Cessar-fogo de 3 dias em Gaza. Durou 4 horas

Amir Farshad Ebrahimi / FLickr

-

Israel e o movimento radical palestiniano Hamas acordaram um cessar-fogo de 72 horas na Faixa de Gaza, palco de uma ofensiva militar israelita desde 8 de julho, anunciou hoje o chefe da diplomacia norte-americana, John Kerry.

O secretário de Estado norte-americano, que se encontra em Nova Deli (Índia) e que falava na sexta-feira (ainda quinta-feira em Portugal), avançou que as duas partes vão cessar as hostilidades às 8h locais (6h hora de Lisboa) de sexta-feira e iniciar negociações no Cairo.

Momentos depois de o anúncio de Kerry, um porta-voz do Hamas em Gaza disse que o movimento palestiniano tinha aceitado a trégua humanitária de 72 horas.

“O Hamas e todos os movimentos da resistência [palestiniana] aceitaram um cessar-fogo humanitário de 72 horas, a começar na sexta-feira às 8h, que será respeitado por todos estes movimentos se a outra parte [Israel] também observar o cessar-fogo“, afirmou o porta-voz, Fawzi Barhoum.

Na mesma intervenção em Nova Deli, John Kerry referiu que Israel irá prosseguir, durante a trégua de 72 horas, com as operações “defensivas” contra os túneis escavados pelo Hamas.

O chefe da diplomacia norte-americana precisou que Israel continuará com as operações “atrás das linhas” definidas durante o conflito.

“Este cessar-fogo é muito importante para dar aos civis inocentes um descanso que tanto precisam face à violência”, disse ainda John Kerry.

Segundo o responsável norte-americano, durante a trégua de 72 horas, “os civis de Gaza irão receber a ajuda humanitária que precisam urgentemente e terão a oportunidade de exercer atividades vitais, como enterrar os seus mortos, cuidar dos feridos e reabastecer os bens alimentares“.

Durante este período, também deverão ser feitas, acrescentou Kerry, “as reparações necessárias nas infraestruturas de fornecimento de água e de energia”.

“Violação flagrante” do cessar-fogo

O Governo israelita acusou o movimento palestiniano Hamas e os seus aliados de “violação flagrante” do cessar-fogo menos de quatro horas após a sua entrada em vigor na Faixa de Gaza, contabilizando-se mais de trinta palestinianos.

“Mais uma vez, as organizações terroristas de Gaza cometeram uma violação flagrante do cessar-fogo, no qual eles mesmos se engajaram junto do secretário de Estado norte-americano, John Kerry, e do secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, segundo um comunicado dos serviços do primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu.

Não foram dados mais detalhes sobre a natureza das violações ao cessar-fogo que deveria durar três dias, mas que já parecia ameaçado durante a manhã.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Preço da luz no mercado regulado deverá subir 0,2% em 2022

O preço da eletricidade para os consumidores do mercado regulado deverá subir 0,2% no próximo ano face à média do ano em curso, segundo a proposta da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) hoje anunciada. “Para …

Governo recua e anuncia redução de imposto sobre combustíveis. Gasolina desce dois cêntimos e gasóleo um

Com a subida abrupta do preço dos combustíveis, o Governo anunciou esta sexta-feira à tarde que irá reduzir o ISP. Na prática, ao consumidor isto significa que o preço da gasolina vai baixar dois cêntimos …

Bolsonaro admite que chora sozinho na casa de banho

Num encontro organizado pela igreja evangélica Comunidade das Nações, em Brasília, na quinta-feira, o Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, admitiu que costuma chorar na casa de banho. “Quantas vezes eu choro na casa de banho, em …

Jogadores em greve no Brasil, presidente no Estádio da Luz

Crise financeira grave no Cruzeiro, jogadores não apareceram para treinar e o presidente estava em Portugal. O plantel do Cruzeiro não apareceu no treino marcado para a tarde desta quinta-feira. Na véspera, os jogadores já tinham …

"É devastador": os millenials que querem ter filhos, mas não têm condições financeiras

Têm três empregos, querem mudar de carreira ou estão a mudar-se para zonas distantes para ter alojamento mais acessível. Assim é a vida dos millenials, que fazem tudo para juntar dinheiro suficiente para sustentar uma …

Milionário Robert Durst condenado a prisão perpétua por matar melhor amiga

O tribunal de Los Angeles condenou o excêntrico milionário de 78 anos a pena perpétua, sem possibilidade de liberdade condicional, pelo homicídio em primeiro grau de Susan Berman (o equivalente a homicídio qualificado), segundo a …

Cientistas tentam desvendar por que comemos demais

Em 2019, cientistas descobriram que certas células em ratos obesos impediam os sinais que indicam a sensação de saciedade. Agora, uma nova investigação fez uma abordagem ainda mais profunda sobre o papel destas células. O estudo, …

"Tenho todas as condições para vencer as eleições legislativas de 2023", diz Rangel

Paulo Rangel apresentou esta tarde formalmente a sua candidatura à liderança do PSD e afirma que tem todas as condições para unir o PSD e vencer as eleições legislativas em 2023. Em conferência de imprensa, o …

Putin admite aceitar pagamentos com criptomoedas num futuro próximo

Vladimir Putin admitiu que as criptomoedas têm valor, adiantando que esta forma de pagamento poderá tornar-se viável no país. Contudo, para já "ainda é muito cedo" para fazer previsões devido à sua natureza "incerta". A notícia …

Subida dos combustíveis. Estado arrecada mais 5 cêntimos de IVA por litro

Com a subida do preço dos combustíveis, o Estado está a arrecadar mais imposto por cada litro vendido por via do IVA. A subida dos combustíveis em Portugal tem sido uma realidade que não é de …