas informações concretas sobre o que pode ter ocorrido com o avião, ainda que pistas esporádicas tenham sido aventadas, sem qualquer conclusão definitiva.

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Testes recomendados em casamentos e batizados, eventos desportivos e empresas

Os testes à covid-19 passam a ser recomendados em eventos familiares com mais de dez pessoas, como casamentos e batizados, eventos culturais e desportivos, serviços públicos e empresas, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). A norma, …

"Terramotos lentos" podem ajudar a ciência a prever grandes tremores

Prever um terramoto é impossível com o conhecimento e a tecnologia atuais, mas várias pesquisas realizadas nos últimos anos permitiram aos especialistas chegar mais perto de identificar certas condições para que ocorra um abalo. Os especialistas …

Filhotes espaciais. Espermatozoides de ratos armazenados na EEI geram crias saudáveis

Investigadores japoneses descobriram que espermatozoides de ratos expostos a altos níveis de radiação cósmica, durante quase seis anos, criaram uma grande ninhada de "filhotes espaciais" saudáveis ​​e normais. De acordo com o novo estudo, publicado na …

"Exoplanetas desonestos" à espreita no espaço podem ter luas habitáveis

As evidências sugerem a existência de uma vasta população de "exoplanetas desonestos" à deriva - que não estão presos a nenhuma estrela. Os cientistas acreditam que esses exoplanetas não serão habitáveis, mas o mesmo não …

Na Malásia, os tubarões estão a ser alvo de uma doença de pele misteriosa

Os biólogos marinhos estão a investigar uma doença misteriosa de pele que está a atacar os tubarões-de-pontas-brancas dos recifes da Malásia. Alguns relatórios sugerem que o aumento da temperatura da água do mar pode ser …

A origem da cratera Darvaza, no Turquemenistão, é um mistério secreto do domínio soviético

No Turquemenistão, mais precisamente no deserto de Karakum, uma cratera cospe fogo há décadas, mas a sua origem é considerada ultrassecreta. Nos áridos 350 mil km² do deserto de Karakum, que cobre cerca de 70% do …

França 1-0 Alemanha | Gauleses cantam de galo em Munique

A França, campeã mundial e vice-campeão europeia em título, venceu hoje a Alemanha por 1-0, em encontro da primeira jornada do Grupo F do Euro2020, disputado na Allianz Arena, em Munique. Um autogolo de Mats Hummels, …

Nunca chegou a vaguear no mar. Ford encontra mensagem centenária em garrafa numa estação de comboios nos EUA

Há muitas mensagens engarrafadas que começam e terminam a sua vida em barcos, na costa ou até mesmo no mar. Recentemente, a Ford Motor Company encontrou uma mensagem numa garrafa na antiga Estação Central de …

Há uma estranha petição a pedir que Jeff Bezos compre a Mona Lisa (e a coma)

Está a circular na Internet uma estranha petição que incentiva Jeff Bezos, fundador da Amazon, a comprar o quadro da Mona Lisa para o comer. A petição online "Queremos que Jeff Bezos compre e coma a …

Depois da reforma de Magawa, há uma nova recruta de ratos gigantes que detetam minas no Camboja

O Camboja recrutou uma nova equipa de ratos farejadores de minas para substituir os já "aposentados", num esforço para impulsionar as operações de desminagem no país. O país, atormentado durante décadas por munições não detonadas, recrutou …