Cavaco Silva foi “a mão por detrás dos arbustos”, acusa Sócrates

Mário Cruz / Lusa

Ex-primeiro ministro e ex-líder do PS, José Sócrates

Ex-primeiro ministro e ex-líder do PS, José Sócrates.

José Sócrates diz que o livro de Cavaco Silva “não é uma prestação de contas, mas um ajuste de contas”. O ex-primeiro-ministro responde num tom azedo e muito duro às críticas que o ex-Presidente da República deixa no seu livro de memórias.

Cavaco Silva lançou, nesta semana, o livro “Quinta-feira e Outros Dias”, onde se debruça particularmente, sobre as reuniões que manteve com José Sócrates quando este era primeiro-ministro e ele Presidente da República.

E são muitas as farpas lançadas por Cavaco Silva a Sócrates que agora, acusa o ex-Presidente de “ressentimento”, sublinhando que sente “desprezo” pela obra.

São palavras que constam de uma nota enviada por Sócrates à comunicação social e que é transcrita, na íntegra, pela TSF.

“Nunca nenhum Presidente ou primeiro-ministro relatou as conversas tidas entre ambos enquanto exerceram funções”, escreve Sócrates, notando que é uma questão de “boa educação” e do “necessário sentido de Estado”.

Considerando as “vulgares opiniões políticas expressas no livro” de Cavaco e notando que sempre o “enfastiaram”, Sócrates também acusa o ex-chefe da Nação de revelar conversas “distorcidas e falsas” num “vulgar exercício de mesquinhez disfarçado de relato histórico”.

O ex-primeiro-ministro centra-se, em particular, no que define como “inacreditável relato” que Cavaco faz do chamado caso das escutas, constatando que Cavaco visa “distorcer e falsear a verdade histórica”.

Sócrates critica Cavaco por não ter desmentido “uma grave acusação de escutas” que teriam sido feitas pelo governo de então à Presidência e que diz que “o Presidente sabia ser falsa”.

Notando que esse caso foi “uma falsa e maldosa campanha para que perdesse as eleições”, Sócrates acusa Cavaco de ter sido o “executante” desse plano, frisando que “a publicação de um e-mail permitiu saber que tais notícias tinham sido transmitidas a um jornalista pelo principal assessor de imprensa do Senhor Presidente da República”.

“Pela primeira vez na história democrática do país, ficou provado que um Presidente concebeu e executou uma conjura baseada numa história falsa, por forma a deitar abaixo um governo legítimo em funções”, atira ainda Sócrates que já tinha acusado Cavaco de planear uma “inventona” para o derrubar.

O ex-governante refere que Cavaco só pretendia “vingança e desforra” e diz que agiu na sombra para “provocar eleições” e viabilizar o chumbo de “um acordo e um compromisso com as instituições europeias que um governo legítimo tinha conseguido para que o país não fosse forçado a pedir ajuda externa”.

“Foi a mão por detrás dos arbustos“, acrescenta, concluindo que Cavaco “não tem moral para dar lições de lealdade institucional”.

ZAP //

PARTILHAR

17 COMENTÁRIOS

  1. Entre um e outro, que venha o diabo e escolha. Cavaco, no entanto, escusava (de novo) lavar a roupa suja em público. Existem pessoas que se podem cobrir de ouro, mas, por mais que se esforcem nunca deixam de ter um quê de ordinário.

  2. Cavaco Silva revela bem aquilo que sempre foi. Um político de baixo nível: quer como presidente quer e sobretudo como primeiro ministro. Existe a ideia de ter sido o melhor primeiro ministro o que é falso dado que : teve condições politicas (maiorias) e condições económicas (ciclo económico favorável e dinheiro a “rodos” vindo da Europa) como nenhum outro e o que fez para reformar a economia e a sociedade nas diferentes vertentes? Nada a não ser abrir o ensino universitário à iniciativa privada com os resultados conhecidos (…). Mostra ser um sujeito com raiva dos que não pensam como ele. Se o primeiro volume foi deste nível, esperem para ver o segundo. Foi talvez pela humilhação de ter de aceitar este governo que ele tenha derramado o seu ódio nos outros (….).

  3. Como é possível deixarem sequer um ladrao falar em público ?
    Portugal Portugal, que Nação eras antes desta escumalha te violar repetidamente.

  4. Nunca duvidei – desde a Figueira da Foz – que Cavaco era um lobo vestido com pele de cordeiro. Manhoso qb. Terrível na congeminação de falsas noticias ou atentados. Péssimo presidente da República. Um sujeito que aparenta austeridade, singeleza…só para enganar. Houveram muitos mafiosos que tinham um porte semelhante e que se julgavam intocáveis até um dia. Com este acredito que um dia venha a ser a mesma coisa. Muita porcaria se virá um dia a descobrir. Esta atitude impressa em livro é mais uma das sacanices de um sujeito que não deixa margem para dúvidas tratar-se de um reacionário, um tipo da extrema direita que um democrata não pode perdoar. Para ele, voltar ao tempo da outra senhora era, é e sempre foi o seu objetivo. Este individuo é o escarro da sociedade portuguesa.

  5. Que raio é isto, afinal é isto que se passa nos governantes, é para isto que eles são pagos por todos nos, só a brincar, e já agora porque não devemos saber das conversas se afinal eles supostamente trabalham para nós, tecnicamente estão a omitir aos patrões certo 🙂

  6. Um ladrão que já deveria estar na Carregueira há muito tempo. As falcatruas, os roubos, o dinheiro nas off shores, a distribuição do nosso dinheiro pelas amigas e amigos. Os milhões que recebia como “empréstimos” do amigo e que nem por alto soube dizer quanto, ao juiz. Depois diz que sempre viveu em dificuldades. Não há palavras!!!

  7. Ouvi a intervenção de uma “laranjinha” do ” pomar” de Cavaco, o M.M, também conhecido pelo “ganda noia”. Dizia ele, no seu comentário “Dominical”, que já tinha lido neste fim de semana, o livrinho de Cavaco e…achava que o autor falou muito sobre Sócrates (segundo percebi, de 600 págs daquela coisa a que chamou de “livro”, Socrates é “mimado” com a “atenção especial” do “pide” em 300 páginas). É obra!
    Já sei que os “acólitos” do “pide” designam aquilo, tal como o “pide”, de “prestar contas” mas, na prática, de contas não presta nada, faz, como velhaco que é, um ajuste de contas.

  8. Cavaco Silva foi um Presidente medíocre. O livro agora publicado reforça a mediocridade, a mesquinhez e a falta de dignidade de um Homem que é uma nódoa e que não esteve à altura do cargo que exerceu (politicamente, moralmente e culturalmente).
    Devia reduzir-se à sua insignificância para não se expor desta forma lamentável porque os portugueses não merecem assistir a mais um acontecimento deplorável.

  9. Cavaco é um homem tenebroso, para além do roubo BPN pelos amigos Dias Loureiro, o Sr Costa toda a camarilha do PSD! Que os portugueses estão a pagar com língua de pau, o BES que mandou os Portugueses comprarem acções, quando sabia o que se passava nesse banco, ele deveria responder em tribunal e ser condenado.
    Deveria responder no seu lindo livro das quintas feiras, o que aconteceu ao Navio “Bolama” onde morreram 30 pessoas! O porquê, de acreditar numa vidente Russa que o N/M estava em ao largo de Cabo Verde, quando dizia-mos que o mesmo estava ás portas de Lisboa, levou 60 dias a procurar o N/M, este tempo foi para retirar o material valioso que o mesmo levava. O Sr. Cavaco, se tivesse vergonha na cara e, se fosse um homem com honra, vinha a público dizer a verdade do que aconteceu. As famílias esperam desesperadamente pela verdade!!

  10. Este Sr. foi a maior cobra que o país teve desde o inicio da democracia, criou um ninho de víboras que continuam a orbitar neste país. Sócrates é mais uma víbora que foi formado no mesmo ninho.
    Não percebo como as pessoas sempre votaram neste tipo de escumalha.

  11. Esse gajo, ladrão, cobra, etc., etc., etc.. Infelizmente há uma maioria que só sabes criticar os demais e, ainda por cima, utilizando uma linguagem popularesca pois é esse tipo de linguagem que a grande maioria dos portugueses aprecia escutar. Haja decência e maior educação. Pior ainda é escutar este tipo de linguagem proveniente de um ex-primeiro ministro (vingança e desforra………mas afinal estamos a jogar as cartas para se referir a desforras! Não sou pró-Cavaco e reconheço que em algumas situações não estive de acordo com as suas atitudes, mas na entrevista que esse senhor concedeu a um meio de comunicação social não se deixou ir pela brejeirice que alguns, infelizmente muitos, dos órgãos de comunicação social tanto apreciam…….pois isso é o que vende.

RESPONDER

Igrejas evangélicas cultivam violência doméstica ao defender a supremacia dos homens sobre as mulheres

O facto de a igreja evangélica defender que o homem deve controlar a mulher apenas agrava o problema de violência doméstica, justificando os atos dos homens. Jane (nome fictício) era membro da comunidade cristã evangélica da …

A Cidade do México está a pagar aos seus polícias para que percam peso

A Polícia da Cidade do México está a levar a cabo um programa para combater o excesso de peso e a obesidade no seu efetivo através de incentivos financeiros.  Ao todo, escreve a agência AFP que …

Há um novo método para medir buracos negros

Os buracos negros supermassivos são os maiores buracos negros, com massas que podem exceder mil milhões de sóis. Apenas esta primavera foi divulgada a primeira imagem do buraco negro supermassivo no centro da galáxia M87, …

E Tudo o Vento Levou… há 80 anos

E Tudo o Vento Levou celebra este domingo 80 anos de vida, marcando a data da sua estreia nos Estados Unidos. Oito décadas depois, o filme mantém-se como uma das maiores obras primas do cinema …

O problema impossível mais simples do mundo está a levar matemáticos à loucura

Matemáticos avisam os seus colegas para se manterem longe da conjetura de Collatz. No entanto, Terence Tao decidiu arriscar, e está muito perto de resolver aquele que muitos chamam de o problema impossível mais simples …

Soldados da Guerra Civil dos EUA pintavam o cabelo para ficar melhor nas fotografias

Investigadores encontraram evidências que indicam que soldados da Guerra Civil norte-americana pintavam o cabelo para ficar melhor nas fotografias. Escavações em Camp Nelson, no Kentucky, revelaram restos de um estúdio de fotografia com 150 anos, o …

Chuva, vento forte e neve. Mau tempo vai agravar-se nas próximas 48 horas

A Proteção Civil alertou este domingo para um agravamento do estado do tempo nas próximas 48 horas, com períodos de chuva, possibilidade da queda de neve nas terras alta do norte e centro e ainda …

Descoberta nova espécie de aranha-violinista no Vale do México

Cientistas identificaram, no México, uma nova espécie de aranha com um veneno que, apesar de não ser fatal, é capaz de causar necrose na pele humana. Uma equipa de cientistas da Universidade Nacional Autónoma do México …

Já sabemos sobre o que conversam os orangotangos

Um novo estudo da Universidade de Exeter, em Inglaterra, desvendou a linguagem secreta dos orangotangos, descobrindo o que significam 11 sinais vocais e 21 gestos. Os investigadores passaram dois anos a filmar mais de 600 horas …

COP25 aprovou conclusões. Não há acordo para regulação dos mercados de carbono

A cimeira da ONU sobre o clima terminou hoje em Madrid assinalando a urgência para conter as alterações climáticas, mas a mais longa cimeira sobre o clima de sempre sem chegar a acordo nos pontos …