Centros de saúde sem plano de vacinação para utentes que não têm médico de família

Com a segunda fase da vacinação contra a covid-19 a arrancar na próxima semana, os centros de saúde não sabem como serão convocados os utentes sem médico de família ou seguidos fora do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

Esta segunda fase, que incluirá pessoas com mais de 50 anos e pelo menos uma condição médica – doença coronária, insuficiência cardíaca, insuficiência renal ou doença pulmonar obstrutiva crónica -, levou os centros de saúde a validar as listagens, que não incluem aqueles que não estão registados nessas unidades de saúde, noticiou o Observador.

“Não temos ainda informação de como os utentes vão ser convocados e ainda há dúvidas sobre os utentes sem médico de família e os que não frequentam o Serviço Nacional de Saúde”, indicou ao Jornal de Notícias o presidente da associação que representa as unidades de saúde familiares (USF-AN), Diogo Urjais.

O responsável acrescentou que está previsto que estes utentes apresentem uma declaração do seu médico assistente no privado a comprovar a patologia, mas não está claro quem validará esses documentos.

“A maneira mais fácil” será o utente “contactar o médico assistente no âmbito dos cuidados privados”, sugeriu o presidente da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF ), Nuno Jacinto. “Esse colega, fazendo a articulação que é habitual entre médicos, fará chegar a informação ou ao médico de família do utente ou no caso de não ter médico atribuído à unidade de saúde a que pertence”, disse à Rádio Observador.

Quanto à distribuição das vacinas, é “imperativo” que o processo seja centralizado, escolhendo um centro de saúde por agrupamento ou por concelho para proceder à vacinação, apontou Diogo Urjais.

“A distribuição das vacinas ocorre segundo um calendário próprio, muitas vezes somos avisados na véspera ou alguns dias antes”, notou Nuno Jacinto. “Só quando soubermos quais são as vacinas e quantas é que vamos receber em cada dia, em cada semana, é que podemos programar essa administração” e “começaremos a avisar os utentes”, sublinhou.

Taísa Pagno //

PARTILHAR

RESPONDER

Mulher de Ricardo Salgado já não vai ser ouvida como testemunha

A mulher do ex-banqueiro, Maria João Salgado, foi dispensada pela defesa de ser ouvida como testemunha. Padre da capela da família foi chamado, mas não apareceu no tribunal. Maria João Salgado, que deveria ser ouvida esta …

Marques Mendes defende expulsão de juiz negacionista da magistratura

Comentador avaliou negativamente o desempenho de Carlos Moedas nos debates com Fernando Media, elogiou António Costa, recomendou o uso de máscara na rua apesar do fim da obrigatoriedade e atirou-se ao lóbi das farmacêuticas. No seu …

Um Mundial a cada dois anos? Entre várias críticas, há quem o defenda com unhas e dentes

Um Mundial a cada dois anos e a concentração dos jogos internacionais em um ou dois períodos por ano? As opiniões dividem-se. Ultimamente tem-se discutido a possibilidade de mudar a periodicidade da realização do Campeonato do …

Hospital de Santa Maria está a realizar cirurgia inovadora no combate à obesidade

O Hospital de Santa Maria, em Lisboa, está a realizar uma nova cirurgia à obesidade que não implica incisões e requer menos tempo de internamento. Inovadora e revolucionária, a cirurgia realizada no Hospital de Santa Maria …

Premier League: ninguém vê pela TV os jogos das 15h. Porquê?

Se estiver a passar na televisão um Manchester United-Liverpool, as equipas mais pequenas terão as bancadas vazias. O argumento foi apresentado pelo presidente do Burnley, há mais de 50 anos. E a regra mantém-se. O assunto …

Alunos regressam às aulas — e professores já têm greve marcada para os primeiros dias

Cerca de 1,2 milhões de alunos do ensino obrigatório começam esta semana as aulas, que arrancam com uma greve anunciada num ano marcado pelo início do plano de recuperação de aprendizagens ainda em ambiente de …

Sporting atira-se ao VAR e reclama dois penáltis e uma expulsão

O Sporting contestou a atuação do VAR do encontro frente ao FC Porto, João Pinheiro. Em causa estão dois penáltis por assinalar e um cartão vermelho por mostrar. Rúben Amorim já só pensa no próximo jogo …

Exclusividade dos médicos ao SNS "nunca irá passar do papel", diz ex-ministro da Saúde

O antigo ministro da Saúde Adalberto Campos Fernandes considera que a questão da exclusividade dos médicos ao SNS "nunca irá passar do papel". Em contexto da pandemia de covid-19, a saúde tem sido um tema bastante …

Rosto de Neandertal que viveu há mais de 50 mil anos foi reconstruído (e pode ser visto ao vivo)

Krijn, o primeiro Neandertal encontrado na Holanda, ganhou agora uma nova vida, depois de uma equipa ter reconstruído o seu rosto. Em 2009, o Museu Nacional de Antiguidades da Holanda apresentou um fragmento de crânio do …

Em julho, quase 20% das chamadas para o SNS24 ficaram por atender

A linha de SNS24 atendeu 736 mil chamadas em julho, mas ficaram por atender quase 20%. De acordo com o jornal Público, que divulga os dados do Portal do Serviço Nacional de Saúde, no mês de …