Chefe da marinha ucraniana deserta e comanda nova marinha da Crimeia

Wolfhowl / Flickr

Fragata ucraniana U130 "Hetman Sahaydachniy"

Fragata ucraniana U130 “Hetman Sahaydachniy”

O primeiro-ministro pró-russo da Crimeia, Serguii Axionov, anunciou hoje a criação da marinha de guerra da república autónoma ucraniana, noticiou a agência russa Interfax.

Axionov, nomeado há três dias pelo parlamento da Crimeia e que não é reconhecido pelas novas autoridades no poder em Kiev, acrescentou que o comando desta armada será entregue ao contra-almirante Denis Berezovski.

De acordo com o governo da Crimeia, Berezovski jurou lealdade ao poder na região autónoma, depois de abandonar o posto de comandante das forças
navais ucranianas. “Juro lealdade aos habitantes da república autónoma da Crimeia (…) Juro obedecer às ordens do comandante supremo da república autónoma da Crimeia”, declarou, numa conferência de imprensa no estado-maior da frota russa em Sebastopol.

Na mesma conferência de imprensa, Serguii Axionov saudou o “acontecimento histórico” e sublinhou que o contra-almirante Berezovski aceitava colocar-se “sob as ordens das autoridades legítimas da península”.

Berezovski foi nomeado na sexta-feira chefe da marinha ucraniana pelo presidente interino, Oleksandr Turchinov. O poder de Kiev é cada vez mais reduzido na Crimeia, onde milhares de soldados não identificados estão a bloquear os militares ucranianos nas casernas.

A tensão entre a Ucrânia e a Rússia agravou-se na última semana, após a queda do ex-presidente Viktor Ianukovich, por causa da Crimeia, península do sul do país onde se fala russo e onde está localizada a frota da Rússia do Mar Negro.

A câmara alta do parlamento russo aprovou no sábado, por unanimidade, um pedido do presidente Vladimir Putin para autorizar “o recurso às forças armadas russas no território da Ucrânia”.

Esta decisão surgiu um dia depois da denúncia da Ucrânia de que a Rússia fez uma “invasão armada” na Crimeia.

Para hoje está convocada uma reunião de emergência da NATO, ao nível de embaixadores, sobre “a grave situação na Ucrânia”.

Já o presidente norte-americano, Barack Obama, telefonou a Vladimir Putin a quem pediu para fazer recuar as forças russas para as bases na Crimeia, advertindo-o contra um isolamento internacional crescente, se mantiver a intervenção na Ucrânia.

A administração norte-americana fez igualmente saber, em comunicado oficial, que decidiu suspender a participação nas reuniões preparatórias da cimeira do G8 (Alemanha, França, Itália, Reino Unido, Canadá, Estados Unidos, Japão e Rússia).

Por seu lado, a chefe da diplomacia europeia, Catherine Ashton, exortou a Rússia a renunciar ao envio de tropas em direção à Ucrânia e respeitar as leis e compromissos internacionais.

Os ministros dos Negócios Estrangeiros dos países membros da União Europeia vão reunir-se de urgência na segunda-feira para analisar a situação na Ucrânia.

TD TUBS / Wikimedia

-

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Descoberto o ingrediente secreto para desenvolver um escudo contra radiação espacial mortal

Investigadores da Universidade Estadual da Carolina do Norte desenvolveram uma nova técnica para proteger eletrónicos da tecnologia de exploração militar e espacial da radiação ionizante. A nova abordagem é mais económica do que as técnicas …

Guardas e familiares das vítimas pediram clemência. Mas Nicholas Sutton foi executado

O norte-americano foi executado, esta quinta-feira, no Tennessee, devido ao assassinato de quatro pessoas, apesar de alguns pedidos de clemência por parte de guardas prisionais e familiares das vítimas. De acordo com a CNN, Nicholas Sutton, …

O primeiro drone acrobático tripulado de sempre é testado a fazer piruetas

Um novo vídeo mostra que o "Big Drone", da Drone Champions AG, é capaz de fazer acrobacias alucinantes com um passageiro dentro. A tecnologia dos drones melhora de vento em popa com o passar dos anos …

Fenómeno extremo ameaça corais na Grande Barreira na Austrália. E já matou quase metade

A Grande Barreira de Coral da Austrália pode estar a enfrentar a terceira "descoloração" no espaço de cinco anos, fenómeno provocado por um aumento da temperatura das águas do mar. Como avançou o Expresso, este fenómeno …

Trump critica cerimónia dos Óscares, "Parasitas" e Brad Pitt

O Presidente norte-americano criticou a cerimónia dos Óscares, esta quinta-feira, nomeadamente a atribuição do prémio de Melhor Filme para o sul-coreano "Parasitas" e ainda o ator Brad Pitt. Na noite desta quinta-feira, num comício em Colorado …

Paris lança número de emergência para fazer frente à crise de percevejos

O Governo francês lançou uma campanha, esta quinta-feira, para fazer frente à crise de percevejos que se instalou em Paris. Segundo a agência France-Press, citada pelo The Guardian, casas e hotéis da capital francesa estão a …

"Radical chique" e "ressentido". Filho de Paulo Branco pode ter sido o pivot do escândalo sexual em França

Juan Branco, o filho do produtor de cinema Paulo Branco, é o homem do momento em França. O advogado de 30 anos saltou para as luzes dos média no âmbito da divulgação do vídeo sexual …

Alcochete. "Se Mustafá estivesse lá aquilo não tinha acontecido"

O arguido Emanuel Calças disse, esta sexta-feira, em tribunal que, se Mustafá estivesse com o grupo que invadiu a academia do Sporting, "aquilo não tinha acontecido". "Tenho a certeza de que se o Mustafá estivesse presente …

Coronavírus ameaça o têxtil português (mas também é uma "oportunidade")

O sector têxtil nacional está ameaçado e pode parar a produção já em Março. Tudo devido à falta de matéria-prima que vem da China e que se deve à epidemia do novo coronavírus. A "situação …

Governo diz que prejuízo da TAP "não foi um desvio qualquer" e que já devia ter tido lucro em 2018 e 2019

O ministro das Infraestruturas disse, esta sexta-feira, que o orçamento que a comissão executiva da TAP apresentou ao Conselho de Administração para 2018 e 2019 previa lucro e que o prejuízo de 105,6 milhões "não …