China aprovou cedência de armas à Rússia

3

Xi Jinping, Vladimir Putin

Comissão militar da China aprovou “fornecimento de ajuda letal” ao exército russo, na véspera do início da guerra.

Continuam a surgir revelações importantes após a publicação dos planos secretos de EUA e NATO sobre, entre outros assuntos, a guerra na Ucrânia.

Nesta quinta-feira o jornal The Washington Post revelou que esses documentos mostram que a China aprovou ajudar a Rússia na guerra. De forma secreta.

Os serviços de espionagem dos Estados Unidos da América souberam, através do Serviço de Inteligência Estrangeira da Rússia, que a Comissão Militar Central da China aprovou o “fornecimento de ajuda letal” ao exército russo.

Essa decisão foi tomada no dia 23 de Fevereiro de 2022. Ou seja, um dia antes do início da guerra na Ucrânia.

A reunião onde essa medida foi aprovada decorreu de forma ultra-secreta. E era para manter em segredo permanente.

Este é o documento que permite ter as evidências mais detalhadas de sempre sobre as muitas suspeitas de ajuda chinesa à Rússia neste conflito.

Recorde-se que, oficialmente, a China é um país com posição neutra em relação à guerra na Ucrânia.

Um alto funcionário do Governo dos EUA já reagiu: “Até agora não vimos evidências de que a China tenha transferido armas ou fornecido assistência letal à Rússia. Mas continuamos preocupados e continuamos a acompanhar essa situação de perto”.

Outras revelações e Guterres reage

Estes documentos secretos demonstram que há pessimismo em relação à esperada contra-ofensiva da Ucrânia. E colocam a nu lacunas nas defesas aéreas da Ucrânia, além de problemas de abastecimento.

Também revelam que tipo de equipamento vai ser enviado para o terreno, ou o número de militares estrangeiros na guerra.

Por outro lado, os ficheiros também revelam que os serviços secretos dos EUA conseguiram infiltrar-se, de forma considerável, no exército da Rússia – e, assim, avisar a Ucrânia sobre ataques que ainda não tinham acontecido.

Os EUA prevêem uma guerra longa. Nos corredores de Washington não se acredita que o conflito termine neste ano.

Os denominados Discord Leaks também mostram que os EUA tem espiado António Guterres. O secretário-geral da Organização das Nações Unidas “não está surpreendido”, de acordo com o seu porta-voz, Stéphane Dujarric.

Chamam-se Discord Leaks porque os primeiros documentos foram publicados num servidor de Discord, uma plataforma para a troca de mensagens no âmbito dos jogos online, dedicado ao jogo Minecraft.

A Ucrânia continua a assegurar que estes documentos são falsos. Os EUA admitiram que esta fuga de informação é um “risco muito grave” para a sua segurança nacional.

ZAP //

3 Comments

  1. Só os idiotas ainda não viram que a China é o suporte da Russia , claro que algumas armas ja foram entregues mas nada em grande escala, mas não será por causa dos Chineses que a guerra vai parar pois esses têm interesse em desgastar os EUA e a NATO por causa de Tawain e outras tropelias que têm feito por esse mundo fora . É mais que tempo de começar a excluir a China dos negócios com o Ocidente,comprar menos produtos e deixarmos de ser dependentes deles . Nada de vendas comos nos fizemos com a EDP e outros casos semelhantes . Os chineses e a sua ditadura de um partido não podem ser normalizados

  2. Bem a Russia já deve 300 biliões a China e ainda vão investir mais…. Não sei onde o Putin vai tirar o dinheiro, o mais certo é o Xi nunca mais ver os $ na vida.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.