Por um CDS mais conservador. Nuno Melo e Telmo Correia formalizam moção ao congresso

José Sena Goulão / Lusa

Nuno Melo

Nuno Melo e Telmo Correia escolheram o dia 25 de novembro para apresentarem as linhas gerais da Moção de Estratégia Global que vão levar ao congresso do partido, em janeiro do próximo ano, no qual o CDS irá escolher um novo líder.

Nuno Melo e Telmo Correia, dirigentes do CDS-PP, vão apresentar uma moção ao congresso do partido, em janeiro de 2020, intitulada “Direita Autêntica”, que será “tudo aquilo que os congressistas pretendam dela”.

O anúncio foi feito numa página do Facebook criada para o efeito, em que o eurodeputado Nuno Melo e o parlamentar Telmo Correia, afirmam que a “intenção comum” dos subscritores é “fazer com que o CDS ultrapasse um dos momentos mais difíceis da sua história”, após ter obtido 4,4% nas legislativas de 6 de outubro, e que “reencontre o caminho do crescimento e afirmação”.

E definem o que pretendem para o partido, “um CDS conservador e de direita”, em que “a matriz é a democracia-cristã”.

Na publicação mais recente, Melo afirma ainda que a moção “Direita Autêntica” será “tudo aquilo que os congressistas pretendam dela”, o que, segundo um dos subscritores ouvido pela Lusa, significa que a ideia é levar o texto a votos, no congresso de 25 e 26 de janeiro de 2020, em Aveiro.

“Mais do que uma reflexão à volta de correntes internas ou do posicionamento do partido, o que temos que fazer é, com autenticidade e sem ter medo das palavras ou dos conceitos, assumir de forma autêntica o que somos: um partido de direita, sem receios, dúvidas, ou hesitações”, lê-se no texto publicado na rede social.

Direita AutênticaO CDS esteve sempre do lado certo da democracia.Nascido em 1974, lutou contra os que queriam uma…

Publicado por Direita Autêntica em Segunda-feira, 25 de novembro de 2019

Nos dois textos, não é associado qualquer candidatura à liderança do partido.

Entre os subscritores contam-se, além de Nuno Melo e Telmo Correia, os ex-deputados Helder Amaral, Álvaro Castelo Branco e Manuel Isaac, mas também Rui Barreto, da Madeira.

Assunção Cristas anunciou a saída do cargo de presidente do CDS em 6 de outubro, na noite das legislativas em que o partido passou de 18 para cinco deputados, com 4,4% dos votos.

O congresso para eleger uma nova liderança está agendado para 25 e 26 janeiro, em Aveiro, e já há quatro candidatos: o deputado João Almeida, o antigo parlamentar e ex-secretário de Estado Filipe Lobo d’Ávila, Abel Matos Santos, da Tendência Esperança em Movimento (TEM), e de Carlos Meira, ex-líder da concelhia de Viana do Castelo.

Há ainda outro potencial candidato, Francisco Rodrigues dos Santos, líder da Juventude Popular (JP), que anunciou uma moção de estratégia e também admite concorrer.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Vamos lá a ver se ainda vão a tempo depois de andarem 45 anos a alinhar com o sistema , sendo um partido de centro esquerda ( veja-se Freitas , Basílio etc ) . Venha mas é alguém novo que não esteja comprometido ( venha de lá o jovem da JC que já muito ouvi dizer ser de grande categoria )

  2. Acho que o CDS começa a ficar com um espaço muito apertado para poder sobreviver. Já nem digo crescer. Durante décadas foi um albergue espanhol onde caíam conservadores, direita católica, liberais, nacionalistas e por aí fora. Com o IL e com o CHEGA parte dos eleitores vislumbram outras opções. Se calhar o CDS só pode mesmo aspirar a representar os conservadores. Mas essa estratégia parece-me semelhante à do PCP, isto é, morte lenta. Cada vez há menos conservadores. Há por outro lado uma direita bem progressista, liberal em ascensão. E esses penso que já pouco se reveem no CDS.

  3. Há quem continue a lutar para condicionar a vida dos outros. Agora já o dizem abertamente: mais conservadores….. e quem ousar questionar os desígnios do Senhor , vai parar à fogueira………

RESPONDER

Parker Solar Probe lança nova luz sobre o Sol

Em agosto de 2018, a Parker Solar Probe da NASA foi lançada para o espaço, tornando-se pouco tempo depois a sonda mais próxima do Sol. Com instrumentos científicos de ponta para medir o ambiente em …

Encontrado no mar das Malvinas navio alemão da I Guerra Mundial 105 anos depois de naufragar

O naufrágio de um cruzador alemão da I Guerra Mundial foi identificado nas Ilhas Malvinas, onde foi afundado pela Marinha britânica há 105 anos. O SMS Scharnhorst foi o principal ativo da esquadra alemã na Ásia …

Boavista 1-4 Benfica | Águia goleia no xadrez do Bessa

O Benfica deu o pontapé de saída da 13ª jornada com uma vitória competente na visita ao Boavista, por 4-1. Num jogo potencialmente perigoso para as aspirações “encarnadas”, frente a um adversário com somente uma derrota …

Cientistas desenvolvem técnica para determinar o humor através da caligrafia

Uma equipa de cientistas estudou a biomecânica dos movimentos das mãos a escrever e a desenhar, e desenvolveu um método para avaliar as propriedades individuais da velocidade de escrita e da pressão do lápis no …

Quase seis mil denúncias de agressões sexuais em viagens da Uber nos EUA

A plataforma de transporte de passageiros Uber divulgou na quinta-feira um relatório, revelando quase seis mil denúncias de agressões sexuais a utilizadores, motoristas e terceiros nos Estados Unidos (EUA), em 2017 e 2018. No relatório de …

Polícia de Los Angeles vai usar dispositivo "ao estilo Batman" para prender suspeitos

A polícia de Los Angeles, nos Estados Unidos, vai adotar, no início do próximo ano, um novo dispositivo, conhecido como BolaWrap 100, que dispara um cinto de fibra sintética a uma velocidade de 200 metros …

Corriere dello Sport defende-se das acusações e garante ser "inimigo do racismo"

O jornal desportivo italiano Corriere dello Sport afirmou esta sexta-feira ser “inimigo do racismo”, defendendo-se das críticas motivadas pela manchete de quinta-feira, com o título “Black Friday” e ilustrada com os futebolistas negros Romelu Lukaku …

Alisadores e tintas para cabelo podem aumentar o risco de cancro da mama

Alisadores e tintas para cabelo são dois produtos comummente utilizados por mulheres. Um novo estudo sugere que estes podem aumentar o risco de cancro da mama, especialmente em mulheres negras. Muitos produtos capilares contêm compostos que …

Black Friday. Marca de cosméticos oferece por engano desconto de 96% e perde 10 milhões em duas horas

Uma falha no site oficial da marca de produtos cosméticos Foreo fez com que o seu artigo mais caro fosse vendido com um desconto de 96%, fazendo com que a empresa sueca perdesse 10 milhões …

Camisola usada por Pelé no seu último jogo foi vendida por 30 mil euros em leilão

Uma camisola usada por Pelé no seu último jogo com a seleção brasileira foi vendida por 30 mil euros num prestigiado leilão de objetos desportivos, realizado na quinta-feira em Turim, Itália. A camisola com o número …