China divulga fotos de destroços do avião desaparecido na Malásia

PRC

Foto dos destroços do avião da Malaysia Airlines divulgada pela Administração Estatal Chinesa de Ciência.

Foto dos destroços do avião da Malaysia Airlines divulgada pela Administração Estatal Chinesa de Ciência.

Um site do governo da China divulgou esta quarta-feira imagens de satélite que mostram possíveis destroços do voo MH370, desaparecido desde a madrugada de sábado, quando decolou da Malásia.

As três imagens mostram o que parecem ser grandes objectos a flutuar no Mar do Sul da China.

Mas outros supostos pedaços de destroços, anteriormente avistados, acabaram por não ter qualquer relação com o voo.

O MH370, da Malaysia Airlines, cujo destino final era a China, levava 239 pessoas a bordo.

A aeronave desapareceu cerca de uma hora após ter decolado de Kuala Lumpur, enquanto sobrevoava o sul da península vietnamita Ca Mau.

Nenhuma mensagem enviada pelo avião antes do seu desaparecimento indicava qualquer problema com a aeronave.

As imagens divulgadas pela China foram captadas no domingo, um dia depois do desaparecimento do avião, mas divulgadas apenas esta quarta no site da Administração Estatal Chinesa de Ciência.

As coordenadas do mapa ao lado das fotos situam-nas no Mar do Sul da China, entre a Malásia e Vietname.

A China tem usado diversos satélites de alta resolução para ajudar nas buscas, informou na terça-feira o Exército do país. Havia 153 pessoas com nacionalidade chinesa a bordo do avião.

PRC

Foto dos destroços do avião da Malaysia Airlines divulgada pela Administração Estatal Chinesa de Ciência.

Foto dos destroços do avião da Malaysia Airlines divulgada pela Administração Estatal Chinesa de Ciência.

“Tudo bem, entendido”

As últimas comunicações entre o avião e as torres de controle não indicavam problemas com a aeronave.

A torre enviou uma mensagem de rádio a avisar que estava a transferir o controlo à torre de Ho Chi Minh, no Vietname, e recebeu uma resposta normal: “Alright, roger that” (no calão do controlo aéreo, algo como “Tudo bem, entendido”).

Minutos depois dessa comunicação, o avião desapareceu dos radares.

Passados mais de cinco dias do desaparecimento da aeronave, uma área de milhares de quilómetros quadrados no mar já foi vasculhada, mas até agora não há sinais do avião. A área das buscas foi ampliada.

Até ao momento, há poucas informações concretas sobre o que pode ter ocorrido com o avião, ainda que pistas esporádicas tenham sido aventadas, sem qualquer conclusão definitiva.

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Descoberto sistema de túneis da I Guerra onde estarão enterrados dezenas de soldados

A Agência do Património da Bélgica anunciou esta semana a descoberta de um sistema de túneis alemão da I Guerra Mundial, onde estarão, muito provavelmente, dezenas de soldados enterrados. Em comunicado, citado pela Russia Today, …

Cinco funcionários da Tesla dizem ter sido despedidos por terem ficado em casa durante a pandemia

Cinco funcionários da produtora automóvel Tesla dizem ter sido despedidos por terem ficado em casa durante a pandemia, avança o The Washington Post. De acordo com o jornal norte-americano, foram cinco os colaboradores dispensados da …

"Qual o lugar mais seguro?". Costa compara infetados no Reino Unido e Algarve

O primeiro-ministro apresentou hoje uma tabela que mostra o Reino Unido muito acima do Algarve em número de infetados com covid-19 por cem mil habitantes e pergunta qual o lugar mais seguro para umas férias …

Azul anuncia venda de 6% da TAP ao Estado por 10 milhões de euros

A companhia aérea brasileira Azul, de David Neeleman, anunciou hoje a venda de 6% da TAP, no âmbito do acordo anunciado esta quinta-feira entre o Estado e os acionistas privados, que “garante a continuação” da …

NASA cria dispositivo que o avisa para não tocar no rosto (e pode ser reproduzido em casa)

A pensar na pandemia, a NASA desenvolveu o PULSE, um colar vibratório que nos alerta se formos tocar no rosto com as nossas mãos. A pandemia de covid-19 alastrou pelo mundo e, enquanto não chega um …

Há mais 11 mortes e 374 novos casos de infecção (300 são na Grande Lisboa)

Portugal regista hoje mais 11 mortos devido à doença covid-19 do que na quinta-feira e mais 374 infectados, dos quais 300 na Região de Lisboa e Vale do Tejo, segundo o boletim da Direcção-Geral da …

Gestão da pandemia: PGR francesa vai abrir investigação judicial a PM e ministros

Em causa estão 90 queixas contra o anterior chefe do Governo Edouard Philippe, e os ministros Olivier Véran e Agnès Buzyn, tendo 53 delas sido examinadas e nove consideradas admissíveis para seguirem eventualmente para tribunal. O …

Benfica perto de garantir Taremi e Helton Leite para a próxima época

O SL Benfica está perto de assegurar as contratações do avançado do Rio Ave, Mehdi Taremi, e do guarda-redes do Boavista, Helton Leite, para a próxima temporada. Mehdi Taremi e Helton Leite deverão ser reforços do …

Operação Marquês. Ivo Rosa não marca data de início do julgamento

O juiz de instrução Ivo Rosa optou por não marcar data de início do julgamento dada a complexidade do processo da Operação Marquês. O anúncio foi feito no final do debate instrutório, esta sexta-feira. "É manifesta …

Bolsonaro veta obrigatoriedade do uso de máscaras em lojas e igrejas

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, vetou hoje parte de uma lei que estipulava o uso obrigatório de máscaras em órgãos públicos, lojas, indústrias, templos religiosos e locais fechados em que haja concentrações de pessoas. O …