Documentos secretos sobre a Ucrânia apareceram primeiro num servidor de Minecraft

George Ivanchenko / EPA

Desde a semana passada, as chefias do Pentágono têm se esforçado por descobrir a origem da fuga que inclui pelo menos 100 ficheiros.

A polémica fuga de informação confidencial sobre a guerra na Ucrânia teve um destino improvável ainda antes do Pentágono se ter apercebido do sucedido. As mais recentes informações apontam para um servidor “Minecraft” do Discord como o elemento chave para explicar o processo que levou à publicação online de enormes quantidades de documentos relacionados com a Defesa.

De acordo com o Business Insider, pelo menos dez documentos foram publicados em março num servidor de Discord, uma plataforma para a troca de mensagens no âmbito dos jogos online, dedicado ao jogo Minecraft. Ali, os utilizadores podem enviar textos, áudios, vídeos e fotos.

Os documentos parecem ter sido enviados a 4 de março, mais de um mês antes de a fuga ter sido oficialmente anunciada após aparecer no 4Chan e Telegram. Foi neste contexto que os meios de comunicação e os oficiais da defesa norte-americana se aperceberam da fuga.

Desde a semana passada, as chefias do Pentágono têm se esforçado por descobrir a origem da fuga que inclui pelo menos 100 ficheiros, apesar de ainda não ser claro quantos documentos no total foram publicados — para além de existirem dúvidas quanto à veracidade de muitos.

Entre os tópicos que constam nos documentos, destacam-se informações dos serviços de inteligência dos Estados Unidos sobre a guerra na Ucrânia, mas também relatórios sobre a Coreia do Sul e Israel. Nos documentos encontrados no Discord foram encontrados avisos de “Altamente Confidencial”, nomeadamente referentes a mapas ou números de baixas na guerra.

Ainda segundo a mesma fonte, estes documentos terão sido partilhados no âmbito de uma discussão em que um utilizador tentava provar o seu ponto de vista. Confrontado com o uso da informação, o utilizador alegou que tinha obtido a documentação através de outro servidor, criado por um Youtuber chamado Wow_Mao. No entanto, é sempre possível que a informação tenha tido origem num outro servidor.

Esta não é a primeira vez que informação militar sensível é partilhada por em utilizadores de plataforma de gaming. Outro caso aconteceu em 2021, quando jogadores de War Thunder, um jogo de visa a condução de veículos de combate, partilharam informação classificada sobre tanques britânicos, franceses e chineses online.

Para já, os responsáveis ucranianos já demonstraram dúvidas quanto à veracidade da informação, mas optaram por mudar algumas das suas estratégias para não correr riscos acrescidos.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.