Centeno: “O país nunca esteve tão bem preparado para lidar com uma crise”

Manuel de Almeida / Lusa

O ministro das Finanças, Mário Centeno, garantiu, esta quarta-feira, que “o país nunca esteve tão bem preparado para lidar com uma crise como esta como hoje”.

“A economia portuguesa está a ser alvo de um choque externo com consequências graves”, começou por dizer Mário Centeno, numa conferência de imprensa transmitida via Twitter. “Temos contudo algumas certezas: tudo faremos para voltar à normalidade e o país nunca esteve tão bem preparado para lidar com uma crise”.

“As medidas tomadas ao longo dos últimos anos permitiram um reforço do SNS e permitiu-nos estar preparados para os desafios que se colocam“, disse, citado pelo Correio da Manhã.

Esta quarta-feira, soube-se também que a economia portuguesa registou um excedente de 0,2% no ano passado. Comparativamente com as outras economias da Europa ocidental, o ministro das Finanças garante que “a economia portuguesa era a que mais crescia”.

“O fecho das contas de 2019 confirma o bom desempenho da economia e das contas externas. A economia cresceu 2,9%, pelo quarto ano consecutivo acima da média da zona euro”, disse, citado pela Sábado.

Na sua ótica, isto “demonstra a dinâmica que a economia portuguesa tinha e que foi agora abruptamente interrompida” pelo surto do novo coronavírus. Centeno reconhece ainda que a pandemia de Covid-19 terá “consequências graves”, não só em Portugal, mas em todo o mundo.

Mário Centeno respondeu às perguntas dos jornalistas através de videoconferência.

Neste panorama de crise iminente, o também presidente do Eurogrupo prevê uma “queda acentuada da atividade económica no segundo trimestre do ano”, que se deverá prolongar até ao fim de 2020.

O boletim divulgado pela Direção Geral de Saúde (DGS) nesta quarta-feira dá nota de 2995 infetados, mais 633 casos relativamente a terça-feira. Um aumento de cerca de 27%, com o norte a manter-se na frente com o maior número de casos, com 1517, seguindo-se a zona de Lisboa com 992.

O número de mortes subiu de 22 para 43, com destaque para a zona norte, com 20 falecimentos. A zona centro tem 10 mortes e a zona de Lisboa tem 12.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Este tinha de vir numa altura destas puxar pelos galões. Fica-lhe mal, muito mal. Por ele até já se tinha ido embora. Queria ter saído com um superavit e agora ficará para a história como o ministro das finanças simultaneamente com o melhor superavit (e único, diga-se de passagem) e o pior défice da economia portuguesa.
    E não se foi embora por falta de vontade. Foi pressionado “publicamente” pelo Presidente da República. Perante isso seria considerado mais um traidor da pátria se desertasse.
    Mas a sua essência está demonstrada. No período atual ter de vir mostrar trabalho para no fundo dizer que o que aí vem (o pior défice da história) já não se deve a ele… enfim…
    É que convém também recordar que o anterior superavit também não se deve a ele! Deve-se à conjuntura internacional que foi muito favorável.

  2. O Dr Centeno
    Deve pensar que os tuga são todos analfabetos, como no tempo de Salazar ?!…
    Sim_ sabemos como o Snrs costumam estar preparados para enffrentar as crises – com o dinheiro dos outros !… e mais dívida dão BCE … que os tuga vão ter que pagar mais cedo ou mais tarde … depois da crise sanitária virá a crise econômica pior do que 2008
    Não estamos a dormir Snr Centeno !…
    Cumprimentos

  3. Pois é senhor Centeno, agora é que está na hora de demonstrar o que vale, é que herdar uma casa arrumada e continuar a geri-la é uma coisa, encontrá-la desarrumada ou impedir que outros a venham desarrumar é que já exige mais esforço e inteligência, que bela oportunidade tem agora de provar o que vale!.

  4. Este gajo é um gabarola de 1ª água. Deu cabo do SNS por desinvestimento e tem a lata de dizer que o deixou em boa situação !

RESPONDER

Pessoas que enfrentam bem a manhã são mais saudáveis (e trabalham melhor)

Vários estudos têm demonstrado que algumas pessoas enfrentam as manhãs de forma naturalmente melhor, o que faz com que tenham um conjunto de diferenças cerebrais que as tornam mais felizes quando acordam. Por outro lado, as …

Cavalos, elefantes e peixes. Circo alemão substitui animais por hologramas gigantes

Após muitas críticas e polémicas à volta do uso de animais em circos, o Circo Roncalli decidiu substituí-los por hologramas, tornando-se o pioneiro nesta abordagem futurista. Os circos têm uma história polémica devido ao facto de …

FC Porto 2-3 SC Braga | Vitória no Dragão leva Braga à final da Taça

O Sporting de Braga venceu hoje o FC Porto por 3-2, em jogo da segunda mão da meia-final da Taça da Portugal de futebol, e garantiu um lugar na final da competição. Depois do empate (1-1) …

Mona Lisa: a cadeira escondida que transforma o significado da obra de Da Vinci

O quadro da autoria de Leonardo Da Vinci é a obra de arte mais famosa do mundo. Contudo, há um detalhe que tem passado despercebido: a cadeira onde a misteriosa mulher está sentada. Escondida, mas …

"Projeto Xueliang". O plano chinês para fiscalizar 100% do espaço público

O "Projeto Xueliang" da China tem como objetivo fiscalizar a totalidade do espaço público, transformando vizinhos em agentes de vigilância do Estado. Em 2016, o município de Pingyi, localizado sete horas a norte de Shangai, tinha …

Há quem tome medicamento para cavalos para tratar covid-19, podendo envenenar-se acidentalmente

A pandemia de covid-19 gerou uma série de desinformações, algumas levando as pessoas a tomar medicamentos não prescritos para tratamento da doença, colocando em risco a sua saúde. Quando a cloroquina, medicamento para tratar a malária, …

Parece o "Batmóvel", é movido a energia solar e pode ser produzido em massa

A Aptera Motors está a preparar-se para lançar o primeiro automóvel movido a energia solar a ser produzido em massa até ao final do ano. A Aptera Motors, uma empresa norte-americana, apresentou recentemente o primeiro carro …

George Floyd. Minneapolis ia contratar influencers para combater desinformação durante julgamento de Derek Chauvin

A cidade de Minneapolis, nos Estados Unidos, planeava contratar seis influencers para ajudar a partilhar informações durante o julgamento de Derek Chauvin, o ex-polícia acusado de assassinar George Floyd. De acordo com a CNN, o plano …

Imagens revelam que a Coreia do Norte oculta local onde armazena armas nucleares. EUA planeiam agir

As imagens de satélite mostram que a Coreia do Norte tomou medidas para ocultar uma instalação, que as agências de inteligência dos EUA acreditam estar a ser usada para armazenar armas nucleares. A situação fez …

Antigo primeiro-ministro italiano Matteo Renzi recebeu envelope com duas balas

O antigo chefe do governo italiano Matteo Renzi recebeu, esta quarta-feira, um envelope com duas balas no interior, uma ameaça imediatamente denunciada por toda a classe política. O envelope foi entregue diretamente na sede do Senado, …