Catarina Martins: “A política do insulto ou da criação de casos não mora no BE”

Luís Forra / Lusa

Catarina Martins, líder do Bloco de Esquerda, garantiu que um Orçamento que assegure médicos no SNS e responda aos desempregados terá o voto dos bloquistas.

A coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, disse, este domingo, que a política do insulto “não mora” no partido e assegurou que um Orçamento do Estado que assegure médicos no SNS, responda aos desempregados e tenha contas rigorosas terá sempre o voto dos bloquistas.

Catarina Martins falava aos jornalistas após uma reunião, em Lisboa, com profissionais de saúde e especialistas, com quem debateu o agravamento da pandemia e as opções do Orçamento do Estado para 2021 para o Serviço Nacional de Saúde (SNS).

“O país está a atravessar um momento muito difícil e eu digo e repito: um orçamento que assegure que há médicos no Serviço Nacional de Saúde, que responda aos desempregados e que tenha contas rigorosas terá sempre o voto do BE. Nunca me desvio do fundamental, que é criar soluções”, respondeu, quando questionada sobre as críticas e avisos feitos pelo PS sobre a questão orçamental.

A líder foi perentória: “A política do insulto ou da criação de casos não mora no Bloco de Esquerda e continuarei persistente nesse caminho, porque acho que o momento exigente que vivemos é isso que pede de nós”.

Sobre as negociações com o primeiro-ministro, António Costa, marcadas para terça-feira sobre o OE2021, Catarina Martins disse esperar “sempre um resultado diferente”, tendo a expectativa de que seja possível “construir as melhores soluções para o Orçamento do Estado”.

“É nisso que o Bloco está empenhado e é por isso que o Bloco tem vindo, sem abdicar daquilo que são matérias fundamentais, a evoluir nas suas posições e a tentar encontrar pontos muito concretos que possam permitir chegar a este caminho. Espero que toda a gente queira fazer este esforço que o Bloco tem feito”, apelou.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Ryanair avança para tribunal contra o Governo britânico

A Ryanair e uma empresa dona de três aeroportos britânicos, a MAG, vão fazer queixa nos tribunais contra o sistema de "luzes" nas viagens. Esta quarta-feira à noite, a Ryanair e a maior operadora aeroportuária do …

Ventura concorre pelo Chega à Assembleia Municipal de Moura

André Ventura é o candidato do partido à Assembleia Municipal de Moura nas próximas eleições autárquicas, anunciou o próprio esta quinta-feira. O presidente do Chega, André Ventura, disse esta quinta-feira que vai ser o cabeça-de-lista do …

Texas vai permitir porte de armas em público sem ser necessária qualquer licença

O governador republicano do Texas assinou uma lei que permite o porte de armas em público, sem respetiva licença, a última de uma série de medidas que expandem este tipo de direitos nos estados conservadores …

Para já, Ivo Rosa escapa de um inquérito disciplinar do Conselho Superior da Magistratura

O Conselho Superior da Magistratura não vai abrir inquérito disciplinar a Ivo Rosa, pelo menos, para já. O órgão de gestão dos juízes concluiu que não há suspeitas de violação de caso julgado na decisão …

Mario Gómez: "O futebol é como a roupa, é de modas"

Comentário do antigo internacional alemão sobre as funções do ponta-de-lança atual. Mario não tem saudades dos relvados. Mario Gómez García, o homem que veio de Riedlingen, na República Federal da Alemanha, para marcar muitos golos. Figura …

A um mês dos Jogos Olímpicos, Tóquio pondera levantar estado de emergência

Os Jogos Olímpicos, que foram adiados no ano passado devido à pandemia, vão começar no dia 23 de julho. O Governo japonês está a ponderar levantar o estado de emergência em Tóquio. Tóquio está em estado …

Militares birmaneses acusados de incendiar uma aldeia

Uma aldeia foi destruída pelo Exército birmanês depois de confrontos entre militares e opositores da junta ditatorial. Dois idosos, que não conseguiram fugir, acabaram por morrer queimados. A aldeia de Kin Ma, na região de Magway, …

Ucrânia 2-1 Macedónia N. | “Synio-zhovti” relançam aspirações

A Ucrânia conquistou esta quinta-feira a sua segunda vitória em Europeus, depois de seis derrotas consecutivas, ao bater a estreante Macedónia do Norte por 2-1, em encontro disputado em Bucareste, com arbitragem pelo argentino Fernando …

Mais 1.233 casos de covid-19 em Portugal. Morreram duas pessoas

Esta quinta-feira, Portugal registou 1.233 novos casos e duas mortes na sequência da infeção por covid-19. Segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS), foram registados, nas últimas 24 horas, mais 1.233 casos e …

Proibida circulação de e para a Área Metropolitana de Lisboa ao fim de semana

A situação epidemiológica em Portugal é agora "mais preocupante", pelo que "dificilmente" o país deverá desconfinar na próxima semana como estava previsto, anunciou esta quinta-feira a ministra Mariana Vieira da Silva. A ministra da Presidência, Mariana …