Há 633 novos casos. Mortes sobem para 43 e são maioritariamente a norte e homens

Angelo Carconi / EPA

O número de infectados com Covid-19 em Portugal ascende já a 2995, com o aparecimento de 633 novos casos, o que constitui um aumento de cerca de 27% relativamente à véspera. O número de mortes subiu de 22 para 43, registando-se o mesmo número de 22 recuperados.

O boletim divulgado pela Direcção Geral de Saúde (DGS) nesta quarta-feira dá nota de 2995 infectados, mais 633 casos relativamente a terça-feira. Um aumento de cerca de 27%, com o norte a manter-se na frente com o maior número de casos, com 1517, seguindo-se a zona de Lisboa com 992.

O número de mortes subiu de 22 para 43, com destaque para a zona norte, com 20 falecimentos. A zona centro tem 10 mortes e a zona de Lisboa tem 12.

Entre as pessoas falecidas, 30 eram homens, 13 dos quais com mais de 80 anos, 14 com idades entre 60 e 79, e 3 com idades entre 50 e 59 anos. Uma das mulheres falecidas tinha entre 50 e 59 anos e as restantes mais de 80 anos (12).

Os pacientes recuperados continuam a ser 22, sendo maioritariamente da zona de Lisboa.

Entre os infectados, 276 pessoas estão internadas, das quais 61 em Unidades de Cuidados Intensivos.

Enfermeira do IPO infectada trabalhou uma semana com sintomas

Uma enfermeira-chefe do serviço de análises do IPO (Instituto Português de Oncologia) do Porto está entre os infectados com coronavírus. A mulher esteve a trabalhar durante cerca de uma semana, apesar de apresentar sintomas como febre e dificuldades respiratórias que são associados à Covid-19.

O presidente do Conselho de Administração do IPO do Porto, Rui Henrique, confirmou à TSF que a enfermeira é um caso positivo de coronavírus. Ela terá desvalorizado os sintomas que apresentava, considerando que era uma mera constipação, e continuou a trabalhar.

“É uma enfermeira com posições de gestão e que não está a prestar cuidados directos aos pacientes”, refere Rui Henrique, salientando que os profissionais que “contactaram com ela” foram analisados. “Se houvesse doentes potencialmente envolvidos, teríamos exactamente o mesmo procedimento”, frisa.

Há outra enfermeira do serviço de análises do IPO infectada e ainda o caso de uma outra enfermeira com um resultado positivo, noutro serviço, que deixou toda a equipa do Bloco central do hospital de quarentena.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Novo Banco. "Não era um banco bom, foi preciso fazer dele um bom banco", diz Centeno

O governador do Banco de Portugal, Mário Centeno, afirmou esta terça-feira que o Novo Banco “não era um banco bom” e “foi preciso fazer dele um bom banco”, recordando o “legado do BES” que marca …

Ensino superior com vagas especiais para lusodescendentes

O Governo alargou o contingente especial de acesso ao ensino superior dirigido a emigrantes e seus familiares permitindo que, no próximo ano letivo, se possam candidatar todos os lusodescendentes, de nacionalidade portuguesa e residentes no …

Países admitem criação de lotaria europeia do património

A ministra portuguesa da Cultura, Graça Fonseca, disse esta terça-feira que os Estados-membros da União Europeia (UE) admitem a criação de uma lotaria europeia do património, como a que arranca hoje em Portugal, para angariar …

Costa pede fim dos ataques de Israel a enclaves palestinianos

O primeiro-ministro, António Costa, defendeu hoje o fim dos ataques de Israel aos enclaves palestinianos na Cisjordânia e na Faixa de Gaza, para que se possa regressar a um caminho em que “a paz seja …

Taxa de vacinação completa no distrito de Bragança superior à média nacional

A taxa de vacinação completa contra a covid-19 no distrito de Bragança é superior à média nacional, com 19,3% da população com duas doses, enquanto no país o valor é de 13,5%, segundo dados oficiais. A …

Praias. Regras mais apertadas e multas já a partir de amanhã

A partir desta quarta-feira, entra em vigor o decreto de lei que regula o acesso, a ocupação e a utilização das praias no contexto da pandemia. Quem não cumprir as regras está sujeito a coimas …

Guimarães deixa de pagar a taxa do lixo na fatura da água

Guimarães vai alargar o sistema de recolha de lixo "Pay-as-you-throw", em que o utilizador só paga o lixo que produz. O sistema de recolha de lixo em que o utilizador só paga o que produz vai …

Fundo de Resolução informará Governo nos próximos dias sobre valor da injeção

O presidente do Fundo de Resolução antecipou esta terça-feira que "nos próximos dias" conta informar o Governo sobre o valor que a instituição considera que o Novo Banco deve receber em relação a 2020. Luís Máximo …

Portugal "lutará até ao último minuto" pelo pacto migratório, diz Santos Silva

A presidência portuguesa do Conselho "lutará até ao último minuto do seu mandato" por um acordo sobre o Pacto para as Migrações e Asilo proposto pela Comissão Europeia, garantiu esta terça-feira no Parlamento Europeu o …

"Lei errada" permitiu a municípios travarem "infraestrutura de importância nacional"

O ministro das Infraestruturas reiterou, esta terça-feira, que os municípios que seriam afetados pelo aeroporto do Montijo "travaram novamente uma infraestrutura de importância nacional", devido a uma "lei errada", que já devia ter sido alterada. "Os …