Frustração, mágoa e uma t-shirt. Cavaco desceu à Terra e Costa contra-atacou

7

Rodrigo Antunes, José Sena Goulão / Lusa

O primeiro-ministro acusou esta segunda-feira o ex-Presidente da República Cavaco Silva de estar a alimentar “o frenesim” da direita para provocar uma crise política artificial e interromper a trajetória de recuperação da economia — com uma t-shirt de militante, enorme frustração e a mágoa de sempre.

O primeiro-ministro respondeu esta segunda-feira às críticas de Cavaco Silva, acusando o antigo presidente da República de estar a “alimentar o frenesim da direita portuguesa que quer criar uma crise política artificial”.

No sábado, o antigo Presidente da República Aníbal Cavaco Silva acusou o primeiro-ministro, António Costa, de perder a sua autoridade, acrescentando que por vezes os primeiros-ministros “decidem apresentar a sua demissão” devido a “um rebate de consciência”.

Num discurso bastante crítico da governação socialista, que classificou como “desastrosa”, o ex-chefe de Estado defendeu O PS é um partido que “passa a vida a mentir” e “nunca desceu tão baixo. Ainda se pode acreditar num o Governo que passa o dia a mentir?”, perguntou.

Perante os jornalistas, à entrada de um almoço comemorativo dos 25 anos da Expo 98, António Costa considerou que Cavaco Silva “desceu à terra” para fazer uma intervenção na qualidade de militante do PSD.

Segundo António Costa, o antigo presidente “despiu o fato institucional para vestir a t-shirt de militante partidário e fazer um discurso inflamado para animar as suas hostes partidárias”.

António Costa diz que “percebe bem que alguém que tem muitos anos de militância partidária e que teve a enorme frustração de cumprir o seu mandato presidencial dando posse a um governo que não desejava dar posse, tenha ficado sempre com esta mágoa“.

Para o primeiro- ministro, o antigo presidente, enquanto economista, “é um profundo conhecedor dos ciclos económicos”, razão pela qual “percebe a dinâmica em que o país se encontra”, com a “economia portuguesa felizmente a dar a volta às grandes dificuldades que teve de enfrentar com a pandemia, com o início da guerra e com a inflação”.

Portanto, diz António Costa, Cavaco Silva está a “alimentar o frenesim em que a direita portuguesa agora está no sentido de criar o mais rapidamente possível uma crise política artificial“, para não dar tempo a “que os portugueses sintam – como têm direito a sentir – os benefícios desta recuperação económica”.

Só uma cise política poderia interromper essa dinâmica do bom crescimento, do emprego em máximos históricos, do equilíbrio externo já com um saldo positivo este trimestre, dos rendimentos começarem a melhorar e da inflação estar a baixar”, concluiu o primeiro-ministro.

ZAP //

7 Comments

  1. Se dúvidas ainda havia, o Galamba tratou de as esclarecer. O PM é mentiroso. Logo, não se pode acreditar em nada do que diz. Foi apanhado a mentir e o resto é conversa. Só acredita num mentiroso quem quer.

  2. “Só uma cise política poderia interromper essa dinâmica…da bandalheira governativa, do empobrecimento, da atrasadice do país, da cauda da Europa”

  3. O senhor que nunca se engana , que tem uma reforma “baixinha” …. que engoliu sapos aquando da “geringonça” . Fraquinho é o partido e o seu lider que incomodam o senhor cavaco para estas coisas …. coitado do homem , ainda anda procurando a tal bolha financeira de vinte mil milhoes do BES … que diz que havia para que o mesmo nunca fechasse… por isso ele nunca se engana |||||

  4. PS vs SLB
    Sempre disse que qdo o Vieira fosse apanhado o Vale e Azevedo pareceria um anjinho com asas!!!
    Agora digo, qdo o Costinha sair, o Sócrates vai parecer um Mal Menor!!!
    A vida continua… para alguns!!!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.