Centeno: “O país nunca esteve tão bem preparado para lidar com uma crise”

Manuel de Almeida / Lusa

O ministro das Finanças, Mário Centeno, garantiu, esta quarta-feira, que “o país nunca esteve tão bem preparado para lidar com uma crise como esta como hoje”.

“A economia portuguesa está a ser alvo de um choque externo com consequências graves”, começou por dizer Mário Centeno, numa conferência de imprensa transmitida via Twitter. “Temos contudo algumas certezas: tudo faremos para voltar à normalidade e o país nunca esteve tão bem preparado para lidar com uma crise”.

“As medidas tomadas ao longo dos últimos anos permitiram um reforço do SNS e permitiu-nos estar preparados para os desafios que se colocam“, disse, citado pelo Correio da Manhã.

Esta quarta-feira, soube-se também que a economia portuguesa registou um excedente de 0,2% no ano passado. Comparativamente com as outras economias da Europa ocidental, o ministro das Finanças garante que “a economia portuguesa era a que mais crescia”.

“O fecho das contas de 2019 confirma o bom desempenho da economia e das contas externas. A economia cresceu 2,9%, pelo quarto ano consecutivo acima da média da zona euro”, disse, citado pela Sábado.

Na sua ótica, isto “demonstra a dinâmica que a economia portuguesa tinha e que foi agora abruptamente interrompida” pelo surto do novo coronavírus. Centeno reconhece ainda que a pandemia de Covid-19 terá “consequências graves”, não só em Portugal, mas em todo o mundo.

Mário Centeno respondeu às perguntas dos jornalistas através de videoconferência.

Neste panorama de crise iminente, o também presidente do Eurogrupo prevê uma “queda acentuada da atividade económica no segundo trimestre do ano”, que se deverá prolongar até ao fim de 2020.

O boletim divulgado pela Direção Geral de Saúde (DGS) nesta quarta-feira dá nota de 2995 infetados, mais 633 casos relativamente a terça-feira. Um aumento de cerca de 27%, com o norte a manter-se na frente com o maior número de casos, com 1517, seguindo-se a zona de Lisboa com 992.

O número de mortes subiu de 22 para 43, com destaque para a zona norte, com 20 falecimentos. A zona centro tem 10 mortes e a zona de Lisboa tem 12.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Este tinha de vir numa altura destas puxar pelos galões. Fica-lhe mal, muito mal. Por ele até já se tinha ido embora. Queria ter saído com um superavit e agora ficará para a história como o ministro das finanças simultaneamente com o melhor superavit (e único, diga-se de passagem) e o pior défice da economia portuguesa.
    E não se foi embora por falta de vontade. Foi pressionado “publicamente” pelo Presidente da República. Perante isso seria considerado mais um traidor da pátria se desertasse.
    Mas a sua essência está demonstrada. No período atual ter de vir mostrar trabalho para no fundo dizer que o que aí vem (o pior défice da história) já não se deve a ele… enfim…
    É que convém também recordar que o anterior superavit também não se deve a ele! Deve-se à conjuntura internacional que foi muito favorável.

  2. O Dr Centeno
    Deve pensar que os tuga são todos analfabetos, como no tempo de Salazar ?!…
    Sim_ sabemos como o Snrs costumam estar preparados para enffrentar as crises – com o dinheiro dos outros !… e mais dívida dão BCE … que os tuga vão ter que pagar mais cedo ou mais tarde … depois da crise sanitária virá a crise econômica pior do que 2008
    Não estamos a dormir Snr Centeno !…
    Cumprimentos

  3. Pois é senhor Centeno, agora é que está na hora de demonstrar o que vale, é que herdar uma casa arrumada e continuar a geri-la é uma coisa, encontrá-la desarrumada ou impedir que outros a venham desarrumar é que já exige mais esforço e inteligência, que bela oportunidade tem agora de provar o que vale!.

  4. Este gajo é um gabarola de 1ª água. Deu cabo do SNS por desinvestimento e tem a lata de dizer que o deixou em boa situação !

RESPONDER

Rara cobra de duas cabeças e dois cérebros independentes encontrada na Florida

Uma rara cobra com duas cabeças e dois cérebros independentes foi resgatada no estado norte-americano da Florida por uma equipa de especialistas do organização Florida Fish and Wildlife Conservation Commission. Na rede social Facebook, a organização, …

Benfica 2-0 Belenenses SAD | Darwinismo rende arranque histórico

O Benfica cumpriu e venceu o Belenenses SAD por 2-0, no Estádio da Luz, na partida que encerrou a quinta jornada da Liga NOS. Foi o quinto triunfo benfiquista no campeonato em cinco partidas, o …

Uma tarefa doméstica está a poluir sorrateiramente o ambiente

O que vestimos e como lavamos as nossas roupas influencia o número de microfibras sintéticas que libertamos no meio ambiente. Há uma tarefa doméstica a poluir sorrateiramente o ambiente. Um novo artigo científico, publicado na PLOS …

A companhia aérea que faliu devido à covid-19 está de volta

A pandemia de covid-19 foi traiçoeira para muitas empresas. A Flybe, uma das primeiras vítimas, está agora a ressuscitar - e pode voltar a rasgar os céus já no próximo ano. A economia mundial foi muito …

Dormir bem antes de tomar a vacina da gripe pode ajudar a aumentar a sua eficácia

Segundo os especialistas, uma boa noite de sono pode mesmo ajudar a aumentar a eficácia da vacina da gripe, que neste ano ganha particular relevância em plena pandemia de covid-19. De acordo com Matthew Walker, autor …

Há um petroleiro abandonado há mais de uma década nas Caraíbas (e é uma "bomba-relógio")

Um navio de armazenamento de petróleo venezuelano está ancorado no Golfo de Paria, um trecho de mar fechado entre a Venezuela e a ilha de Trinidad, há mais de uma década. Antes de os Estados Unidos …

Portugal deve bater recorde de doentes em cuidados intensivos ainda esta semana

Portugal deverá ultrapassar, esta quarta-feira, o recorde de doentes em unidades de cuidados intensivos, alertou a ministra da Saúde, Marta Temido, em conferência de imprensa sobre a capacidade do Serviço Nacional de Saúde para combater …

A Budapest Eye foi restaurante por um dia (e com estrela Michelin)

Um restaurante com estrela Michelin em Budapeste, na Hungria, ofereceu aos clientes uma experiência gastronómica na famosa roda gigante Budapest Eye. Atraiçoado pela queda de faturação após o desaparecimento de turistas estrangeiros, o restaurante Costes, premiado …

Antigo ministro da Saúde Leal da Costa admite novo estado de emergência

O antigo ministro da Saúde Fernando Leal da Costa defendeu hoje que em algum momento deve ser decretado de novo o estado de emergência, para que o Governo possa tomar medidas na luta contra a …

Marcelo promulga uso obrigatório de máscara na rua por 70 dias

O Presidente da República promulgou esta segunda-feira o decreto da Assembleia da República que determina o uso obrigatório de máscara na rua, por um período de 70 dias, sempre que não seja possível cumprir o …