Confirmado: cérebro dos atentados abatido pela polícia francesa

(dr) Dabiq Magazine

Abdelhamid Abaaoud

Abdelhamid Abaaoud

Abdelhamid Abaaoud, alegado mentor dos atentados da passada sexta-feira em Paris, foi abatido polícia francesa numa operação anti-terrorista esta quarta-feira.

O jihadista belga Abdelhamid Abaaoud, identificado como o homem que planeou os atentados de Paris da passada sexta-feira, foi morto pela polícia francesa, revelou o jornal norte-americano Washington Post.

De acordo com informações de fontes dos serviços secretos franceses citadas pelo jornal norte-americano, Abdelhamid Abaaoud terá sido morto durante a operação policial que teve lugar esta madrugada em Saint-Denis, no norte de Paris.

A operação, levada a cabo pelas forças anti-terrorismo gaulesa, que tinha como objetivo a captura de Abaaoud, resultou em dois mortos e sete detenções.

Segundo o Washington Post, um dos dois homens abatidos na operação é Abdelhamid Abaaoud.

Já esta quinta-feira, a procuradoria de Paris confirmou que o presumível cérebro dos ataques terroristas em Paris foi morto na ofensiva da polícia francesa em Saint-Denis.

O corpo de Abaaoud foi “formalmente identificado”, anunciou a procuradoria.

Também conhecido por Abu Omar al Baljiki, o militante do Estado Islâmico é belga de origem marroquina, e tinha 27 anos.

Abaaoud é um amigo de infância os irmãos Abdeslam, em particular de Salah, que se encontra a monte depois dos atentados na capital francesa.

Os três jihadistas cresceram juntos no bairro belga de Moleenbek, uma comunidade pobre de Bruxelas onde o pai de Abaooud tinha um estabelecimento comercial.

No último ano, Abaaoud terá planeado ou ajudado a planear pelo menos cinco ataques em solo europeu.

Abaaoud estará ligado ao ataque a um comboio com destino a Paris, impedido por dois soldados norte-americanos, e com um outro ataque contra uma igreja.

Estará também ligado à morte de dois homens numa operação antiterrorista em janeiro, em Verviers, Bélgica.

ZAP

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Eu escrevi num outro artigo que este gajo não vivia nem mais um ano.. afinal enganei-me… não viveu nem mais uma semana.. temos pena!!

RESPONDER

Anthony Fauci prevê "explosão" de casos nos EUA após Dia de Ação de Graças

O epidemiologista norte-americano Anthony Fauci alertou este domingo para um forte aumento do número de contaminações por covid-19, após o feriado de Ação de Graças, marcado pelo movimento de milhões de pessoas em todo o …

Irão diz que cientista nuclear foi assassinado remotamente por Israel

O Irão despediu-se hoje, com um funeral digno dos maiores "mártires" do país, do cientista Mohsen Fakhrizadeh, que segundo um responsável iraniano foi assassinado remotamente por Israel com recurso a "aparelhos eletrónicos". Mohsen Fakhrizadeh, que segundo …

Trump insiste em rejeitar vitória de Biden. Bolsonaro diz que tem "informações" sobre "fraude"

O Presidente norte-americano, Donald Trump, disse este domingo que não desiste da rejeição da vitória do Presidente eleito Joe Biden, um democrata, insistindo nas acusações de suposta “fraude” eleitoral, apesar de os tribunais terem desvalorizado …

Lei da eutanásia pode ficar pronta em dezembro e seguir para Marcelo antes das presidenciais

A lei da eutanásia deverá estar concluída, na especialidade, em dezembro, podendo ser aprovada este ano e enviada para decisão do Presidente antes das eleições presidenciais de janeiro, disseram à Lusa fontes parlamentares. À Lusa, a …

90% dos docentes têm medo de serem infetados. Diretores das escolas ponderam abandonar o cargo

Nove em cada dez professores estão preocupados ou têm medo de estar nas escolas por considerarem que estão a ser ignoradas regras que garantem higienização e distanciamento correto em tempo de pandemia, revela um inquérito …

Rui Pinto fala em "tortura psicológica na prisão" (e critica António Costa)

O alegado pirata informático Rui Pinto criticou este domingo o primeiro-ministro António Costa no Twitter, acusando-o de desvalorizar “as questões de Estado de direito” . Numa mensagem publicada no Twitter, Rui Pinto acusou António Costa de …

Polónia avisa que mecanismo de condicionalidade pode ser usado contra Portugal

O Governo polaco avisou esta segunda-feira que o mecanismo de condicionalidade do pacote financeiro europeu, que vincula a distribuição de fundos ao Estado de Direito, poderia também ser usado no futuro contra Portugal, Espanha ou …

Apesar do apelo das autoridades, centenas de pessoas saíram à rua para fazer a festa em Guimarães

Foram muitos os nicolinos que se juntaram, na manhã deste domingo, no Centro Histórico de Guimarães. O típico cortejo do Pinheiro deveria ter-se realizado ontem à noite mas devido às restrições aplicadas no âmbito do …

"Ainda tem muito a oferecer". Poiares Maduro vê Passos a suceder a Ursula von der Leyen na Comissão Europeia

Miguel Poiares Maduro, ex-ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional, disse, em entrevista à TSF, que Pedro Passos Coelho "tem qualidades políticas que lhe permitem aspirar a qualquer cargo político em Portugal". Em entrevista à TSF, o …

"Ou o Governo nos recebe ou levam-nos de ambulância ou caixão". Ljubomir e mais 8 em greve de fome

Nove elementos do movimento "A pão e a água" estão em greve de fome desde a passada sexta-feira, 27 de Novembro. São empresários da restauração e da animação nocturna, entre os quais se encontra o …