“A solução única é apoiar a minha candidatura”. CDS e Chega reúnem-se para falar sobre as presidenciais

Mário Cruz / Lusa

O deputado do Chega, André Ventura

O presidente do CDS-PP, Francisco Rodrigues dos Santos, vai reunir-se na quinta-feira com o deputado e líder do Chega, André Ventura, na Assembleia da República.

A reunião “de cortesia” foi pedida pelo CDS, para “apresentação de cumprimentos da nova liderança”, disse fonte oficial dos centristas.

A nova direção do partido, eleita em congresso no final de janeiro, já se reuniu com o PSD e o PS, com o Presidente da República, com o presidente da Assembleia da República, bem como com outras entidades, como o cardeal-patriarca de Lisboa ou a Confederação Empresarial de Portugal.

À agência Lusa, o presidente do Chega, André Ventura adiantou que as eleições presidenciais serão um dos temas em cima da mesa. “Dir-lhe-ei [a Francisco Rodrigues dos Santos] que se o CDS se quer afirmar como partido de direita, a solução única que tem no momento em que está é apoiar a minha candidatura“, referiu.

Ventura quer tentar igualmente “estabelecer pontes” com os centristas em matérias comuns, como por exemplo ao nível “da fiscalidade e do apoio a empresas”, e desafiar os deputados centristas a apoiarem o projeto de lei para a instituição da castração química para cidadãos julgados por pedofilia.

Este mês, já tinha sido anunciado isto mesmo. O novo líder do CDS, Francisco Rodrigues dos Santos, não será tão entusiasta de Marcelo Rebelo de Sousa como Assunção Cristas – e é isso que Ventura quer aproveitar.

Além do apoio do CDS, Ventura quer ainda certificar-se de que o líder da Iniciativa Liberal, João Cotrim de Figueiredo, não apoiará a recandidatura do Presidente. O objetivo é que possa disputar uma segunda volta.

André Ventura anunciou este mês, através de um vídeo enviado a dirigentes e militantes do Chega, que se vai candidatar à Presidência da República nas presidenciais de 2021. Já Marcelo disse só irá comunicar a sua decisão sobre uma eventual recandidatura nas presidenciais de 2021 após convocar eleições, “provavelmente em novembro“.

Outro nome em cima da mesa é o da ex-eurodeputada Ana Gomes, apesar desta já ter descartado uma eventual candidatura a Belém. Ainda assim, uma sondagem divulgada esta segunda-feira mostra que Marcelo continua a ser o favorito, mas perde força com a entrada em cena da antiga eurodeputada socialista.

ZAP // Lusa

 

PARTILHAR

19 COMENTÁRIOS

  1. A piada do ano!.. Ahahahahah… Boa CDS, queima-te para o PSD nem chegar perto de ti. Entre o PSD e o CHEGA, queres ir a todas, vais te queimar. Desta é que o CDS fica reduzido a nada.

RESPONDER

"Dêem a Portugal uma Ponte Aérea". Escocês faz petição e diz que decisão do Reino Unido é injusta

Um escocês admirador de Portugal considera a exclusão da lista de países isentos de quarentena nas chegadas ao Reino Unido “injusta” e “pouco transparente” e por isso promoveu uma petição popular a pedir o levantamento …

Juiz Carlos Alexandre está em isolamento profilático

O juiz Carlos Alexandre encontra-se em isolamento profilático depois de ter participado, no final de junho, numa busca a uma agência bancária em que estiverem envolvidas três pessoas infetadas com covid-19. De acordo com a RTP, …

Jogo de loucos em Itália. Milan de Ibrahimovic derrota Juve de CR7 com golo português

Cristiano Ronaldo fez o 2-0 para a Juventus em casa do AC Milan, porém, o campeão perdeu 4-2 e desperdiçou a oportunidade de ampliar para 10 os pontos de vantagem para a Lazio, derrotada em …

A maior promessa do futebol alemão pede para sair. Chelsea prepara 100 milhões de euros

O internacional alemão Kai Havertz pediu à direção do Leverkusen para sair este verão. O Chelsea é o principal candidato à contratação do médio, tendo de desembolsar 100 milhões de euros. Kai Havertz é provavelmente a …

"A sombra de Sarkozy" e a filha de imigrantes cabo-verdianos. Novo Governo de Macron vira à direita

É um "Governo mais à direita do que nunca". O desabafo é do líder dos socialistas franceses, Olivier Faure, numa crítica ao Presidente Emmanuel Macron pelas escolhas que fez para o novo Governo do país. …

Trincão ainda não pôs os pés em Camp Nou e já tem pretendentes

O português Francisco Trincão, contratado em março passado pelo Barcelona ao Sporting de Braga, ainda não colocou os pés em Camp Nou e já tem clubes interessados na sua compra ao clube catalão. O negócio que …

Costa e Conte perfeitamente alinhados. Previsões de Bruxelas exigem um acordo europeu imediato

Os primeiros-ministros de Portugal e de Itália defenderam que o agravamento das previsões negativas da economia da Comissão Europeia impõe um acordo entre os 27 Estados-membros já na próxima reunião do Conselho Europeu. Esta posição comum …

Novo Banco vendeu ativos com 70% de desconto a fundo com ligações ao seu chairman

O chairman do Novo Banco, Byron Haines, liderou um banco detido pelo fundo norte-americano Cerberus. Foi precisamente este fundo a que o Novo Banco vendeu quase 200 imóveis com um desconto de 70%. O Novo Banco …

As antigas águas da Austrália estavam cheias de escorpiões gigantes predadores

As antigas águas em redor da Austrália podem ter estado cheias de enormes escorpiões marinhos predadores que mediam 2,5 metros de comprimento. Conhecidos como Eurypterida, estes animais ferozes foram os maiores predadores marinhos a aparecer no …

Siza Vieira sobre Efacec: Estado está a salvar uma empresa viável e não os bancos que financiaram Isabel dos Santos

O ministro da Economia esclareceu esta terça-feira que o Estado está a “salvar uma empresa” e não “os financiadores e os acionistas” da Efacec e que o valor da indemnização não será suficiente para saldar …