Estudantes do último ano de Medicina vão ser vacinados contra a covid-19

Os estudantes do sexto ano do curso de Medicina vão ser vacinados contra a covid-19 em breve, anunciou, esta segunda-feira, o Conselho de Escolas Médicas.

Em declarações à rádio TSF, a presidente da Associação Nacional de Estudantes de Medicina, Catarina Dourado, disse que esta decisão vai abranger um universo de cerca de 1800 alunos, embora ainda não haja uma data específica para o início da vacinação.

Os estudantes sabem apenas que o processo “depende da logística e do número de vacinas existente em cada hospital” e que os dados dos alunos do sexto ano vão ser enviados “o mais brevemente possível”.

A representante congratulou-se com esta decisão, que já tinha sido pedida pelos estudantes junto da task-force responsável pelo plano de vacinação e dos grupos parlamentares, uma vez que estes alunos também estão a correr riscos todos os dias.

“Acaba por ser algo bastante importante para nós porque, sobretudo os estudantes do sexto ano, estão diariamente em ambiente clínico. (…) Continuamos em estágio e, portanto, expostos a um elevado risco de infeção”, declarou.

A presidente da associação acrescentou também que a medida deve ser estendida aos alunos dos quarto e quinto anos, que também passam tempo em ambiente clínico.

À rádio Observador, o bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, mostrou-se satisfeito com a decisão e disse que tudo indica que estes estudantes sejam vacinados através das escolas médicas.

Esta segunda-feira, também se soube que os estudantes de enfermagem em ensino clínico também serão incluídos nos grupos prioritários da vacinação. Foi essa a garantia deixada pelo coordenador da task-force numa reunião com a bastonária da Ordem dos Enfermeiros, Ana Rita Cavaco, e o vice-presidente, Luís Barreira, segundo avançou o semanário Expresso.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Grupos negativos com "reservas muito em baixo". Federação apela para dádiva de sangue antes das férias

Federação Portuguesa de Dadores Benévolos de Sangue (FEPODABES) apelou esta terça-feira à dádiva de sangue antes de férias e sublinhou a necessidade de sangue dos grupos O-, A- e B -, que têm as reservas …

Multas nas praias. Falta de máscaras e ajuntamentos são as ações mais observadas pela polícia

A época balnear voltou a iniciar-se de uma forma diferente dos outro anos, com regras para os banhistas e donos de concessões. Quem não cumprir está sujeito a multas - o que tem sido uma …

EUA. Pelo menos dois feridos em tiroteio junto ao Pentágono. Edifício está encerrado

Um tiroteio esta terça-feira numa paragem de autocarros e metro junto ao Pentágono, em Arlington, Virgínia, nos Estados Unidos (EUA), causou pelo menos dois feridos. Segundo avançou o Correio da Manhã, imagens do local mostram os …

Ibiza planeia ter "detetives" estrangeiros infiltrados em festas ilegais

Medida tem como objetivo controlar as festas ilegais, promovidas com frequência nas redes sociais e que atraem locais, turistas e trabalhadores sazonais. Perante o número de casos crescente — a incidência está acima dos 1.800 casos …

Jogos Olímpicos: "Não temos naturalizados, não somos o Qatar"

Selecionador da seleção de andebol do Bahrein, que afastou Portugal dos quartos-de-final, lembra que muitos dos jogadores apurados são amadores. Portugal com dois pontos, Bahrein com dois pontos, Japão com dois pontos. Na diferença entre golos …

"Não acredito neste tempo! Não pode ser! Não pode ser!" - recorde mundial incrível em Tóquio

Adam Gemili protagonizou o momento mais dramático da manhã em Tóquio, mas o destaque vai para o incrível recorde mundial nos 400 metros barreiras. "Bem, não acredito neste tempo! Não é possível! 45.94! Não pode ser! …

PR promulga alterações à Lei da Defesa Nacional e Lei de Bases das Forças Armadas

O Presidente da República promulgou esta terça-feira os diplomas que alteram as leis da Defesa Nacional e da Orgânica de Bases da Organização das Forças Armadas, destacando que a versão final atenuou "uma ou outra …

Comprar casa. Guarda é a cidade onde os preços de venda são mais em conta

De acordo com dados divulgados pelo portal imobiliário Idealista, Lisboa é o município onde é mais caro comprar casa. Guarda é a cidade onde o preço por metro quadrado é mais baixo. Nos últimos anos, os …

Novo Presidente do Irão promete tentar levantar as sanções económicas

O ultraconservador iraniano Ebrahium Raissi, que tomou posse hoje como Presidente, disse que vai tentar o levantamento das sanções impostas pelos Estados Unidos, mas não espera o apoio "dos estrangeiros" para melhorar a situação económica …

DGS encurta intervalo entre doses da vacina da Pfizer

O intervalo recomendado entre as duas doses da vacina Comirnaty, da farmacêutica Pfizer/BioNtech, contra a covid-19 passa a ser de 21 a 28 dias, segundo uma norma da Direção-Geral da Saúde publicada esta terça-feira. A norma …