/

Estudantes do último ano de Medicina vão ser vacinados contra a covid-19

Os estudantes do sexto ano do curso de Medicina vão ser vacinados contra a covid-19 em breve, anunciou, esta segunda-feira, o Conselho de Escolas Médicas.

Em declarações à rádio TSF, a presidente da Associação Nacional de Estudantes de Medicina, Catarina Dourado, disse que esta decisão vai abranger um universo de cerca de 1800 alunos, embora ainda não haja uma data específica para o início da vacinação.

Os estudantes sabem apenas que o processo “depende da logística e do número de vacinas existente em cada hospital” e que os dados dos alunos do sexto ano vão ser enviados “o mais brevemente possível”.

A representante congratulou-se com esta decisão, que já tinha sido pedida pelos estudantes junto da task-force responsável pelo plano de vacinação e dos grupos parlamentares, uma vez que estes alunos também estão a correr riscos todos os dias.

“Acaba por ser algo bastante importante para nós porque, sobretudo os estudantes do sexto ano, estão diariamente em ambiente clínico. (…) Continuamos em estágio e, portanto, expostos a um elevado risco de infeção”, declarou.

A presidente da associação acrescentou também que a medida deve ser estendida aos alunos dos quarto e quinto anos, que também passam tempo em ambiente clínico.

À rádio Observador, o bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, mostrou-se satisfeito com a decisão e disse que tudo indica que estes estudantes sejam vacinados através das escolas médicas.

Esta segunda-feira, também se soube que os estudantes de enfermagem em ensino clínico também serão incluídos nos grupos prioritários da vacinação. Foi essa a garantia deixada pelo coordenador da task-force numa reunião com a bastonária da Ordem dos Enfermeiros, Ana Rita Cavaco, e o vice-presidente, Luís Barreira, segundo avançou o semanário Expresso.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.