Há 633 novos casos. Mortes sobem para 43 e são maioritariamente a norte e homens

Angelo Carconi / EPA

O número de infectados com Covid-19 em Portugal ascende já a 2995, com o aparecimento de 633 novos casos, o que constitui um aumento de cerca de 27% relativamente à véspera. O número de mortes subiu de 22 para 43, registando-se o mesmo número de 22 recuperados.

O boletim divulgado pela Direcção Geral de Saúde (DGS) nesta quarta-feira dá nota de 2995 infectados, mais 633 casos relativamente a terça-feira. Um aumento de cerca de 27%, com o norte a manter-se na frente com o maior número de casos, com 1517, seguindo-se a zona de Lisboa com 992.

O número de mortes subiu de 22 para 43, com destaque para a zona norte, com 20 falecimentos. A zona centro tem 10 mortes e a zona de Lisboa tem 12.

Entre as pessoas falecidas, 30 eram homens, 13 dos quais com mais de 80 anos, 14 com idades entre 60 e 79, e 3 com idades entre 50 e 59 anos. Uma das mulheres falecidas tinha entre 50 e 59 anos e as restantes mais de 80 anos (12).

Os pacientes recuperados continuam a ser 22, sendo maioritariamente da zona de Lisboa.

Entre os infectados, 276 pessoas estão internadas, das quais 61 em Unidades de Cuidados Intensivos.

Enfermeira do IPO infectada trabalhou uma semana com sintomas

Uma enfermeira-chefe do serviço de análises do IPO (Instituto Português de Oncologia) do Porto está entre os infectados com coronavírus. A mulher esteve a trabalhar durante cerca de uma semana, apesar de apresentar sintomas como febre e dificuldades respiratórias que são associados à Covid-19.

O presidente do Conselho de Administração do IPO do Porto, Rui Henrique, confirmou à TSF que a enfermeira é um caso positivo de coronavírus. Ela terá desvalorizado os sintomas que apresentava, considerando que era uma mera constipação, e continuou a trabalhar.

“É uma enfermeira com posições de gestão e que não está a prestar cuidados directos aos pacientes”, refere Rui Henrique, salientando que os profissionais que “contactaram com ela” foram analisados. “Se houvesse doentes potencialmente envolvidos, teríamos exactamente o mesmo procedimento”, frisa.

Há outra enfermeira do serviço de análises do IPO infectada e ainda o caso de uma outra enfermeira com um resultado positivo, noutro serviço, que deixou toda a equipa do Bloco central do hospital de quarentena.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

ASAE abre processos crime por preços de álcool, luvas e máscaras inflacionados em 400%

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) abriu nove processos crime após encontrar situações em que os preços praticados de álcool, luvas e máscaras estavam inflacionados em 300% ou 400%. Estes são produtos maioritariamente usados …

Animais terrestres começaram a morrer muito antes da vida marinha no Permiano

Uma equipa internacional de geólogos e paleobiólogos descobriu evidências que poderão redefinir a linha do tempo estabelecida quando a vida começou a desaparecer na extinção do Permiano-Triássico. Há cerca de 252 milhões de anos, a grande …

Num clima de incerteza, Orçamento do Estado entra em vigor

O Orçamento do Estado para 2020 (OE2020) entra em vigor esta quarta-feira, depois de ter sido publicado ontem em Diário da República.  O documento foi promulgado, a 23 de março, pelo Presidente da República, depois de ter …

DGS admite 9.500 infetados, pico pode já ter ocorrido e Costa não descarta reabertura gradual das escolas

Na terça-feira, decorreu uma reunião à porta fechada que juntou o núcleo de especialistas da Direção-Geral de Saúde e do Instituto Ricardo Jorge com a elite política e os parceiros sociais. Alguns ficaram "otimistas", outros …

Os seus dentes podem contar a história da sua vida

Um novo estudo mostrou a forma como os nossos dentes podem ter sinais de eventos de vida e do nosso estilo de vida, desde o nascimento e dieta até tempos difíceis e a menopausa. A investigação …

Não há pautas. Notas do 2.º período vão ser enviadas diretamente aos alunos

As notas do 2.º período vão ser comunicadas diretamente aos alunos para salvaguardar a proteção de dados, uma vez que não se podem deslocar às escolas para consultar as pautas. O anúncio foi feito esta terça-feira …

“Terrorismo e pirataria”. Maduro acusa navio cruzeiro português de afundar barco da Marinha da Venezuela

O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, acusou o cruzeiro de bandeira portuguesa "Resolute" de ter realizado um ato de "terrorismo e pirataria" contra um barco da Marinha venezuelana que se afundou segunda-feira, após colidirem. Nicolás Maduro …

O tratamento para a covid-19 pode já existir em medicamentos antigos

O tratamento para a covid-19 pode já existir em medicamentos antigos usados para outras doenças. Os cientistas estão a usar partes do coronavírus para encontrá-los. Um pouco por todo o mundo, equipas de investigadores estão já …

Cientistas procuraram matéria escura na Via Láctea, mas só encontraram o vazio

Uma análise dos dados brutos da Via Láctea colhidos ao longo de 20 anos pelo telescópio espacial de raios-X XMM-Newton fez com que uma das principais hipóteses de matéria escura fosse descartada. Três jovens físicos dos …

Urina de astronautas pode ser usada na construção de bases lunares

Os módulos que as principais agências espaciais desejam erguer na Lua podem incorporar um elemento cujo contributo pode ser dado pelos próprios colonizadores humanos: a ureia, uma substância presente na urina. As agências espaciais já manifestaram …