Abdelhamid Abaaoud, alegado mentor dos atentados da passada sexta-feira em Paris, foi abatido polícia francesa numa operação anti-terrorista esta quarta-feira.
O jihadista belga Abdelhamid Abaaoud, identificado como o homem que planeou os atentados de Paris da passada sexta-feira, foi morto pela polícia francesa, revelou o jornal norte-americano Washington Post.
De acordo com informações de fontes dos serviços secretos franceses citadas pelo jornal norte-americano, Abdelhamid Abaaoud terá sido morto durante a operação policial que teve lugar esta madrugada em Saint-Denis, no norte de Paris.
A operação, levada a cabo pelas forças anti-terrorismo gaulesa, que tinha como objetivo a captura de Abaaoud, resultou em dois mortos e sete detenções.
Segundo o Washington Post, um dos dois homens abatidos na operação é Abdelhamid Abaaoud.
Já esta quinta-feira, a procuradoria de Paris confirmou que o presumível cérebro dos ataques terroristas em Paris foi morto na ofensiva da polícia francesa em Saint-Denis.
O corpo de Abaaoud foi “formalmente identificado”, anunciou a procuradoria.
Também conhecido por Abu Omar al Baljiki, o militante do Estado Islâmico é belga de origem marroquina, e tinha 27 anos.
Abaaoud é um amigo de infância os irmãos Abdeslam, em particular de Salah, que se encontra a monte depois dos atentados na capital francesa.
Os três jihadistas cresceram juntos no bairro belga de Moleenbek, uma comunidade pobre de Bruxelas onde o pai de Abaooud tinha um estabelecimento comercial.
No último ano, Abaaoud terá planeado ou ajudado a planear pelo menos cinco ataques em solo europeu.
Abaaoud estará ligado ao ataque a um comboio com destino a Paris, impedido por dois soldados norte-americanos, e com um outro ataque contra uma igreja.
Estará também ligado à morte de dois homens numa operação antiterrorista em janeiro, em Verviers, Bélgica.
ZAP
…deus foi grande… Sem heresias.
Que no “paraíso” pague pelos pecados cometidos neste inferno…
Eu escrevi num outro artigo que este gajo não vivia nem mais um ano.. afinal enganei-me… não viveu nem mais uma semana.. temos pena!!
Fujam, virgens!