Cessar-fogo de 3 dias em Gaza. Durou 4 horas

Amir Farshad Ebrahimi / FLickr

-

Israel e o movimento radical palestiniano Hamas acordaram um cessar-fogo de 72 horas na Faixa de Gaza, palco de uma ofensiva militar israelita desde 8 de julho, anunciou hoje o chefe da diplomacia norte-americana, John Kerry.

O secretário de Estado norte-americano, que se encontra em Nova Deli (Índia) e que falava na sexta-feira (ainda quinta-feira em Portugal), avançou que as duas partes vão cessar as hostilidades às 8h locais (6h hora de Lisboa) de sexta-feira e iniciar negociações no Cairo.

Momentos depois de o anúncio de Kerry, um porta-voz do Hamas em Gaza disse que o movimento palestiniano tinha aceitado a trégua humanitária de 72 horas.

“O Hamas e todos os movimentos da resistência [palestiniana] aceitaram um cessar-fogo humanitário de 72 horas, a começar na sexta-feira às 8h, que será respeitado por todos estes movimentos se a outra parte [Israel] também observar o cessar-fogo“, afirmou o porta-voz, Fawzi Barhoum.

Na mesma intervenção em Nova Deli, John Kerry referiu que Israel irá prosseguir, durante a trégua de 72 horas, com as operações “defensivas” contra os túneis escavados pelo Hamas.

O chefe da diplomacia norte-americana precisou que Israel continuará com as operações “atrás das linhas” definidas durante o conflito.

“Este cessar-fogo é muito importante para dar aos civis inocentes um descanso que tanto precisam face à violência”, disse ainda John Kerry.

Segundo o responsável norte-americano, durante a trégua de 72 horas, “os civis de Gaza irão receber a ajuda humanitária que precisam urgentemente e terão a oportunidade de exercer atividades vitais, como enterrar os seus mortos, cuidar dos feridos e reabastecer os bens alimentares“.

Durante este período, também deverão ser feitas, acrescentou Kerry, “as reparações necessárias nas infraestruturas de fornecimento de água e de energia”.

“Violação flagrante” do cessar-fogo

O Governo israelita acusou o movimento palestiniano Hamas e os seus aliados de “violação flagrante” do cessar-fogo menos de quatro horas após a sua entrada em vigor na Faixa de Gaza, contabilizando-se mais de trinta palestinianos.

“Mais uma vez, as organizações terroristas de Gaza cometeram uma violação flagrante do cessar-fogo, no qual eles mesmos se engajaram junto do secretário de Estado norte-americano, John Kerry, e do secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, segundo um comunicado dos serviços do primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu.

Não foram dados mais detalhes sobre a natureza das violações ao cessar-fogo que deveria durar três dias, mas que já parecia ameaçado durante a manhã.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Coreia do Sul organizou um espetáculo de luzes para agradecer e incentivar o uso de máscara

A Coreia do Sul tem sido dos países com maior sucesso no combate à pandemia de covid-19. Com receio de uma segunda vaga, o Governo organizou uma forma incomum de agradecer aos profissionais de saúde …

Desgostos e namoriscos com humanos. Aquário de Quioto expõe complexas relações dos pinguins num fluxograma

O Aquário de Quioto, antiga capital do Japão, tem um fluxograma onde expõe as relações dos seus pinguins. Entre diferenças de idade, desgostos de amor e até namoriscos com humanos, as relações entre estes animais …

O sangue azul do caranguejo-ferradura é fundamental para a vacina da covid-19. Mas há um problema

O sangue azul do caranguejo-ferradura pode ser um elemento muito importante para encontrar a vacina para a covid-19, mas há um grande senão. O sangue azul do caranguejo-ferradura (Limulus Polyphemus) é a única fonte natural conhecida …

Jovem guarda-redes russo atingido por raio durante um treino

Ivan Zakborovsky, um jovem guarda-redes russo, está em coma induzido. O clube já revelou que o atleta não corre perigo. Ivan Zakborovsky, um guarda-redes de apenas 16 anos do Znamaya Truda, da Rússia, foi atingido por …

Elegante, leve e com fibra de carbono. O Tyr quer ser diferente de todos os outros caiaques

Embora os caiaques com assento se tenham tornado muito populares entre os pescadores, a maioria dos barcos é bastante tubular, pesada e de plástico. O Tyr da Apex Watercraft é diferente por ser elegante, leve …

2029 Majestic, a mota elétrica futurista com um design centenário

A 2029 Majestic é inspirada no modelo original de 1929, mas tem um motor elétrico e peças impressas em 3D. É o casamento ideal entre tecnologia e a tradição. Em 1929, Georges Roy criou a Majestic, …

Fernando Alonso regressa à Fórmula 1 com a Renault

O piloto espanhol Fernando Alonso vai regressar à Fórmula 1 depois de ter abandonado a modalidade em 2018. Assina agora um contrato de dois anos com mais um de opção. A escuderia Renault anunciou esta quarta-feira …

China reitera que não participará no diálogo EUA/Rússia para reduzir arsenal atómico

A China reiterou, esta quarta-feira, que não entrará nas negociações entre os Estados Unidos e a Rússia para um novo acordo que limite a quantidade de armas nucleares, e acusou Washington de “constituir uma ameaça”. Pequim …

Traumas na infância e um pai "sociopata". As revelações do livro da sobrinha de Trump

O livro de memórias de Mary Trump, sobrinha do Presidente norte-americano Donald Trump, já chegou às mãos de vários jornalistas nos Estados Unidos. A data de publicação está marcada para dia 14 de julho. No livro, …

Rússia detém antigo jornalista por acusações de traição

O ex-jornalista Ivan Safronov, assessor do diretor da agência espacial russa Roscosmos, foi detido esta terça-feira e acusado de traição. Esta terça-feira, as autoridades russas prenderam um antigo jornalista que trabalhava agora como assessor do chefe …