SIRESP, Odemira, cuidadores informais e TAP. Marcelo diz que está “preocupado”

Mário Cruz / Lusa

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa

Esta terça-feira, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, fez uma visita à região de Caminha e mostrou-se preocupado com vários temas de atualidade. 

“As pessoas estão no meio da pandemia, estão com problemas, com dificuldades económicas e sociais, é natural que tenham outras coisas na cabeça, mas as que puderem têm de estar atentas a este problema”, começou por dizer Marcelo Rebelo Sousa sobre a limpeza dos terrenos florestais, que tem de ser realizada até 31 de maio.

Em relação ao SIRESP, segundo conta o jornal Público, o Presidente mostrou-se satisfeito pelo facto de ter sido encontrada uma saída para garantir que, este ano, as comunicações de emergência não sejam postas em causa.

“Independentemente da solução que venha a ser adotada, este ano não há problema. Há uma solução que permite ganhar tempo para resolver o problema jurídico”, afirmou. “Há um problema jurídico, o problema que espere um bocadinho. Estamos em cima do verão. Daqui a um mês podemos estar perante um problema de fogos florestais”.

Relativamente ao caso de Odemira, Marcelo defendeu que “têm de se retirar muitas consequências políticas” sobre a situação dos trabalhadores agrícolas imigrantes, apontando que esta reflexão “não pode depender de haver problemas de saúde”.

Nesse sentido, o Presidente da sinaliza que tem de haver uma maior “fiscalização”, “tem que se apurar se há ou não uma situação que convida àquilo que são atuações criminais”, bem como refletir-se “a sério” sobre a situação vivida pelos trabalhadores imigrantes em Portugal. “Fala-se de inclusão, mas a inclusão é muito relativa”, avisa.

Por fim, o Chefe de Estado alertou que estas reflexões não podem “depender de haver problemas de saúde” que levam a que estas situações sejam trazidas para a agenda pública.

Em relação à TAP, Marcelo afirmou que há “duas boas razões” para os portugueses estarem “atentos e permanentemente preocupados” com a situação da TAP.

Marcelo lembrou que a TAP tem tido uma “posição estratégica” para Portugal, sobretudo nas ligações com as comunidades emigrantes espalhadas pelo mundo e com certos mercados que “têm sido fundamentais” para o turismo nacional. Além disso, sublinhou que “há dinheiros públicos envolvidos”.

“Há duas boas razões para os portugueses estarem atentos e permanentemente preocupados. O que se espera é que as questões jurídicas e outras que possam existir não afetem o essencial que é o interesse do país”, disse ainda.

Por fim, questionado sobre os cuidadores informais, Marcelo manifestou-se preocupado com o número “muito pequeno” de pessoas que conseguiram o estatuto de cuidadores informais, sublinhando que quer perceber o que se passa com a lei.

É uma questão que me preocupa muito. Eu acho que há muitíssimos mais cuidadores informais do que aqueles que ficam registados. Não sei se são dezenas de milhares ou centenas de milhares, mas é só olhar para as famílias que têm cuidadores informais da própria família ou outros. E fico preocupado quando se faz uma lei e no fim aparecem 2000 ou 3000 cuidadores informais que preenchem os requisitos”, referiu.

O Presidente adiantou que vai reunir-se em breve com as associações representativas dos cuidadores informais, para perceber o que se passa com a lei. Ressalvou ainda que “a lei em si mesma era promissora“, vincando que é preciso perceber se há algum problema na sua aplicação.

ZAP // Lusa

 

PARTILHAR

RESPONDER

Casal queria que o seu filho se chamasse Vladimir Putin. A Suécia não deixou

Na Suécia, os pais são obrigados a comunicar os nomes dos seus filhos recém-nascidos ao Skatteverket nos primeiros três meses a partir do nascimento. Um casal sueco, que vive na cidade de Laholm, foi proibido pela …

44 jogos seguidos sem ganhar. Mas o presidente não está preocupado

O Atlético Mogi não vence qualquer jogo oficial há mais de quatro anos. Perdeu em 42 desses 44 duelos. 17 de Junho de 2017 foi o último dia em que o Atlético Mogi venceu um jogo …

Autárquicas: António Costa promete que os municípios terão mais mil milhões de euros

O secretário-geral do PS, António Costa, indicou hoje, em Celorico de Basto, no distrito de Braga, que os municípios “vão passar a ter, a partir de abril, mais mil milhões de euros que acompanham a …

Mais de trinta anos após ter sido lançada ao mar no Japão, mensagem em garrafa é encontrada no Hawaii

Durante uma viagem ao Hawaii, uma jovem de apenas 9 anos encontrou uma garrafa que foi lançada ao mar há mais de trinta anos. Esta continha uma mensagem que, posteriormente, acabou por revelar uma experiência …

Mais 939 infeções, sete mortes e nova redução nos internamentos

Portugal registou nas últimas 24 horas mais 939 casos de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2, sete mortes atribuídas à covid-19 e nova redução nos internamentos em enfermaria e cuidados intensivos. De acordo com o boletim epidemiológico da …

Milionário norte-americano Robert Durst condenado por matar melhor amiga

O milionário norte-americano Robert Durst, tornado famoso por um documentário do canal HBO, foi condenado na sexta-feira num tribunal de Los Angeles, nos Estados Unidos, por matar a melhor amiga, um crime que remonta a …

Em Inglaterra, há crianças de 16 anos que vão passar a viver em alojamentos não regulamentados

A 9 de setembro, foi aprovada uma nova lei em Inglaterra, segundo a qual as crianças com 16 e 17 anos podem ser colocadas em alojamentos não regulamentados. O sistema de acolhimento de crianças inglês está …

Suspeitos numa mota sem matrícula dispararam na direcção de candidata do CDS

A candidata do CDS à Junta de Freguesia de Palmela, em Setúbal, foi surpreendida, na noite de sexta-feira, por disparos de caçadeira, protagonizados por "duas pessoas sem capacete", numa mota sem luzes, nem matrícula. O incidente …

Jerónimo diz que conquista de Guimarães só é possível "milho a milho"

O secretário-geral do PCP defendeu, esta sexta-feira, que a presença da CDU na autarquia de Guimarães só pode ser reconquistada “milho a milho”, na noite em que a dirigente do PEV Heloísa Apolónia integrou a …

Parlamento aprovou Constitucional em Coimbra (mas PS ainda pode chumbar a saída de Lisboa)

O Parlamento aprovou, na generalidade, a proposta do PSD para transferir o Tribunal Constitucional (TC) e o Supremo Tribunal Administrativo (STA) de Lisboa para Coimbra. Mas a mudança só poderá ser concretizada depois da votação …