CDS defende vacinação de todos os bombeiros. Taxistas querem ser prioritários

O presidente do CDS-PP defendeu nesta segunda-feira a vacinação de todos os bombeiros e acusou o Governo de “passar a bola para o lado dos comandantes das corporações”, obrigando-os a escolher 50% dos profissionais a vacinar na primeira fase.

“Os bombeiros já deviam ter sido inseridos na primeira fase do plano de vacinação, porque estão altamente expostos a infecções, nomeadamente, através do transporte de doentes com covid-19 e isso não aconteceu. O Governo preferiu passar a bola para o lado dos comandantes das corporações, obrigando-os a escolher 50% dos profissionais que iriam ser vacinados nesta primeira fase”, afirmou Francisco Rodrigues dos Santos.

O líder do CDS, que falava aos jornalistas no final de uma visita aos Bombeiros Voluntários de Ponte de Lima, adiantou que “o primeiro critério de escolha” que o Governo apresentou aos comandantes das corporações foi “a intervenção em atividade pré-hospitalar”.

“Ora, neste caso, são rigorosamente todos os bombeiros”, afirmou, alertando que “o Governo não pode falhar a estes homens e a estas mulheres que tudo têm feito, com um esforço heróico para proteger os portugueses e salvar vidas”.

“Num país onde se vê que as sobras são utilizadas sem qualquer tipo de critério para o dono do café, para as pessoas mais próximas dos edifícios onde é feita a vacinação, entendemos que os nossos bombeiros devem ser tratados com dignidade e protegidos. Por isso, a vacinação tem de ser acelerada, não para 50%, mas para a totalidade dos corpos de bombeiros”, reforçou.

Francisco Rodrigues dos Santos disse que os bombeiros “têm sido um instrumento fundamental para vencer a pandemia” e por “estarem disponíveis em todas as acções de socorro e auxílio às populações para que esta pandemia não tenha contornos mais dramáticos”.

Questionado pelos jornalistas sobre a inoculação do primeiro-ministro esta segunda-feira, e anteriormente do Presidente da República, o líder do CDS disse serem duas figuras do Estado que “entram claramente” nas “exceções” defendidas pelo partido.

“Enquanto houver um idoso que não foi vacinado, um bombeiro que precise de ser administrada a vacina, um membro das Forças Armadas ou das forças de segurança, não faz sentido que todos os titulares de órgãos de soberania sejam vacinados, o que não significa dizer que os que estão mais expostos e que pertencem aos grupos de risco não tenham de ser vacinados para que a nossa democracia e os principais órgãos de soberania não paralisem”, argumentou.

Francisco Rodrigues dos Santos defendeu que “Portugal não pode dar um mau exemplo aos portugueses e deve priorizar, uma vez que as vacinas são um bem escasso, aqueles que mais precisam, nesta altura, serem colocados a salvo”.

“Acho que um exercício de responsabilidade e de exemplo ao país pede-se em primeiro lugar aos políticos e, por isso, devem ser muito excecionais os casos dos políticos que devem ser vacinados, libertando as doses de vacinas para os que estão na linha da frente, que estão mais expostos e correm mais riscos de morrer, caso sejam infetados”, reforçou.

Taxistas querem prioridade

A Associação Nacional dos Transportadores Rodoviários em Transporte Ligeiro (ANTRAL) defendeu esta segunda-feira junto da ministra da Saúde, Marta Temido, que os taxistas integrem uma campanha nacional de testagem e vacinação antes da população geral.

Em carta dirigida à titular da Saúde, a ANTRAL solicitou que esta “se digne considerar indicar estes profissionais para integrarem uma campanha nacional de submissão a testes à covid-19”.

Da mesma forma, solicitaram também “uma consideração especial dos profissionais no plano de vacinação, podendo antecipar-se a mesma antes da vacinação de natureza geral”.

Esta pretensão foi defendida com o facto de os dirigentes da ANTRAL se declararem convictos que a afetação dos taxistas “a uma atividade de funcionamento constante, e o contacto permanente com os utentes de todas as idades, e oriundos, também, de países estrangeiros”, os coloca em “uma escala de risco considerável”.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Encontrado cemitério perto do campo de concentração de Auschwitz

Um residente local descobriu cerca de 12 crânios humanos e vários ossos na margem do rio que atravessa a cidade vizinha de Oswiecim, perto de Auschwitz. As autoridades estão a investigar se os restos mortais …

Taiwan vai ter uma enfermaria hospitalar feita de lixo reciclado

O Hospital da Universidade Católica Fu Jen, em Taipei, capital de Taiwan, vai ter a primeira enfermaria hospitalar do mundo construída com materiais reciclados. Quando a pandemia da covid-19 apareceu, o arquiteto e engenheiro taiwanês Arthur Huang …

Turquia 0-3 Itália | Euro arranca com vitória italiana

A Itália, campeã europeia em 1968, venceu hoje a Turquia por 3-0, no encontro inaugural do Euro2020 de futebol, disputado no Estádio Olímpico de Roma, a contar para a primeira jornada do Grupo A. A 16.ª …

"Exército" de cabras ajuda a prevenir incêndios florestais na Califórnia

A Califórnia soltou um "exército" de cabras para mastigar arbustos e ervas demasiado grandes em todo o estado na esperança de reduzir o risco de incêndios florestais neste verão. Este tipo de vegetação inflamável contribui para …

Kim Jong-un perdeu peso (e isso pode ter consequências geopolíticas)

O líder norte-coreano parece ter perdido algum peso, o que já levou alguns analistas políticos a avançar com algumas teorias e possíveis consequências geopolíticas. Depois de não ser visto em público durante quase um mês, o …

Portugal Campeão Europeu em 2016

Campeões em 2016, ausentes do Euro 2020: onde estão esses 12 portugueses?

Mais de metade dos jogadores convocados por Fernando Santos para o histórico Europeu 2016 não vai estar nesta edição do torneio. Rui Patrício, Pepe, Raphaël Guerreiro, José Fonte, Cristiano Ronaldo, João Moutinho, Anthony Lopes, Danilo Pereira, …

Marrocos avisa a Europa que Ceuta “é uma cidade marroquina ocupada”

A Câmara dos Representantes de Marrocos condenou a moção aprovada pelo Parlamento Europeu (PE) a rejeitar a estratégia do Governo de Rabat na recente crise migratória em Ceuta e reforçou o estatuto do enclave espanhol …

Hong Kong vai censurar filmes em busca de “ameaças à segurança nacional”

As autoridades de Hong Kong vão começar a censurar todos os filmes nacionais e estrangeiros em busca de casos que possam ser interpretados como “violações da segurança nacional”, no mais recente exemplo do reforço do …

Reino Unido confirma que variante Delta é 60% mais transmissível

O Reino Unido registou 17 mortes e 8.125 casos de covid-19 nas últimas 24 horas, de acordo com os dados oficiais mais recentes, que hoje também confirmaram que a variante Delta é 60% mais transmissível. Um …

Médicos de Saúde Pública pedem "cautela" e alertam que a "pandemia ainda não acabou"

A Associação de Médicos de Saúde Pública apelou hoje à população para ter “algumas cautelas” em celebrações familiares e noutros contextos, lembrando que a vacina contra a covid-19 não é “100% eficaz” e que a …