Casos “abafados”, professores sem carreira e falha de funcionários. Assim se resume o 1º mês de aulas

Tiago Petinga / Lusa

A denúncia é feita pelo sindicalista Mário Nogueira. Ainda assim, o secretário-geral da FENPROF diz que a transparência tem sido “a norma”. Contudo, já há professores a parar de ensinar para envergar noutras áreas, enquanto que os funcionários das escolas não são suficientes. Ministério já prometeu novo reforço em janeiro de 2021.

De acordo com a denúncia feita por Mário Nogueira, há escolas cujas direções “optam por não divulgar” e “abafam” casos positivos de covid-19. Em declarações ao jornal “i”, o sindicalista revela que lhes chegam todos os dias “relatos de escolas em que é dito aos professores que não divulguem o problema no exterior da escola. Supostamente é para não criar alarmismo, mas é estranho.”

O secretário-geral da FENPROF sublinha que esta “não é a norma”, pois a maior parte das escolas tem sido transparente. Filinto Lima, da Associação de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas, também concorda com este ponto de vista e explica que “não devemos alarmar mas sim informar e ser verdadeiros. E é com este equilíbrio que as escolas têm atuado”.

Este equilíbrio mantido por grande parte das escolas não tem sido fácil de cumprir, uma vez que há uma grande escassez de professores, garante Filinto Lima. “Alguns professores já começam a meter licença sem vencimento, ou seja, estão a querer experimentar outras áreas, e o futuro deles pode ser noutras áreas, podem deixar o ensino”, considera.

No Orçamento do Estado para 2021, está prevista a vinculação de 3 mil funcionários nas escolas a partir de janeiro. Em relação a isto Filinto Lima acredita que “seja um passo definitivo para se deixar de falar de uma escassez crónica destes funcionários”, disse ao Jornal de Notícias.

Porém, para já, o reforço “temporário” é só de 1500 pessoas. “São 1500 para 811 agrupamentos e quase 5000 escolas – é uma gota no oceano”, divulgou Manuel Pereira, da Associação Nacional de Dirigentes Escolares ao JN.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. O Costa e seus compadres no inicio do ano letivo vieram anunciar que os funcionários (auxiliares) estavam já contratados, como habitualmente só acreditou quem é Ceguinho e Lorpa. Vamos chegar a Janeiro e ainda estarão por colocar (como d’habitude). Isto é vira e toca o mesmo todos os anos, nada muda.
    Politicos = Charlatões, Mentirosos

RESPONDER

Austrália aprova lei e é o primeiro país a obrigar Facebook e Google a pagar conteúdos jornalísticos

O Parlamento da Austrália aprovou a lei que impõe à Google e ao Facebook o pagamento aos órgãos de comunicação australianos pela publicação dos seus conteúdos jornalísticos, a primeira legislação do mundo deste género. A lei …

Situação clínica de Alfredo Quintana é "muito grave"

Alfredo Quintana, guarda-redes de andebol, de 32 anos, sofreu uma paragem cardíaca num treino, na segunda-feira. Encontra-se internado no Hospital de São João, no Porto, e a situação clínica é "muito grave". A situação clínica …

Documentos mostram que assassinos de Khashoggi usaram aviões de empresa controlada pelo príncipe herdeiro

Documentos judiciais revelam que os dois jatos particulares usados ​​pelos supostos assassinos do jornalista Jamal Khashoggi pertenciam a uma empresa que, menos de um ano antes, tinha sido apreendida pelo príncipe herdeiro da Arábia Saudita. Os …

António Guterres agradece confiança do Governo português

O secretário-geral da ONU expressou, esta quarta-feira, agradecimento e humildade por receber o apoio oficial do Governo português para um segundo mandato e prometeu fazer de tudo para continuar a ser digno da renomeação. "O secretário-geral …

Israel identifica cidadãos que não foram vacinados. Na Galiza, quem recusar vacina arrisca multa

O Parlamento israelita autorizou esta quarta-feira o Ministério da Saúde a comunicar às entidades públicas do país as identidades de pessoas não vacinadas contra a covid-19, levantando preocupações sobre a privacidade dos cidadãos que recusam …

Testes por saliva usados em eventos-piloto antes de festivais de verão

Os agentes ligados a festivais e concertos e a Direção-Geral de Saúde (DGS) vão realizar várias experiências-piloto para se perceber em que moldes se podem concretizar os festivais de música no verão. Uma das ideias é …

Mais 49 mortes e 1.160 casos de covid-19. Há menos doentes internados do que no Natal

O boletim divulgado esta quinta-feira pela Direção-Geral da Saúde (DGS) indica que foram registados 1.160 novos casos de covid-19 em Portugal. Nas últimas 24 horas, morreram 49 pessoas. Portugal registou, esta quinta-feira, 1.160 novos casos de …

Bruxelas vai rever regras de uso de telemóvel em roaming

A Comissão Europeia vai rever as regras sobre o roaming do telemóvel, ajustando as tarifas máximas e aumentando a transparência, tendo em vista que o regulamento em vigor caduca a 30 de junho de 2022. Segundo …

Amnistia Internacional retira estatuto de prisioneiro de consciência a Navalny

A Amnistia Internacional anunciou que não pode considerar o principal opositor russo um "prisioneiro de consciência" devido a algumas declarações nacionalistas e xenófobas feitas por si no passado. Esta informação foi revelada, na terça-feira, pelo jornalista …

CGTP volta à rua com concentrações nos distritos e greves e plenários nas empresas

A CGTP vai voltar à rua pela valorização dos salários e do emprego e o respeito pelos direitos individuais e coletivos. A CGTP volta à rua com uma Jornada Nacional de Luta descentralizada para exigir melhores …