/

Cerca sanitária em Odemira vai ser levantada “hoje mesmo”

Hugo Delgado / Lusa

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, anunciou que a cerca sanitária em duas freguesias de Odemira vai ser levantada a partir das 00h00 de quarta-feira.

A cerca sanitária em duas freguesias de Odemira – São Teotónio e Longueira-Almograve – será levantada às 00h00 horas de quarta-feira, avança o Jornal de Notícias.

“Fui informado pelo senhor primeiro-ministro de que seria levantada a cerca sanitária hoje mesmo”, anunciou o chefe de Estado, esta terça-feira, à margem de uma visita a uma instituição de solidariedade social em Melgaço.

Marcelo Rebelo de Sousa garantiu aos jornalistas que a visita de António Costa, não teve qualquer relação com as declarações que tinha feito esta manhã, em que pediu “muitas consequências políticas” no decurso deste caso.

António Costa está em Odemira para participar numa “reunião de trabalho e assinatura de protocolos tendo em vista dar resposta às necessidades habitacionais verificadas no concelho”, no Cine-Teatro Largo Sousa Prado. O mesmo foi reiterado pelo Presidente, em direto para a RTP.

Para Marcelo, as conclusões desta atuação direta do primeiro-ministro são a prova de que, “em democracia, o diálogo, a paciência e a aproximação de pontos de vista podem ir facilitando o encontro de soluções”.

Ainda esta manhã, relativamente ao caso de Odemira, o chefe de Estado salientou que tem de haver uma maior “fiscalização”, “tem que se apurar se há ou não uma situação que convida àquilo que são atuações criminais”, bem como refletir-se “a sério” sobre a situação vivida pelos trabalhadores imigrantes em Portugal.

“Fala-se de inclusão, mas a inclusão é muito relativa”, avisou.

Também esta terça-feira, o Governo contestou a providência cautelar contra requisição civil do empreendimento Zmar, apresentada pelos moradores do empreendimento.

Na resposta, o Governo invoca “interesse público e nacional” e garante que, devido à “inexistência de outros complexos hoteleiros ou alternativas habitacionais”, não há outra solução para realojar os 13 imigrantes que permanecem no Zmar.

“Era altura de não falarmos mais por telemóvel”

Ao final da tarde, em Odemira, António Costa falou aos jornalistas, começando por dizer que “era altura de não falarmos mais por telemóvel e vir cá”.

Depois de ter confirmado a informação avançada pelo Presidente da República, o primeiro-ministro salientou que o caso de Odemira permitiu adotar uma medida excecional, já que o problema se concentrava em duas freguesias, apesar de não ter “dúvidas do custo enorme” desta cerca sanitária.

Além desta media, o aumento da capacidade de testagem e de vacinação e a criação de equipas multidisciplinares que detetaram situações de insalubridade permitiram que, em 15 dias, se verificasse uma “diminuição muito significativa da taxa de incidência e do ritmo de transmissão”.

O delegado de saúde local revelou ao Governo que “a maior parte dos resultados positivos correspondem a cadeias de transmissão já identificadas” e “que não há transmissão comunitária”. “Mantendo-se esta tendência, pode-se levantar a cerca sanitária em São Teotónio e Longueira/Almograve”, sustentou Costa.

Liliana Malainho, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.