/

Operação policial em Paris faz dois mortos e sete detenções

Etienne Laurent / EPA

-

A operação antiterrorista levada a cabo esta quarta-feira no bairro de Saint-Denis, no norte de Paris, provocou a morte de duas pessoas e fez sete detenções.

A operação terá iniciado por volta das 04h20 francesas, terminou perto das 11h00 da manhã desta quarta-feira e tinha como principal alvo o belga Abdelhamid Abaaoud, alegado cérebro dos atentados de sexta-feira.

Duas pessoas que estavam num apartamento morreram, incluindo uma mulher que se fez explodir, e cinco polícias ficaram feridos sem gravidade durante uma troca de tiros.

Segundo as autoridades francesas, sete pessoas foram detidas mas ainda não disponibilizaram qualquer informação sobre a identidade dos intervenientes, sabendo-se, para já, que entre as detenções estão três pessoas encontradas no apartamento, outras duas que se tentavam esconder nos escombros e o casal que deu guarida aos suspeitos.

De acordo com a imprensa francesa, citada pelo Económico, três dos terroristas detidos estariam a planear um novo ataque em Paris, mais concretamente na zona de La Défense, o maior centro financeiro da capital francesa.

Cerca de 50 soldados franceses foram entretanto destacados para Saint-Denis, a zona onde decorreu a operação policial, tendo sido posicionados na principal rua da cidade, perto do apartamento alvo de ataque.

Os estabelecimentos de ensino e os serviços do respetivo bairro vão manter-se encerrados e foi pedido “à população que evite totalmente a zona do centro”.

Também durante o dia de ontem, dois voos da Air France com destino a Paris, oriundos dos Estados Unidos, divergiram para outros aeroportos depois de a companhia ter recebido ameaças de bomba por telefone.

Um dos voos divergiu para Salt Lake City, no Utah, depois de partir de Los Angeles. O outro avião partiu de Washington e divergiu para Halifax, no Canadá. Segundo a CNN, ambos aterraram em segurança.

ZAP / Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.