Centeno: “O país nunca esteve tão bem preparado para lidar com uma crise”

Manuel de Almeida / Lusa

O ministro das Finanças, Mário Centeno, garantiu, esta quarta-feira, que “o país nunca esteve tão bem preparado para lidar com uma crise como esta como hoje”.

“A economia portuguesa está a ser alvo de um choque externo com consequências graves”, começou por dizer Mário Centeno, numa conferência de imprensa transmitida via Twitter. “Temos contudo algumas certezas: tudo faremos para voltar à normalidade e o país nunca esteve tão bem preparado para lidar com uma crise”.

“As medidas tomadas ao longo dos últimos anos permitiram um reforço do SNS e permitiu-nos estar preparados para os desafios que se colocam“, disse, citado pelo Correio da Manhã.

Esta quarta-feira, soube-se também que a economia portuguesa registou um excedente de 0,2% no ano passado. Comparativamente com as outras economias da Europa ocidental, o ministro das Finanças garante que “a economia portuguesa era a que mais crescia”.

“O fecho das contas de 2019 confirma o bom desempenho da economia e das contas externas. A economia cresceu 2,9%, pelo quarto ano consecutivo acima da média da zona euro”, disse, citado pela Sábado.

Na sua ótica, isto “demonstra a dinâmica que a economia portuguesa tinha e que foi agora abruptamente interrompida” pelo surto do novo coronavírus. Centeno reconhece ainda que a pandemia de Covid-19 terá “consequências graves”, não só em Portugal, mas em todo o mundo.

Mário Centeno respondeu às perguntas dos jornalistas através de videoconferência.

Neste panorama de crise iminente, o também presidente do Eurogrupo prevê uma “queda acentuada da atividade económica no segundo trimestre do ano”, que se deverá prolongar até ao fim de 2020.

O boletim divulgado pela Direção Geral de Saúde (DGS) nesta quarta-feira dá nota de 2995 infetados, mais 633 casos relativamente a terça-feira. Um aumento de cerca de 27%, com o norte a manter-se na frente com o maior número de casos, com 1517, seguindo-se a zona de Lisboa com 992.

O número de mortes subiu de 22 para 43, com destaque para a zona norte, com 20 falecimentos. A zona centro tem 10 mortes e a zona de Lisboa tem 12.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Este tinha de vir numa altura destas puxar pelos galões. Fica-lhe mal, muito mal. Por ele até já se tinha ido embora. Queria ter saído com um superavit e agora ficará para a história como o ministro das finanças simultaneamente com o melhor superavit (e único, diga-se de passagem) e o pior défice da economia portuguesa.
    E não se foi embora por falta de vontade. Foi pressionado “publicamente” pelo Presidente da República. Perante isso seria considerado mais um traidor da pátria se desertasse.
    Mas a sua essência está demonstrada. No período atual ter de vir mostrar trabalho para no fundo dizer que o que aí vem (o pior défice da história) já não se deve a ele… enfim…
    É que convém também recordar que o anterior superavit também não se deve a ele! Deve-se à conjuntura internacional que foi muito favorável.

  2. O Dr Centeno
    Deve pensar que os tuga são todos analfabetos, como no tempo de Salazar ?!…
    Sim_ sabemos como o Snrs costumam estar preparados para enffrentar as crises – com o dinheiro dos outros !… e mais dívida dão BCE … que os tuga vão ter que pagar mais cedo ou mais tarde … depois da crise sanitária virá a crise econômica pior do que 2008
    Não estamos a dormir Snr Centeno !…
    Cumprimentos

  3. Pois é senhor Centeno, agora é que está na hora de demonstrar o que vale, é que herdar uma casa arrumada e continuar a geri-la é uma coisa, encontrá-la desarrumada ou impedir que outros a venham desarrumar é que já exige mais esforço e inteligência, que bela oportunidade tem agora de provar o que vale!.

  4. Este gajo é um gabarola de 1ª água. Deu cabo do SNS por desinvestimento e tem a lata de dizer que o deixou em boa situação !

RESPONDER

Pandemia deixa passaporte português mais "forte". É o sexto mais poderoso do mundo

A pandemia desencadeada pelo novo coronavírus oriundo da China (covid-19) tornou o passaporte português mais forte. O documento português subiu uma posição no ranking da Henley Passport Index, estando agora o documento na sexta posição dos …

SAD do Leixões avança para lay-off

A SAD do Leixões propôs ao plantel "que nos próximos três meses, abril incluído, pagaria metade do salário em cada mês, valores que seriam repostos ao longo do trimestre que se seguiria". O plantel do Leixões, …

Rui Pinto colocado em prisão domiciliária

O hacker Rui Pinto, criador do Football Leaks e autor das revelações do caso Luanda Leaks, foi colocado em prisão domiciliária esta quarta-feira. Rui Pinto, que estava em prisão preventiva desde 22 de março de 2019, …

Detidas 33 pessoas desde a renovação do estado de emergência

A PSP e a GNR detiveram, até terça-feira, 33 pessoas pelo crime de desobediência desde 3 de abril, totalizando 141 as detenções feitas desde o início do estado de emergência, indicou o Ministério da Administração …

Bruxelas disponibiliza 300 milhões de euros a pequenas e médias empresas para alavancar investimentos

O programa "Escalar" disponibiliza 300 milhões de euros, através do Fundo Europeu de Investimento, para apoiar investimentos de pequenas e médias empresas "promissoras" que queiram crescer. A Comissão Europeia anunciou que vai disponibilizar 300 milhões de …

Maçonaria cancela eleições e proíbe rituais em sessões virtuais

A pandemia de Covid-19 levou o Grão Mestre do Grande Oriente Lusitano, Fernando Lima, a principal obediência maçónica em Portugal, a cancelar as eleições e a proibir os encontros com rituais maçónicos 'online', visto que …

Mourinho quebra regras e assume que errou ao ir treinar com Ndombele

Fotografias e vídeos divulgados nas redes sociais mostram José Mourinho e os jogadores do Tottenham a treinar juntos e a violar as regras de segurança impostas devido ao surto do novo coronavírus. O Tottenham, treinado por …

Rússia bate recordes de infeções diárias. Em Itália, o número de mortes voltou a diminuir

Há três dias consecutivas que o número de novos casos bate recordes de crescimento na Rússia. Já em Itália, o número de mortes voltou a diminuir esta quarta-feira. Pelo terceiro dia consecutivo, o crescimento de número …

Governo prepara apoios aos media "à medida das televisões"

O Governo está a preparar medidas de apoio aos meios de comunicação social, gravemente afetados pela crise causada pela pandemia de Covid-19. Contudo, como considerou o administrador da Global Media Group, Afonso Camões, citado pelo Dinheiro Vivo, tudo …

Archewell. Harry e Meghan registam a sua nova marca

O príncipe Harry e Meghan Markle registaram a sua nova marca, uma fundação sem fins lucrativos chamada Archewell. De acordo com o jornal britânico The Guardian, que cita registos datados de 3 de março, a marca …