EUA espiam Guterres. Relatórios secretos acusam líder da ONU de ceder a interesses russos

12

A mais recente fuga de informação online, chamada de “Discord Leaks”, revela que os EUA têm vigiado o secretário-geral da ONU, António Guterres, e que estão desagrados com o português por estar “demasiado disposto” a aceitar os interesses russos.

Os relatórios secretos indicam que os EUA têm “monitorado António Guterres” de perto, como avança a BBC. Na mira dos serviços secretos norte-americanos terão estado conversas privadas do líder da Organização das Nações Unidas (ONU), designadamente com a sua secretária adjunta, Amina Mohammed.

Num dos documentos divulgados, nota-se o desagrado dos EUA com a actuação de Guterres quanto à guerra na Ucrânia, referindo-se que o secretário-geral da ONU está “demasiado disposto” a acomodar os interesses russos.

A referência surge no âmbito do acordo para a exportação de cereais que foi firmado entre a Rússia e a Ucrânia, com a mediação de Guterres e da Turquia, com o intuito de mitigar uma crise alimentar global.

“Guterres enfatizou esforços para melhorar a capacidade de exportação da Rússia, mesmo que isso envolvesse entidades e pessoas russas sancionadas“, descreve um dos relatórios, segundo cita a BBC.

A postura de Guterres “minava os esforços mais amplos para responsabilizar Moscovo pelas suas acções na Ucrânia”, aponta ainda o documento.

Um alto representante da ONU contactado pela BBC reage a estas notas salientando que o acordo dos cereais foi “impulsionado pela necessidade de mitigar o impacto da guerra sobre os mais pobres do mundo“.

Por isso, era preciso “fazer o possível para reduzir o preço dos alimentos” e para “garantir que os fertilizantes” ficassem “acessíveis aos países que mais precisam”, aponta ainda esta fonte oficial da ONU.

Estes relatórios, e a divulgação da espionagem a Guterres, deixam os altos representantes da ONU desagradados com os EUA.

O episódio embaraça a diplomacia norte-americana, apesar de serem conhecidas as actividades de espionagem dos EUA em todo o mundo, mesmo sobre alguns líderes importantes

Washington refere que ainda está a confirmar a autenticidade de alguns dos documentos revelados, mas assume que “parecem ter vindo de várias fontes de inteligência em todo o Governo”. Os serviços secretos dos EUA estão também a tentar descobrir o autor da fuga de informação.

Susana Valente, ZAP //

12 Comments

  1. EUA mais uma vez a mostrar que por trás são do mais matreiro que há, sempre a impor a sua estratégia geopolítica. A fome e o sofrimento dos outros para eles é refresco.

  2. Por um lado a espionagem é de lamentar; não obstante, a informação que vem à “luz do dia” é no minimo preocupante haver conluio com a Russia.

  3. A ONU é uma entidade apolítica e livre ou está sujeita ao controle norte americano? Não lhes chega a Nato para espalharem bombas atómicas pelo mundo inteiro? O que pretende a América, exterminar as sociedades como fizeram aos índios do Far West e ao médio oriente ? Não se entende a democracia armada, quer da Rússia quer da América.

    • É mesmo!
      Há pessoas que são ignorantes e ‘toscos’ de raciocínio, e fazem questão de o exibir e sublinhar.
      Eles é que sabem,….

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.