China divulga fotos de destroços do avião desaparecido na Malásia

PRC

Foto dos destroços do avião da Malaysia Airlines divulgada pela Administração Estatal Chinesa de Ciência.

Foto dos destroços do avião da Malaysia Airlines divulgada pela Administração Estatal Chinesa de Ciência.

Um site do governo da China divulgou esta quarta-feira imagens de satélite que mostram possíveis destroços do voo MH370, desaparecido desde a madrugada de sábado, quando decolou da Malásia.

As três imagens mostram o que parecem ser grandes objectos a flutuar no Mar do Sul da China.

Mas outros supostos pedaços de destroços, anteriormente avistados, acabaram por não ter qualquer relação com o voo.

O MH370, da Malaysia Airlines, cujo destino final era a China, levava 239 pessoas a bordo.

A aeronave desapareceu cerca de uma hora após ter decolado de Kuala Lumpur, enquanto sobrevoava o sul da península vietnamita Ca Mau.

Nenhuma mensagem enviada pelo avião antes do seu desaparecimento indicava qualquer problema com a aeronave.

As imagens divulgadas pela China foram captadas no domingo, um dia depois do desaparecimento do avião, mas divulgadas apenas esta quarta no site da Administração Estatal Chinesa de Ciência.

As coordenadas do mapa ao lado das fotos situam-nas no Mar do Sul da China, entre a Malásia e Vietname.

A China tem usado diversos satélites de alta resolução para ajudar nas buscas, informou na terça-feira o Exército do país. Havia 153 pessoas com nacionalidade chinesa a bordo do avião.

PRC

Foto dos destroços do avião da Malaysia Airlines divulgada pela Administração Estatal Chinesa de Ciência.

Foto dos destroços do avião da Malaysia Airlines divulgada pela Administração Estatal Chinesa de Ciência.

“Tudo bem, entendido”

As últimas comunicações entre o avião e as torres de controle não indicavam problemas com a aeronave.

A torre enviou uma mensagem de rádio a avisar que estava a transferir o controlo à torre de Ho Chi Minh, no Vietname, e recebeu uma resposta normal: “Alright, roger that” (no calão do controlo aéreo, algo como “Tudo bem, entendido”).

Minutos depois dessa comunicação, o avião desapareceu dos radares.

Passados mais de cinco dias do desaparecimento da aeronave, uma área de milhares de quilómetros quadrados no mar já foi vasculhada, mas até agora não há sinais do avião. A área das buscas foi ampliada.

Até ao momento, há poucas informações concretas sobre o que pode ter ocorrido com o avião, ainda que pistas esporádicas tenham sido aventadas, sem qualquer conclusão definitiva.

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Inscrição hebraica com 2.800 anos revela antigo nome bíblico

Uma equipa de arqueólogos encontrou um jarro com 2.8000 anos com a inscrição em hebraico "Benayo" no sítio arqueológico de Abel Beth Maacah, no norte de Israel, local várias vezes mencionado na Bíblia Hebraica.  De …

Braga vence FC Porto e conquista Taça da Liga. Sérgio coloca lugar à disposição

O Sporting de Braga venceu hoje o FC Porto por 1-0 e conquistou a Taça da Liga, com Ricardo Horta a marcar o golo decisivo aos 90+5, garantindo um troféu que os bracarenses já tinham …

Rara moeda de ouro com a cara de Eduardo VIII vendida por preço recorde

Uma rara moeda de ouro com o perfil do rei britânico Edward VIII foi vendida a um comprador particular pelo valor recorde de 1,3 milhões de dólares. A informação é avançada pela Royal British Mint, a …

Depois dos incêndios, Austrália está prestes a experimentar uma "bonança" de aranhas mortais

Depois dos incêndios florestais que assolaram o país, os australianos começaram a implorar por chuva. O bónus de aranhas mortais não estava incluído no pedido, mas os especialistas do Australian Reptile Park acreditam que é …

Governo admite retirar cidadãos nacionais de Wuhan

As autoridades portuguesas estão a cooperar com outros países europeus para reforçar o apoio aos cidadãos nacionais que se encontram em Wuhan, onde ocorreram os primeiros casos do novo coronavírus, admitindo a possibilidade de retirá-los …

Os cogumelos podem ser muito mais antigos do que pensávamos

Os cogumelos podem ser mais antigos do que pensávamos, concluíram cientistas que dataram vestígios de micélio (constituinte dos cogumelos) com 800 milhões de anos, divulgou esta quarta-feira a Universidade Livre de Bruxelas, na Bélgica. Estudos anteriores …

Comer iogurte natural pode ajudar a reduzir o risco de cancro da mama

Uma das causas mais apontadas para o cancro da mama é a inflamação causada por bactérias nocivas. Esta tese ainda não foi provada, mas é apoiada pelas evidências até agora disponíveis de que a inflamação …

Primeiro caso suspeito de infeção por coronavírus detetado em Portugal

Foi detetado o primeiro caso suspeito de infeção infeção pelo novo coronavírus , em Portugal, anunciou este sábado a Direção-Geral de Saúde. “Este doente, regressado hoje [este sábado] da China, onde esteve na cidade de Wuhan …

Slava Semeniuta transforma chuva em atmosfera néon

O artista e fotógrafo russo Slava Semeniuta, também conhecido como Visual Scientist, mistura elementos naturais e faz mágica com eles. Slava Semeniuta, também conhecido como Visual Scientist, retoca fotografias de poças de água para criar composições …

Empresa quer vender dispositivos que extraiem água potável do ar

A empresa israelita Watergen está a planear começar a vender uma versão para o consumidor do seu aparelho que extrai água potável do ar ainda este ano. A tecnologia do gerador atmosférico da empresa está em …