Centeno: “O país nunca esteve tão bem preparado para lidar com uma crise”

Manuel de Almeida / Lusa

O ministro das Finanças, Mário Centeno, garantiu, esta quarta-feira, que “o país nunca esteve tão bem preparado para lidar com uma crise como esta como hoje”.

“A economia portuguesa está a ser alvo de um choque externo com consequências graves”, começou por dizer Mário Centeno, numa conferência de imprensa transmitida via Twitter. “Temos contudo algumas certezas: tudo faremos para voltar à normalidade e o país nunca esteve tão bem preparado para lidar com uma crise”.

“As medidas tomadas ao longo dos últimos anos permitiram um reforço do SNS e permitiu-nos estar preparados para os desafios que se colocam“, disse, citado pelo Correio da Manhã.

Esta quarta-feira, soube-se também que a economia portuguesa registou um excedente de 0,2% no ano passado. Comparativamente com as outras economias da Europa ocidental, o ministro das Finanças garante que “a economia portuguesa era a que mais crescia”.

“O fecho das contas de 2019 confirma o bom desempenho da economia e das contas externas. A economia cresceu 2,9%, pelo quarto ano consecutivo acima da média da zona euro”, disse, citado pela Sábado.

Na sua ótica, isto “demonstra a dinâmica que a economia portuguesa tinha e que foi agora abruptamente interrompida” pelo surto do novo coronavírus. Centeno reconhece ainda que a pandemia de Covid-19 terá “consequências graves”, não só em Portugal, mas em todo o mundo.

Mário Centeno respondeu às perguntas dos jornalistas através de videoconferência.

Neste panorama de crise iminente, o também presidente do Eurogrupo prevê uma “queda acentuada da atividade económica no segundo trimestre do ano”, que se deverá prolongar até ao fim de 2020.

O boletim divulgado pela Direção Geral de Saúde (DGS) nesta quarta-feira dá nota de 2995 infetados, mais 633 casos relativamente a terça-feira. Um aumento de cerca de 27%, com o norte a manter-se na frente com o maior número de casos, com 1517, seguindo-se a zona de Lisboa com 992.

O número de mortes subiu de 22 para 43, com destaque para a zona norte, com 20 falecimentos. A zona centro tem 10 mortes e a zona de Lisboa tem 12.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Este tinha de vir numa altura destas puxar pelos galões. Fica-lhe mal, muito mal. Por ele até já se tinha ido embora. Queria ter saído com um superavit e agora ficará para a história como o ministro das finanças simultaneamente com o melhor superavit (e único, diga-se de passagem) e o pior défice da economia portuguesa.
    E não se foi embora por falta de vontade. Foi pressionado “publicamente” pelo Presidente da República. Perante isso seria considerado mais um traidor da pátria se desertasse.
    Mas a sua essência está demonstrada. No período atual ter de vir mostrar trabalho para no fundo dizer que o que aí vem (o pior défice da história) já não se deve a ele… enfim…
    É que convém também recordar que o anterior superavit também não se deve a ele! Deve-se à conjuntura internacional que foi muito favorável.

  2. O Dr Centeno
    Deve pensar que os tuga são todos analfabetos, como no tempo de Salazar ?!…
    Sim_ sabemos como o Snrs costumam estar preparados para enffrentar as crises – com o dinheiro dos outros !… e mais dívida dão BCE … que os tuga vão ter que pagar mais cedo ou mais tarde … depois da crise sanitária virá a crise econômica pior do que 2008
    Não estamos a dormir Snr Centeno !…
    Cumprimentos

  3. Pois é senhor Centeno, agora é que está na hora de demonstrar o que vale, é que herdar uma casa arrumada e continuar a geri-la é uma coisa, encontrá-la desarrumada ou impedir que outros a venham desarrumar é que já exige mais esforço e inteligência, que bela oportunidade tem agora de provar o que vale!.

  4. Este gajo é um gabarola de 1ª água. Deu cabo do SNS por desinvestimento e tem a lata de dizer que o deixou em boa situação !

RESPONDER

Nicotina contribui para cancro do pulmão formar metástases no cérebro

A nicotina, uma substância não carcinogénica presente no tabaco, contribui para que o cancro no pulmão se dissemine no cérebro, formando metástases, concluiu um estudo publicado na revista Journal of Experimental Medicine. Uma equipa de investigadores …

Nas montanhas suíças, há quartos de hotel sem paredes nem teto

Dois artistas concetuais suíços criaram sete "quartos de hotel" ao ar livre, sem paredes nem teto, mas com vistas para as montanhas da Suíça e de Liechtenstein. A dupla suíça, os irmãos gémeos Frank e Patrik …

Risco de segunda vaga de covid-19 é alto em França

Um estudo publicado esta sexta-feira revela que a chamada "imunidade de grupo" está longe de ser alcançada em França. O risco de uma segunda vaga de covid-19 em França é "extremamente elevado", de acordo com um …

Desvendado mistério das cartas censuradas entre a rainha Maria Antonieta e o seu suposto amante

A natureza da relação entre a rainha Maria Antonieta e o conde sueco Axel de Fersen continua a intrigar os historiadores há mais de um século. Eram realmente amantes? Agora, graças a uma nova análise …

Ministra do Madagáscar afastada por querer gastar 1,8 milhões em rebuçados para disfarçar sabor de "Covid-Organics"

A ministra da Educação do Madagáscar foi destituída esta quinta-feira, depois de ter proposto gastar 1,8 milhões de euros em rebuçados, para distribuir em escolas e atenuar o sabor de uma infusão para a covid-19. A …

Santa Clara 3-2 SC Braga | Açorianos estreiam-se na nova casa com vitória sobre os minhotos

O Santa Clara venceu hoje o Sporting de Braga por 3-2, em jogo da 25.ª jornada da I Liga de futebol em que se assinalou também a estreia da Cidade do Futebol como palco de …

O maior e mais antigo monumento Maia já conhecido foi descoberto no México

O maior e mais antigo monumento já conhecido construído pela civilização Maia, batizado como Aguada Fénix, foi encontrado no sudeste do México. De acordo com o site New Scientist, o Aguada Fénix é uma enorme …

Twitter bloqueia vídeo de campanha de Donald Trump com tributo a George Floyd

O Twitter bloqueou um vídeo de tributo a George Floyd feito pela campanha de reeleição do Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. A rede social colocou um rótulo no vídeo da página da conta @TeamTrump, dizendo …

Depois da covid-19, poder haver uma outra doença respiratória à nossa espera

Com o desconfinamento, vamos gradualmente regressando ao normal, mas agora possivelmente com um novo inimigo. A doença dos legionários pode estar escondida nos edifícios que deixamos para trás. Surtos globais de coronavírus forçaram o encerramento de …

Apple está a seguir iPhones roubados das lojas durante os protestos nos EUA

Os iPhones que têm sido roubados das lojas da Apple durante os protestos contra a violência policial, nos Estados Unidos, foram desativados e estão a ser seguidos pela empresa. De acordo com a revista Newsweek, as …