Cavaco lança livro para ensinar Costa a governar

14

Rodrigo Antunes, José Sena Goulão / Lusa

O ex-Presidente da República Aníbal Cavaco Silva vai publicar este mês um livro centrado no “comportamento de um primeiro-ministro de Portugal para que o Governo tenha sucesso”, anunciou hoje o seu gabinete.

“A parte central do livro consiste num ensaio normativo sobre o que deve ser o comportamento de um primeiro-ministro de Portugal para que o Governo tenha sucesso”, adiantou a mesma fonte em comunicado.

Editado pela Porto Editora, a obra “O Primeiro-Ministro e a Arte de Governar” inclui também um conjunto de textos sobre Portugal e a União Europeia e crónicas sobre a política portuguesa.

O livro tem 10 capítulos que abordam temas como as competências do primeiro-ministro, a escolha dos ministros, a presidência do Conselho de Ministros, a avaliação e as reuniões com os ministros, as remodelações governamentais, o relacionamento do primeiro-ministro com o Presidente da República e o Governo de coligação.

A apresentação do livro caberá ao antigo primeiro-ministro e ex-presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, e está prevista para o dia 15 de setembro, no Grémio Literário, em Lisboa.

Além de dois mandatos como Presidente da República entre 2006 e 2016, Cavaco Silva exerceu funções como primeiro-ministro entre 1985 e 1995, tendo conquistado duas maiorias absolutas consecutivas em eleições legislativas.

Em maio, num discurso bastante crítico da governação socialista, que classificou como “desastrosa”, o ex-chefe de Estado defendeu que o primeiro-ministro “perdeu a autoridade” e “não desempenha as competências que a Constituição lhe atribui”.

No actual Governo, disse Cavaco Silva, só se vê “um somatório desarticulado e sem rumo de ministros e secretários de Estado, incapaz de lidar com a crispação social e os grupos de interesse, e de distribuir benesses e comprar votos e para despejar dinheiro para cima dos problemas e não para preparar um futuro melhor para Portugal”.

O PS é um partido que “passa a vida a mentir” e “nunca desceu tão baixo”.
“Ainda se pode acreditar num o Governo que passa o dia a mentir?”, perguntou na altura Cavaco Silva.

Em resposta, o primeiro-ministro acusou o antigo presidente da República de estar a alimentar “o frenesim” da direita para provocar uma crise política artificial e interromper a trajetória de recuperação da economia — com uma t-shirt de militante, enorme frustração e a mágoa de sempre.

ZAP // Lusa

14 Comments

  1. «…O PS é um partido que “passa a vida a mentir” e “nunca desceu tão baixo”…» – Concordo parece o PSD durante as campanhas eleitorais de 2011-2015 e o XIXº Governo liderado pelo ex-Primeiro-Ministro, Pedro Coelho.

  2. Uma espécie de auto-ajuda para primeiros-ministros…parece-me bem. Pior do que está, não pode ficar. Agora o Costa até já pede ajuda à Uniao Europeia. Toda a ajuda é pouca. Pelo menos o primeiro-ministro já deu o primeiro passo. Já reconheceu que não percebe nada disto. Foi pena ter demorado 8 anos a reconhecer o problema.

  3. Mas quem se julga este artista? O que é que ele tem para ensinar? Mesmo depois de todas as asneiras que fez em ambas as funções, ainda se sente com autoridade para, autoproclamadamente, pensar que é o mais inteligente deste país, e pretender dar lições, hoje a uns, amanhã a outros, e noutros dias a todos? Tenha juízo Sr. Cavaco, o senhor quando sentir muita necessidade de falar, entretenha-se com a sua Maria a falar de Tupperwares ou então de como eliminar os ácaros no computador.
    Tenho pena que ainda haja quem dê cobertura a esta figura.

  4. Este Sr. Cavaco não sabe mesmo o que diz
    Lembram-se de ter vindo à Televisão dizer que os Portugueses podiam investir no BES que era um Banco muito sólido?
    E depois com o qe aconteceu devia de ser ele a pagar aos Portugueses o que perderam.
    E o negócio da Casa da Coelha? E as obras na casa em Lisboa sem factura para não pagar IVA?
    E a cunha para o filho entrar numa empresa despedindo a trabalhadora que lá estava.
    Muito mais haveria a dizer mas não vale a pena………………..

  5. Anedótico…..
    Este ser mesquinho e revoltado, quer através do livro ensinar o Costa a governar. Não seria melhor o titulo do livro ser ” A ARTE DE ROUBAR E ENSINAR OS OUTROS A ROUBAR….” É que foram tantas a escandaleiras no seu governo….

  6. Um dos Piores Governantes que meteu os Portugueses na Miséria em Prol da Família dele a querer dar aulas a outro como ele.
    Não sei qual o Pior se Cavaco ou Costa mas os dois deram cabo da economia de Portugal

  7. O Sr. Figueiredo escreveu o seguinte “«…O PS é um partido que “passa a vida a mentir” e “nunca desceu tão baixo”…» – Concordo parece o PSD durante as campanhas eleitorais de 2011-2015 e o XIXº Governo liderado pelo ex-Primeiro-Ministro, Pedro Coelho”.
    Tenho pena de lhe dizer e a todos os PSDs que a governação do Sr. Cavaco Silva foi um logro pois foi com ele que se fecharam imensas empresas no nosso País e a agricultura em que ele promoveu a cultura do girassol. Oh meu Deus então já se esqueceram do tal primeiro ministro chamado Durão Barroso que assim que lhe acenaram com a Europa toca de largar o Cargo de primeiro ministro em Portugal que na Europa ganhava mais e hoje dá palestras como antigo governante
    ( o tal que fugiu para a Europa ) eu ainda não sei que experiência teve como 1º ministro?.
    Quanto ao Passos Coelho também do PSD foi este 1º ministro que para pagar á Troika roubou os reformados da função Pública só para dar um exemplo a minha esposa reformada da função Pública na altura recebia antes do roubo 1.460,00€ e não é que o Sr. ? Passos Coelho não lhe retirou 400,00€ e pasmem-se não foi durante um mês foi até hoje pois nunca repuseram o valor anterior. Ainda bem que não tenho tido oportunidade de lhe dizer isto na cara pois senão chamava-lhe ladrão de merda sim não há outro argumento que não tenha de ser ofensivo porque agora anda um totó do Algarve a querer fazer um livro para ensinar como se governa quando todos os primeiros ministro do PSD que por lá passaram só fizeram trampa mas da grossa deviam estar calados mas bem calados.
    É por estas e por outras que quando na televisão aparecem notícias destas mudamos logo de canal. Tenham mas é vergonha na cara.

  8. O Cavaco não passa de um ressabiado que de vez em quando sai da toca para dizer umas asneiras que uma cambada de tótós aplaude.
    Pela parte que me toca não conto perder um segundo sequer da minha vida a ouvir tal figura, quanto mais queimar as pestana a ler o que ele escreve.
    Mal empregadas árvores que vão ser abatidas para fazer o papel do livro.
    Arrogância é coisa que não lhe falta.
    Ficou célebre a sua frasee lapidar ” nunca me engano e raramente tenho dúvidas”.
    Já esse vulto da intelectualidade portuguesa ( e não só!) chamado Bento de Jesus Caraça ( catedrático de matemática antifascista afastado do ensino pelo Salazar) tinha uma versão bem diferente sobre os erros e os enganos.
    Dizia ele: ” se não tenho medo de errar é porque estou sempre pronto para me corrigir”.
    Elucidativa a diferença de carácter entre ambos.
    Mas se ele nunca se engana, como afirma, então era bom que assumisse as suas responsabilidades quando levou milhares de portugueses incautos a investir no BES porque, segundo ele, era um banco sólido e com grandes folgas de capital.
    Foi o que se viu.
    E já agora que conte no livro um pouco da história da aquisição das acções do ex-BPN para os portugueses saberem um pouco mais .
    Mas sem mentir…

  9. Escrever para… nada!!!
    A “besta” que lidera este país, não passa disso mesmo… não houve, mente, promete… e continua com maioria!!!
    Temos o que merecemos!!!
    Já que americanos não querem nada com isto, a europa já se fartou de nós, está na altura de tentarem os russos ou os árabes… de certeza que não ficamos piores!!!
    Volta Salazar… sei que te vais logo com um enfarte!!!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.