Cessar-fogo de 3 dias em Gaza. Durou 4 horas

Amir Farshad Ebrahimi / FLickr

-

Israel e o movimento radical palestiniano Hamas acordaram um cessar-fogo de 72 horas na Faixa de Gaza, palco de uma ofensiva militar israelita desde 8 de julho, anunciou hoje o chefe da diplomacia norte-americana, John Kerry.

O secretário de Estado norte-americano, que se encontra em Nova Deli (Índia) e que falava na sexta-feira (ainda quinta-feira em Portugal), avançou que as duas partes vão cessar as hostilidades às 8h locais (6h hora de Lisboa) de sexta-feira e iniciar negociações no Cairo.

Momentos depois de o anúncio de Kerry, um porta-voz do Hamas em Gaza disse que o movimento palestiniano tinha aceitado a trégua humanitária de 72 horas.

“O Hamas e todos os movimentos da resistência [palestiniana] aceitaram um cessar-fogo humanitário de 72 horas, a começar na sexta-feira às 8h, que será respeitado por todos estes movimentos se a outra parte [Israel] também observar o cessar-fogo“, afirmou o porta-voz, Fawzi Barhoum.

Na mesma intervenção em Nova Deli, John Kerry referiu que Israel irá prosseguir, durante a trégua de 72 horas, com as operações “defensivas” contra os túneis escavados pelo Hamas.

O chefe da diplomacia norte-americana precisou que Israel continuará com as operações “atrás das linhas” definidas durante o conflito.

“Este cessar-fogo é muito importante para dar aos civis inocentes um descanso que tanto precisam face à violência”, disse ainda John Kerry.

Segundo o responsável norte-americano, durante a trégua de 72 horas, “os civis de Gaza irão receber a ajuda humanitária que precisam urgentemente e terão a oportunidade de exercer atividades vitais, como enterrar os seus mortos, cuidar dos feridos e reabastecer os bens alimentares“.

Durante este período, também deverão ser feitas, acrescentou Kerry, “as reparações necessárias nas infraestruturas de fornecimento de água e de energia”.

“Violação flagrante” do cessar-fogo

O Governo israelita acusou o movimento palestiniano Hamas e os seus aliados de “violação flagrante” do cessar-fogo menos de quatro horas após a sua entrada em vigor na Faixa de Gaza, contabilizando-se mais de trinta palestinianos.

“Mais uma vez, as organizações terroristas de Gaza cometeram uma violação flagrante do cessar-fogo, no qual eles mesmos se engajaram junto do secretário de Estado norte-americano, John Kerry, e do secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, segundo um comunicado dos serviços do primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu.

Não foram dados mais detalhes sobre a natureza das violações ao cessar-fogo que deveria durar três dias, mas que já parecia ameaçado durante a manhã.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

PCP quer travar "ameaça de despejos" no final deste ano

O PCP entregou uma proposta de alteração ao Orçamento do estado para 2020 para manter congeladas as rendas antigas, quando os locatários tenham um rendimento inferior a cinco salários mínimos nacionais. O PCP quer manter congeladas …

CDS/Congresso: Carlos Meira disponível para acordo que vença João Almeida

Carlos Meira, candidato à liderança do CDS-PP, admite estar disponível para se unir a Filipe Lobo d'Ávila e Francisco Rodrigues dos Santos para vencer João Almeida e lutar "contra o sistema". Carlos Meira, militante de Viana …

Manuais gratuitos também no privado e no cooperativo. Iniciativa Liberal quer igualdade na Educação

O Iniciativa Liberal (IL) propôs uma alteração ao Orçamento do Estado para 2020 (OE2020) na área da educação, que passa por fornecer manuais escolares gratuitos a todos os alunos da escolaridade obrigatória, quer frequentem o ensino …

Bezos lembra que Governo saudita assassinou um jornalista. ONU pede investigação a pirataria

Dois peritos das Nações Unidas dizem que Mohammed Bin Salman acedeu a informações pessoais de Jeff Bezos para tentar influenciar cobertura do The Washington Post sobre a Arábia Saudita. Depois de uma investigação do The Guardian …

MAI abre inquérito à "atuação policial" no caso da mulher alegadamente agredida por agente da PSP

O Ministério da Administração Interna (MAI) já abriu um inquérito à "atuação policial" no caso da mulher alegadamente agredida por um agente da PSP, na Amadora, de maneira a apurar responsabilidades. "O Ministro da Administração Interna …

Ronaldo volta a marcar e Sarri só tem de agradecer a Dolores por criar um espécime assim

Cristiano Ronaldo leva quatro jogos consecutivos a marcar e mais de 30 golos esta temporada, entre clube e seleção. Sarri disse que o mérito é de Dolores, "por criar uma espécime assim". A Juventus derrotou, esta …

Ana Gomes apontada à Presidência. "Costa jamais permitirá"

O antigo eurodeputado socialista Francisco Assis lançou o nome da também antiga eurodeputada do PS Ana Gomes como possível candidata à Presidência da República, manifestando desde logo o seu apoio a uma eventual candidatura. "Acho …

Silas deve deixar o Sporting no fim da época (ou até antes)

O Jogo escreve que Silas deverá deixar o Sporting no fim desta temporada, havendo também a possibilidade de sair antes do fim do mês de maio. O desportivo, que avança a notícia esta quinta-feira, adianta …

Taxa para descolagens e aterragens no Montijo reduz fatura da ANA em oito milhões

Uma das decisões da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) que fazem parte da aprovação da construção do novo aeroporto do Montijo é a criação de uma taxa de 4,5 euros a aplicar a cada movimento …

Vitória-Porto: O guião de uma vingança aos minhotos com Telles e Soares como atores principais

Depois da derrota com o Braga para a liga, o FC Porto conseguiu derrotar o Vitória de Guimarães, avançando para a final da Taça da Liga, que se jogará frente aos bracarenses. Antes de se falar …