Casos “abafados”, professores sem carreira e falha de funcionários. Assim se resume o 1º mês de aulas

Tiago Petinga / Lusa

A denúncia é feita pelo sindicalista Mário Nogueira. Ainda assim, o secretário-geral da FENPROF diz que a transparência tem sido “a norma”. Contudo, já há professores a parar de ensinar para envergar noutras áreas, enquanto que os funcionários das escolas não são suficientes. Ministério já prometeu novo reforço em janeiro de 2021.

De acordo com a denúncia feita por Mário Nogueira, há escolas cujas direções “optam por não divulgar” e “abafam” casos positivos de covid-19. Em declarações ao jornal “i”, o sindicalista revela que lhes chegam todos os dias “relatos de escolas em que é dito aos professores que não divulguem o problema no exterior da escola. Supostamente é para não criar alarmismo, mas é estranho.”

O secretário-geral da FENPROF sublinha que esta “não é a norma”, pois a maior parte das escolas tem sido transparente. Filinto Lima, da Associação de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas, também concorda com este ponto de vista e explica que “não devemos alarmar mas sim informar e ser verdadeiros. E é com este equilíbrio que as escolas têm atuado”.

Este equilíbrio mantido por grande parte das escolas não tem sido fácil de cumprir, uma vez que há uma grande escassez de professores, garante Filinto Lima. “Alguns professores já começam a meter licença sem vencimento, ou seja, estão a querer experimentar outras áreas, e o futuro deles pode ser noutras áreas, podem deixar o ensino”, considera.

No Orçamento do Estado para 2021, está prevista a vinculação de 3 mil funcionários nas escolas a partir de janeiro. Em relação a isto Filinto Lima acredita que “seja um passo definitivo para se deixar de falar de uma escassez crónica destes funcionários”, disse ao Jornal de Notícias.

Porém, para já, o reforço “temporário” é só de 1500 pessoas. “São 1500 para 811 agrupamentos e quase 5000 escolas – é uma gota no oceano”, divulgou Manuel Pereira, da Associação Nacional de Dirigentes Escolares ao JN.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. O Costa e seus compadres no inicio do ano letivo vieram anunciar que os funcionários (auxiliares) estavam já contratados, como habitualmente só acreditou quem é Ceguinho e Lorpa. Vamos chegar a Janeiro e ainda estarão por colocar (como d’habitude). Isto é vira e toca o mesmo todos os anos, nada muda.
    Politicos = Charlatões, Mentirosos

RESPONDER

Cientistas "encontraram" a válvula de Nikola Tesla nos intestinos de tubarões

Cientistas descobriram que os intestinos de tubarões funcionam de forma semelhante à famosa válvula unidirecional de Nikola Tesla, criada há mais de 100 anos. Pela primeira vez, cientistas fizeram exames 3D de intestinos de tubarão para …

Recolher obrigatório, limitação horária nos restaurantes e restrições por concelho podem acabar hoje

Na reunião de terça-feira no Infarmed, os peritos concluíram haver condições para começar a aliviar algumas das medidas restritivas em vigor. Em Conselhos de Ministros, que se irá realizar hoje, o Governo irá definir novas …

Alerta de tsunami no Alasca depois de sismo de magnitude 8.2

A península do Alasca, a oeste dos Estados Unidos, foi atingida por um sismo de magnitude 8.2 na noite de quarta-feira (7h15 de quinta-feira em Lisboa) e já foi lançado um alerta de tsunami na …

Conselho de Ministros reúne-se para discutir próximos passos no desconfinamento

O Conselho de Ministros reúne-se esta quinta-feira para decidir os próximos passos no processo de abertura do país, dois dias depois de especialistas terem sugerido a evolução das medidas de restrição de acordo com a …

Capacete magnético mostra-se eficaz na redução de tumor cerebral

O diagnóstico de um cancro é sempre complicado, mas há partes do corpo onde a presença da doença pode ser mais ameaçadora. É o caso do glioblastoma, um tipo de cancro cerebral, que se não …

Engenheiros japoneses fizeram levitar objectos com "armadilha acústica"

Engenheiros japoneses descobriram uma forma de fazer pequenos objectos levitar usando apenas ondas sonoras, o que pode ser um passo importante para a tecnologia. A engenharia biomédica, o desenvolvimento de farmacêuticos e a nanotecnologia podem vir …

Juno fez a maior aproximação a Ganimedes das duas últimas décadas (e as imagens são de cortar a respiração)

A NASA divulgou, recentemente, um vídeo da sonda Juno a passar por Júpiter e Ganimedes, uma das suas luas. As imagens são de cortar a respiração. Juno visitou Ganimedes em junho. As imagens foram captadas no …

Homicídio com 32 anos resolvido com a menor amostra de ADN de sempre

Um caso de homicídio ocorrido há 32 anos, que muitos consideraram impossível de ser resolvido, foi finalmente desvendado (e tudo graças à amostra de ADN mais pequena de sempre usada para decifrar um caso). De acordo …

Braços robóticos controlados remotamente podem vir a realizar cirurgias delicadas

Um equipa de investigadores está a trabalhar para eliminar movimentos rígidos nos braços robóticos, de modo a torná-los mais ágeis. O objetivo é que no futuro estes possam empilhar pratos ou até realizar cirurgias delicadas. Os …

Alemão foi forçado a remover estátua do pai por esta se parecer com Hitler

Um alemão foi obrigado a retirar uma figura de madeira de um cemitério, que seria para homenagear o seu falecido pai, por ter semelhanças com o antigo ditador nazi. As autoridades do município de Weil im …