Cavaco Silva foi “a mão por detrás dos arbustos”, acusa Sócrates

Mário Cruz / Lusa

Ex-primeiro ministro e ex-líder do PS, José Sócrates

Ex-primeiro ministro e ex-líder do PS, José Sócrates.

José Sócrates diz que o livro de Cavaco Silva “não é uma prestação de contas, mas um ajuste de contas”. O ex-primeiro-ministro responde num tom azedo e muito duro às críticas que o ex-Presidente da República deixa no seu livro de memórias.

Cavaco Silva lançou, nesta semana, o livro “Quinta-feira e Outros Dias”, onde se debruça particularmente, sobre as reuniões que manteve com José Sócrates quando este era primeiro-ministro e ele Presidente da República.

E são muitas as farpas lançadas por Cavaco Silva a Sócrates que agora, acusa o ex-Presidente de “ressentimento”, sublinhando que sente “desprezo” pela obra.

São palavras que constam de uma nota enviada por Sócrates à comunicação social e que é transcrita, na íntegra, pela TSF.

“Nunca nenhum Presidente ou primeiro-ministro relatou as conversas tidas entre ambos enquanto exerceram funções”, escreve Sócrates, notando que é uma questão de “boa educação” e do “necessário sentido de Estado”.

Considerando as “vulgares opiniões políticas expressas no livro” de Cavaco e notando que sempre o “enfastiaram”, Sócrates também acusa o ex-chefe da Nação de revelar conversas “distorcidas e falsas” num “vulgar exercício de mesquinhez disfarçado de relato histórico”.

O ex-primeiro-ministro centra-se, em particular, no que define como “inacreditável relato” que Cavaco faz do chamado caso das escutas, constatando que Cavaco visa “distorcer e falsear a verdade histórica”.

Sócrates critica Cavaco por não ter desmentido “uma grave acusação de escutas” que teriam sido feitas pelo governo de então à Presidência e que diz que “o Presidente sabia ser falsa”.

Notando que esse caso foi “uma falsa e maldosa campanha para que perdesse as eleições”, Sócrates acusa Cavaco de ter sido o “executante” desse plano, frisando que “a publicação de um e-mail permitiu saber que tais notícias tinham sido transmitidas a um jornalista pelo principal assessor de imprensa do Senhor Presidente da República”.

“Pela primeira vez na história democrática do país, ficou provado que um Presidente concebeu e executou uma conjura baseada numa história falsa, por forma a deitar abaixo um governo legítimo em funções”, atira ainda Sócrates que já tinha acusado Cavaco de planear uma “inventona” para o derrubar.

O ex-governante refere que Cavaco só pretendia “vingança e desforra” e diz que agiu na sombra para “provocar eleições” e viabilizar o chumbo de “um acordo e um compromisso com as instituições europeias que um governo legítimo tinha conseguido para que o país não fosse forçado a pedir ajuda externa”.

“Foi a mão por detrás dos arbustos“, acrescenta, concluindo que Cavaco “não tem moral para dar lições de lealdade institucional”.

ZAP //

PARTILHAR

17 COMENTÁRIOS

  1. Entre um e outro, que venha o diabo e escolha. Cavaco, no entanto, escusava (de novo) lavar a roupa suja em público. Existem pessoas que se podem cobrir de ouro, mas, por mais que se esforcem nunca deixam de ter um quê de ordinário.

  2. Cavaco Silva revela bem aquilo que sempre foi. Um político de baixo nível: quer como presidente quer e sobretudo como primeiro ministro. Existe a ideia de ter sido o melhor primeiro ministro o que é falso dado que : teve condições politicas (maiorias) e condições económicas (ciclo económico favorável e dinheiro a “rodos” vindo da Europa) como nenhum outro e o que fez para reformar a economia e a sociedade nas diferentes vertentes? Nada a não ser abrir o ensino universitário à iniciativa privada com os resultados conhecidos (…). Mostra ser um sujeito com raiva dos que não pensam como ele. Se o primeiro volume foi deste nível, esperem para ver o segundo. Foi talvez pela humilhação de ter de aceitar este governo que ele tenha derramado o seu ódio nos outros (….).

  3. Como é possível deixarem sequer um ladrao falar em público ?
    Portugal Portugal, que Nação eras antes desta escumalha te violar repetidamente.

  4. Nunca duvidei – desde a Figueira da Foz – que Cavaco era um lobo vestido com pele de cordeiro. Manhoso qb. Terrível na congeminação de falsas noticias ou atentados. Péssimo presidente da República. Um sujeito que aparenta austeridade, singeleza…só para enganar. Houveram muitos mafiosos que tinham um porte semelhante e que se julgavam intocáveis até um dia. Com este acredito que um dia venha a ser a mesma coisa. Muita porcaria se virá um dia a descobrir. Esta atitude impressa em livro é mais uma das sacanices de um sujeito que não deixa margem para dúvidas tratar-se de um reacionário, um tipo da extrema direita que um democrata não pode perdoar. Para ele, voltar ao tempo da outra senhora era, é e sempre foi o seu objetivo. Este individuo é o escarro da sociedade portuguesa.

  5. Que raio é isto, afinal é isto que se passa nos governantes, é para isto que eles são pagos por todos nos, só a brincar, e já agora porque não devemos saber das conversas se afinal eles supostamente trabalham para nós, tecnicamente estão a omitir aos patrões certo 🙂

  6. Um ladrão que já deveria estar na Carregueira há muito tempo. As falcatruas, os roubos, o dinheiro nas off shores, a distribuição do nosso dinheiro pelas amigas e amigos. Os milhões que recebia como “empréstimos” do amigo e que nem por alto soube dizer quanto, ao juiz. Depois diz que sempre viveu em dificuldades. Não há palavras!!!

  7. Ouvi a intervenção de uma “laranjinha” do ” pomar” de Cavaco, o M.M, também conhecido pelo “ganda noia”. Dizia ele, no seu comentário “Dominical”, que já tinha lido neste fim de semana, o livrinho de Cavaco e…achava que o autor falou muito sobre Sócrates (segundo percebi, de 600 págs daquela coisa a que chamou de “livro”, Socrates é “mimado” com a “atenção especial” do “pide” em 300 páginas). É obra!
    Já sei que os “acólitos” do “pide” designam aquilo, tal como o “pide”, de “prestar contas” mas, na prática, de contas não presta nada, faz, como velhaco que é, um ajuste de contas.

  8. Cavaco Silva foi um Presidente medíocre. O livro agora publicado reforça a mediocridade, a mesquinhez e a falta de dignidade de um Homem que é uma nódoa e que não esteve à altura do cargo que exerceu (politicamente, moralmente e culturalmente).
    Devia reduzir-se à sua insignificância para não se expor desta forma lamentável porque os portugueses não merecem assistir a mais um acontecimento deplorável.

  9. Cavaco é um homem tenebroso, para além do roubo BPN pelos amigos Dias Loureiro, o Sr Costa toda a camarilha do PSD! Que os portugueses estão a pagar com língua de pau, o BES que mandou os Portugueses comprarem acções, quando sabia o que se passava nesse banco, ele deveria responder em tribunal e ser condenado.
    Deveria responder no seu lindo livro das quintas feiras, o que aconteceu ao Navio “Bolama” onde morreram 30 pessoas! O porquê, de acreditar numa vidente Russa que o N/M estava em ao largo de Cabo Verde, quando dizia-mos que o mesmo estava ás portas de Lisboa, levou 60 dias a procurar o N/M, este tempo foi para retirar o material valioso que o mesmo levava. O Sr. Cavaco, se tivesse vergonha na cara e, se fosse um homem com honra, vinha a público dizer a verdade do que aconteceu. As famílias esperam desesperadamente pela verdade!!

  10. Este Sr. foi a maior cobra que o país teve desde o inicio da democracia, criou um ninho de víboras que continuam a orbitar neste país. Sócrates é mais uma víbora que foi formado no mesmo ninho.
    Não percebo como as pessoas sempre votaram neste tipo de escumalha.

  11. Esse gajo, ladrão, cobra, etc., etc., etc.. Infelizmente há uma maioria que só sabes criticar os demais e, ainda por cima, utilizando uma linguagem popularesca pois é esse tipo de linguagem que a grande maioria dos portugueses aprecia escutar. Haja decência e maior educação. Pior ainda é escutar este tipo de linguagem proveniente de um ex-primeiro ministro (vingança e desforra………mas afinal estamos a jogar as cartas para se referir a desforras! Não sou pró-Cavaco e reconheço que em algumas situações não estive de acordo com as suas atitudes, mas na entrevista que esse senhor concedeu a um meio de comunicação social não se deixou ir pela brejeirice que alguns, infelizmente muitos, dos órgãos de comunicação social tanto apreciam…….pois isso é o que vende.

RESPONDER

EUA. Advogado planeou o próprio assassinato para o filho receber seguro. Foi detido por fraude

Um influente advogado norte-americano, cuja esposa e um dos filhos foram assassinados, foi acusado de fraude contra uma empresa de seguros e falso testemunho por organizar o seu próprio assassinato. Segundo avançou a agência France-Presse, …

Norberto Mourão conquista bronze nos Mundiais de canoagem adaptada

Norberto Mourão já tinha conquistado o bronze nos Jogos Paralímpicos de Tóquio e junta agora mais uma medalha à colecção, desta vez nos Mundiais de canoagem adaptada. O atleta de canoagem adaptada Norberto Mourão conquistou hoje …

Caso George Floyd. Polícia condenado a 22 anos de prisão pode ver a sentença revertida

A intervenção do Supremo Tribunal do Minnesota num outro caso de violência policial para reduzir a pena de um agente pode abrir um precedente para que haja alterações na sentença de Derek Chauvin. Segundo avança a …

Futebol português contra Campeonato do Mundo de dois em dois anos

O futebol português está contra a intenção da FIFA de aumentar a periodicidade do Campeonato do Mundo, passando de quatro para de dois em dois anos, refere um comunicado conjunto divulgado hoje. O documento, assinado pela …

Governo quer proibir empresas de recorrer ao 'outsourcing' após despedimento coletivo

O Governo quer proibir as empresas que façam despedimentos coletivos de recorrerem ao 'outsourcing' (contratação externa) durante os 12 meses seguintes, disse hoje a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho. No final …

Barcelona: Cruyff afasta-se e perder com o Benfica seria "um drama"

Ronald Koeman até poderá sair mas não será Jordi Cruyff a substituir o seu compatriota. O Barcelona atravessa uma fase perturbada, já há algum tempo, mas o panorama financeiro piorou o cenário fora de campo e …

Casa Branca oferece "telefonema educativo" a Nicki Minaj para acalmar apreensões sobre a vacina

Depois de um tweet de Nicki Minaj se ter tornado viral por associar a vacina contra a covid-19 à impotência, a Casa Branca convidou a rapper para um telefonema com especialistas para esclarecerem as suas …

Baterias de lítio-enxofre melhores e mais baratas? O segredo é uma pitada de açúcar

Uma colher cheia de açúcar pode ser o suficiente para permitir que um veículo elétrico faça uma viagem de Melbourne a Sidney (878 km) com uma única carga. Atualmente, os automóveis elétricos e os telemóveis utilizam …

Parlamento aprova na generalidade mudança do TC para Coimbra. Oito socialistas votaram a favor

A proposta passou com votos contra do Chega e PAN, abstenção do PCP, BE, PEV e maioria da bancada do PS e votos favoráveis do PSD, CDS, IL e de oito deputados socialistas. O resultado já …

Escola da Amadora queria proibir minissaias, decotes e chinelos - mas já voltou atrás

Um Agrupamento na Amadora publicou um código de vestuário que acendeu um debate nas redes sociais devido às regras que controlavam mais as raparigas. Entretanto, a escola já voltou atrás na decisão. Segundo escreve o Jornal …