Cavaco solta tudo: “Donos do Estado e passam a vida a mentir” – e desmente Marcelo

46

O antigo Presidente da República Aníbal Cavaco Silva acusou hoje o primeiro-ministro, António Costa, de perder a sua autoridade, acrescentando que por vezes os primeiros-ministros “decidem apresentar a sua demissão” devido a “um rebate de consciência”.

“Em princípio, a atual legislatura termina em 2026. Mas às vezes os primeiros-ministros, em resultado de uma reflexão sobre a situação do país ou de um rebate de consciência, decidem apresentar a sua demissão e têm lugar eleições antecipadas – foi isso que aconteceu em março de 2011”, afirmou o também antigo primeiro-ministro do PSD.

Cavaco Silva falava no encerramento do 3.º Encontro Nacional dos Autarcas Social-Democratas (ASD), em Lisboa.

Num discurso bastante crítico da governação socialista, que classificou como “desastrosa”, o ex-chefe de Estado defendeu que o primeiro-ministro “perdeu a autoridade” e “não desempenha as competências que a Constituição lhe atribui”.

No actual Governo, defende, só se vê “um somatório desarticulado e sem rumo de ministros e secretários de Estado, incapaz de lidar com a crispação social e os grupos de interesse, a sua tendência será para distribuir benesses e comprar votos e para despejar dinheiro para cima dos problemas e não para preparar um futuro melhor para Portugal”.

O PS é um partido que “passa a vida a mentir” e “nunca desceu tão baixo”.
“Ainda se pode acreditar num o Governo que passa o dia a mentir?”, perguntou.

E este Governo é especialista nestas áreas: “Mentiras, propaganda e truques”.

“O Governo é um vazio. A palavra socialista é apenas um slogan. A ação do PS resume-se a manter-se no poder e controlar o Estado sem olhar a meios“.

“Este Governo é uma oligarquia que se considera dona do Estado“, reforçou.

Depois, as comparações com outros dois primeiros-ministros do PS: “O governo de António Guterres deixou o país no pântano. O governo de José Sócrates deixou o país na bancarrota. O governo de António Costa vai deixar ao próximo governo uma herança extremamente pesada“.

O ex-Presidente da República Cavaco Silva considerou também que o líder do PSD está “tão ou mais bem preparado” do que ele próprio quando foi chefe de Governo, defendendo que os sociais-democratas são “a única alternativa” ao PS.

“O doutor Luís Montenegro tem mais experiência política do que eu tinha quando eu subi a primeiro-ministro em 1985, e está tão ou mais bem preparado do que eu estava”, defendeu o antigo primeiro-ministro do PSD e ex-Presidente da República no encerramento do 3.º Encontro Nacional dos Autarcas Social-Democratas (ASD), em Lisboa.

Na opinião de Cavaco Silva, “o PSD é inequivocamente a única, verdadeira alternativa credível ao poder socialista” que assenta numa “oligarquia que se considera dona do Estado”, disse num discurso perante uma plateia cheia e que foi o mais aplaudido do dia.

Para o antigo Presidente da República, o presidente do PSD, Luís Montenegro, “tem identificado bem o adversário político do PSD: o PS e o seu Governo”, acusando o executivo e socialistas de terem colocado “o país na trajetória de empobrecimento e de profunda degradação da situação política nacional”.

É no governo socialista que o PSD deve centrar a sua atenção. Não deve dispersar energias com outros partidos, nem responder às provocações que deles possam vir, assim como de alguns analistas políticos”, recomendou.

Segundo Cavaco, “é totalmente falsa a afirmação de que o PSD não tem apresentado políticas alternativas ao poder socialista”, insistindo que “o PSD é a única opção credível para todos os que queiram libertar Portugal de uma oligarquia que se considera dona do Estado”.

Num discurso duro para a governação socialista, Cavaco Silva elogiou os “programas bem estruturados” já apresentados pela atual liderança do PSD, deixando algumas sugestões ao líder do PSD, que o ouvia na primeira fila, ao lado do presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas.

“Na minha opinião, o PSD não deve cometer o erro de pré anunciar qualquer política de coligações tendo em vista as próximas eleições legislativas. Se o PS, que está em queda, não o faz, porque é que o PSD, que está a subir, deve fazê-lo?”, questionou.

“Ofensivo e anti-democrático”

O PS já reagiu. Eurico Brilhante Dias, presidente do grupo parlamentar do PS, vê neste discurso mais um episódio da “degradação da política”.

“Hoje uma personalidade com muitas responsabilidades adotou uma linguagem ofensiva e antidemocrática, numa evidente captura da direita democrática pelos radicais extremistas que não escamoteiam o ódio ao PS”, escreveu o deputado, no Facebook.

“Se tudo isto é preocupação pelos resultados económicos que vão aparecendo gradualmente na vida dos portugueses então é ainda mais ilegítimo. Não esqueceremos”, avisou.

ZAP // Lusa

46 Comments

  1. Os dois pilares da Democracia em Portugal , são na data de hoje , altamente criticáveis , certo ! …..Mas não é este Sr. ex: P.M e P.R , Cavaco Silva , que tem idoneidade e moralidade Politica para criticar a atual Governação . Os portugueses não precisam de espelho , Ele sim !

    • O Cavaco que ganhou a liderança do PSD sem passado, nem provas, simplesmente quando depois dos “barões” estarem nas suas “capitanias” satisfeitos e aviados, serviu para dar a cara para os BPP, BES, BPN, Barardos, Salgados e companhia, pelo facto de ser politico de cobertura “low cost”. Assim por aparentemente ter apadrinhado o golpe BPN por uns meros 500 mil, “santificado” o BES por umas garrafas de champanhe (??), ter esbanjado os auxílios de adesão à CEE, e acabado com a frota pesqueira nacional, entre outros feitos históricos, vem de dedo esticado mas pouco viril, lamber as botas dum futuro falhado de líder temporário. Que falta de sentido de Estado, estatuto intelectual (que nunca soube o que é!), espirito menor, enfim, o Portugal dos Pequenos em versão actualizada e muito decrépita! Só faltava o Passos para lhe dar os sapatos a lamber!

  2. Cavaco Silva vem de um meio social onde a elegância das palavras e dos sentimentos não era uma prioridade. Nem a instrução primária do Estado Novo nem o curso universitário conseguiram corrigir essa falha de origem, e assim vemos este senhor a recorrer ao rancor mais ácido nas suas observações relativamente a políticos de quem não gosta. Está na altura de o convencer a regressar ao Algarve da sua origem, e a lá ficar, em silêncio…

    • Isso! Já basta os impropérios que disse (ou deixou dito) sobre Saramago. E toda a m… que fez enquanto capo da Máfia politica que tivemos de aturar nos seus consulados! E a sua silenciosa cobardia quando teve Sócrates a governar com ele…

  3. Quem tem telhados de vidro …

    Está a ser muito difícil que a máquina política tanto do PSD como do PS, saiam do mesmo registo que tanto Soares como Cavaco nos habituaram. Nepotismo clientelismo, corrupção são os sinónimos que estão associados a esses dois partidos, apenas porque foram eles que entraram na dança das cadeiras. No entanto isso aconteceria com qualquer outro porque isso faz parte da (má) cultura portuguesa. Urge corrigir essa questão cultural. Deixar de valorizar Isaltinos, Valentins, Felgueiras etc. Tolerância 0 a esses comportamentos a quem tem cargos de governação. A política cada vez menos é feita de integridade e sentido trabalhar por um bem maior, trabalhar pelo interesse do país a longo prazo, mesmo que isso tenha de prejudicar (ligeiramente) os patrocinadores dos partidos políticos, os bancos os grandes empresários.É urgente que haja integridade, rectidão, mas também empatia. Os valores essenciais têm-se perdido, o que se faz de bom é apenas com a preocupação da imagem.

  4. Ressuscitado das catacumbas da politica, falou, mas nada de novo disse.
    Paz à sua reforma. Pode ir e não voltar.

  5. O dr. Aníbal Silva ao referir-se às Governações do País, esqueceu-se de apontar o Governo liderado pelo ex-Primeiro-Ministro, Pedro Coelho, que destruiu a economia e o trabalho em Portugal, deu impulso ao cancelamento da cultura e da ideologia de género, promoveu o desemprego, pobreza, miséria, inflação, crime, e corrupção, criou uma crise na habitação com a criminosa, ilegal, e inconstitucional, «lei das rendas» elaborada pela ex-Ministra da Agricultura, Mar, Ambiente e Ordenamento do Território, Maria Graça, e foi mentor do maior ataque à Classe-Média Portuguesa – com o objectivo de a destruir – de que há memória na História do País; um genocídio social como tão bem definiu o Sr.º Dr.º Alberto João Jardim.
    Os Governos do Sr.º Primeiro-Ministro, António Costa, seguem a mesma agenda política, económica, e de engenharia social, do Governo do ex-Primeiro-Ministro, Pedro Coelho, mas executada de maneira diferente, sendo o objectivo o mesmo: a destruição de Portugal, dos Portugueses, e a manutenção do criminoso, corrupto, e anti-democrático, regime liberal/maçónico imposto pelo golpe de Estado da OTAN em 25 de Abril de 1974, e o ilegítimo sistema político-constitucional ainda vigente.

    • Concordo, só não entendi aquilo que está escrito a seguir aos dois pontos, no ultimo paragrafo. Dá a sensação que faz um quadro bem lúcido da situação, mas no fim borrou a pintura, com as teorias da conspiração….

  6. Pela primeira vez o Ex presidente disse algo que me convenceu. Os erros, mentiras e prepotências deste (des)governo têm sido de tal ordem que só posso ter um comentário: deviam ter vergonha na cara e demitirem-se imediatamente. Mas pensando melhor, será que quem vai para lá a seguir vai fazer melhor? Afinal os portugueses até já estão habituados a ser governados por incompetentes e mentirosos que já nem acreditam que um dia possam ter um governo sério que se preocupe realmente com o país e o povo que os elege.

      • Ó Mário…tem calma pá. Ainda tens emprego mais uns meses. Depois é que terás de te fazer à estrada e ir virar frangos. Até porque a avaliar pelos teus comentários não darás para muito mais.

      • lol. claro Gustavo…estou preocupadíssimo com isso…Depois explica-me o que é isso, fazeres-te à estrada e ir virar frangos…….Mas isso não me interessa… Estou aqui para denegrir o Cavaco, não os comentadores…Não me interessa se são inteligentes, ou se sabem virar frangos….O ataque é ao Cavaco, que é uma coisa abjeta que continua a pairar por aí a comer o dinheiro dos impostos para lhe pagarem a reforma dourada…Se as pessoas tomam isso como pessoal, é porque provavelmente usufruiram dos seus roubos….Nada mais…

  7. Ouviu-se um decrépito dinossáurio desclassificar o líder do seu partido que ele considera não ser capaz de conduzir uma oposição minimamente credível ao governo, pelo que usando uma linguagem soez e arrogante como sempre fez esqueceu-se do apoio que deu acintosamente aos partidos e governos autocráticos de africa, ensaiando trepar coqueiros ou não. Como dizia alguém que conhecemos bem foi simplesmente uma vergonha, sendo este o caso paradigmático do provérbio que diz que os atos ficam com quem os pratica.

  8. Ouviu-se um decrépito dinossáurio desclassificar o líder do seu partido que ele considera não ser capaz de conduzir uma oposição minimamente credível ao governo pelo que usando uma linguagem soez e arrogante como sempre fez esqueceu-se do apoio que deu acintosamente aos partidos e governos autocráticos de africa, ensaiando trepar coqueiros ou não. Como dizia alguém que conhecemos bem foi simplesmente uma vergonha, sendo este o caso paradigmático do provérbio que diz que os atos ficam com quem os pratica.

  9. Palmas ao Cavaco Silva por expressar verbalmente, alto e bom som, o que vai na cabeça de muitos portugueses. Haja alguém que o diga! Esta palhaçada (que piada não tem nenhuma) de andarem a mentir e a mostrarem incompetência nas coisas mais básicas não deve nem pode passar impune. Criticar quem diz o que está á vista de todos é o mesmo que estar a dar palmadinhas nas costas de quem está a errar para com todos aqueles que os lá meteram e não só.

    • o erro é a economia e o bem estar em Portugal por muito que digam o contrário estar a melhorar em Portugal e isso custa muito agora adjuntos a quererem roubar informações a mando de alguém se isso é um erro que prejudica os portugueses isso já duvido

      • Sabias que a Roménia, Irlanda, Espanha… (isto é, os do nosso campeonato) cresceram mais do que Portugal?! Para a próxima informa-te melhor e não tragas para aqui frases feitas. Portugal, cada vez mais no fundo da Europa. E não esquecer que Portugal deve no final de 2022 mais dinheiro do que devia no início do ano. Parabéns! Isto é que é governar bem!

      • Olha as frases feitas! Deves andar distraído mesmo. Mas o que interessa mesmo é o que os portugueses pensam, (afinal a maioria ) e não o que a oposição , (uma assumida, outra disfarçada), nos vai querendo impingir a toda a hora, em tudo o que é notícia em tudo o que é programa. Os trabalhadores das notícias, não estão mais que a servir os interesses dos que lhe pagam o salário. E isso é já tão flagrante que dá pena pois, tudo o que é tendencioso, se não é em assunto direto, pode ler-se nas entrelinhas. Somos constantemente bombardeados!

      • Argumentos é que nem vê-los. Eu referi, e bem, que os países do nosso campeonato cresceram mais do que Portugal. Como tu não podes desmentir isso, nada disseste. Um vazio de ideias. Em linha com o o atual desgoverno.

  10. Ele esqueceu-se certamente das próprias mentiras (caso do BES), e do péssimo governo que fez, desarticulando a agricultura, matando a pesca artesanal, etc, etc….
    Esta figura patética é como o monstro da lagoa negra. Quando a gente pensa que ,,desapareceu de vez, lá volta ele para de novo para nos atormentar a alma.

    • Este comentário revela bem que desde meados de 80 / princípios de 90 não percebeste nada do que se passou por aqui. Só espero que tenhas estado emigrado nesse período. Caso contrário, uma consulta no psiquiatra pode ser recomendável.

  11. Eh eh eh…os Xuxalistas estão a tremer… Basta ver a quantidade de comentários desta notícia. Está tudo a ver o tacho a acabar. Então, o Mário….Eh eh eh

    • Nada disso Paulo, não preciso dessas coisas de tachos…. Pago muitos impostos, mais que a maioria, mas pago-os. Não fujo a eles como muitos….Só detesto o Cavaco o mais possível …. Acho o Passos Coelho uma pessoa capaz, muito capaz, o Montenegro não tanto, mas enfim, não é fácil hoje dia com os populismos. Agora, os que chucham, tanto são rosinhas como laranjinhas, não te esqueças. Os jobs tanto vêm de um lado como do outro. É verdade que os rosas arranjam para mais gente, mas os laranjas dão tachos melhores e maiores. E se negares isso, é porque comes(te) de um deles….Ou melhor ainda, do partido do Paulinho.

      • Está bem ó Mário. Vou fazer de conta que acredito em ti. Entretanto, vai procurando emprego.

      • Sou empresário, sempre fui e sempre serei. Trabalhei sempre por conta própria. Nem todos se podem orgulhar disso. Não preciso do Estado para nada.

      • Pronto, tá certo. Mas isso não me diz que pagas os teus impostos….Eu pago….O meu patrão não sei se paga…..Sabes como é os empresários né?…..Apesar de naturalmente não serem todos iguais…Mas pronto, já entendo o preferir um “liberalismo” que um governo de esquerda não oferece… Já agora, só os empresários é que são gente digna? Esse orgulho parece-me muito bacoco….Cuidado, não olhes assim demasiado de cima para os teus funcionários. Podem não ser muito bons, mas são pessoas….Esse complexo de superioridade não é bom…Claro que se eles fossem bons já tinham encontrado melhor, mas pronto, esse orgulho não faz bem….Vê lá, cuida-te…

      • Orgulho de ser empresário? Ui, estás apresentado!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  12. Este Shô Paulo é dos meus…Ofender gratuitamente…é muito mais fixe, andam estes xuxas em polvorosa, e nós os laranjinhas a espumar a ver se sobra pra nós….como vai essa frustração?

    • Tu também não devias viver da coisa pública. Eu comecei a trabalhar aos fins-de-semana e férias com 13 anos. Iam os meus amigos para a praia e eu ia trabalhar com o meu pai. Formei-me a trabalhar. Tenho várias empresas mas tudo fruto de muito trabalho. E quanto a ti devias procurar fazer o mesmo. Vai trabalhar, malandro!

  13. Este individuo sabe do que fala, do que sempre fez na vida
    Já se esqueceu da maneira como saís da função de presidente da república?
    Isto é uns piores que outros, absolutamente medíocres. Os actuais e os anteriores.
    Venha o diabo e escolha. sejam honestos e sinceros com o povo.
    Será que conseguem?
    Oh homem, cale-se. Será que a Maria lhe permitiu que abrisse a boca?
    Se sim, fale com conteúdo para o povo em geral e não só para uma certa rapaziada.
    Obrigado

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.