Cerco sanitário prolongado em Ovar. “Situação ainda não está controlada”

Estela Silva / EPA

A Direção-Geral de Saúde decidiu prolongar a cerca sanitária no concelho de Ovar por mais 15 dias, avança o Jornal de Notícias esta quinta-feira.

De acordo com o matutino, as autoridades de saúde vão permitir contudo que a Câmara Municipal de Ovar abra um corredor para escoar a produção das fábricas do concelho, que se estima em mais de 450 milhões de euros em mercadoria.

As empresas que continuam a laborar, conta o Jornal de Notícias, poderão também comprar matérias-primas de forma a não pararem a produção.

O mesmo prolongamento da DGS prevê ainda uma regime de exceção para restaurante, para que estes estabelecimentos possam continuar a trabalhar em regime de take-away, à semelhança do que já acontece no resto do país.

Recorrendo à rede social Facebook, o presidente da Câmara Municipal de Aveiro já reagiu.

“Manter o cerco nada tem a ver com a criação de um novo cerco. Trata-se sim de não desperdiçar todo o trabalho positivo que foi feito até hoje em Ovar. Apesar dos indícios positivos no concelho, a situação ainda não está controlada“, escreveu Salvador Malheiro no seu perfil pessoal do Facebook.

“Tenho esperança de que este esforço que está a acontecer em Ovar, maior que nos outros concelhos, nos vai permitir sair mais cedo desta crise e reerguer a nossa economia local mais depressa e assim ajudar o nosso País. Primeiro a VIDA HUMANA. Primeiro as PESSOAS. Temos que salvar o máximo de Vidas Possível”, sustentou.

Salvador Malheiro foi consultado pelo Governo

A decisão não surpreendeu o presidente da Câmara de Ovar, que revelou, em declarações à TSF, ter sido consultado pelo Governo sobre o assunto.

“Tive oportunidade de ser ouvido pelos nossos governantes antes desta decisão e naturalmente que compreendo a decisão de prorrogar o prazo, até porque qualquer atitude de retirar a pressão da mola podia ser muito mal interpretado pelas nossas gentes. Por outro lado, poderia ser eventualmente deitarmos por terra todo o esforço e todo o trabalho realizado nas últimas semanas”, disse Salvador Malheiro.

Questionado sobre a preocupação de um grupo de empresas de Ovar, que antecipam a destruição de milhares de empregos, Salvador Malheiro deixa um apelo: “Os nossos empresários e industriais estão a sofrer mais que os outros do resto do país, porque já estão há 15 dias encerrados e agora mais 15 dias. Isto, naturalmente, vai trazer muitos prejuízos grandes. De todas as formas, apelo à colaboração desses mesmos empresários, no sentido de nós só podermos perspetivar o reerguer da nossa economia local depois de ultrapassarmos este problema de saúde pública. Não há economia sem pessoas“, frisou.

Segundo os últimos dados divulgados pela Câmara de Ovar, desde o início do surto, foram confirmados 343 casos de Covid-19 no concelho e 14 mortes.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Portugal com mais 13 mortos e 552 novos casos nas últimas 24 horas

Portugal contabiliza hoje mais 13 mortos relacionados com a covid-19 e 552 novos casos de infeção com o novo coronavírus, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo os dados a DGS, a região …

TilTok anuncia acordo com Oracle e Wallmart e adia proibição nos EUA

A aplicação TikTok, detida pela sociedade chinesa ByteDance e ameaçada de ser proibida nos Estados Unidos, anunciou este domingo um acordo de princípio com a Oracle, como parceiro tecnológico, e com a Walmart, em termos …

As gaivotas são inoportunas? Saiba que as suas fezes podem valer mil milhões de dólares

Afinal, as gaivotas podem ser animais bem mais interessantes do que aquilo que a maioria das pessoas pensa. É que as suas fezes são muito valiosas e os seus nutrientes fertilizam campos agrícolas e recifes …

Super-vulcão Yellowstone registou 91 terramotos em apenas 24 horas

Os vulcanólogos têm andado atentos ao super-vulcão localizado no Parque Nacional de Yellowstone, nos Estados Unidos. O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) relatou recentemente a ocorrência de 91 terremotos em apenas 24 horas. Estes …

Cartoonista alemão Frank Hoppmann é o vencedor do 15.º World Press Cartoon

O 'cartoonista' alemão Frank Hoppmann, com a caricatura do primeiro-ministro britânico Boris Johnson, é o vencedor da 15.ª edição do World Press Cartoon, foi hoje anunciado nas Caldas da Rainha, na cerimónia de entrega de …

Pequena e funcional. Assim se carateriza a Tiny House (que ainda evita dores de joelhos)

Esta pequena casa móvel pode ser a solução que procura. Devido à sua arquitetura dinâmica é ótima para pessoas com problemas de articulações e que sofrem com dores joelhos, pernas cansadas ​​ou dores nas costas. Hoje …

Chama-se Elios, é um drone e vai explorar as profundezas das cavernas de gelo da Gronelândia

Elios é o drone que está a ajudar os investigadores a descobrirem mais sobre os mistérios da Gronelândia. Inserido numa estrutura própria, tem explorado as cavernas de gelo, facilitando assim o acesso a locais mais …

Milhares de pássaros migratórios estão (misteriosamente) a morrer no Novo México

Um elevado número de pássaros migratórios está a morrer em todo o Novo México, numa misteriosa mortalidade em massa que está a preocupar os cientistas. Estima-se que o número de pássaros mortos seja de centenas de …

Crianças inspiram Lego a livrar-se de todas as embalagens de plástico

As peças da Lego podem acabar no oceano durante mais de mil anos, mas os fabricantes dinamarqueses estão a tentar tornar a empresa ecologicamente correta. Na sua última promessa, a Lego vai começar a usar sacos …

Uma cidade chamada "amianto" está a tentar mudar o nome (e a discussão tornou-se tóxica)

Há uma cidade no Canadá chamada Asbesto - um material de construção altamente tóxico. Os habitantes da cidade não estão felizes com este nome, mas a sua mudança também não está a ser fácil. De acordo …