Casos “abafados”, professores sem carreira e falha de funcionários. Assim se resume o 1º mês de aulas

Tiago Petinga / Lusa

A denúncia é feita pelo sindicalista Mário Nogueira. Ainda assim, o secretário-geral da FENPROF diz que a transparência tem sido “a norma”. Contudo, já há professores a parar de ensinar para envergar noutras áreas, enquanto que os funcionários das escolas não são suficientes. Ministério já prometeu novo reforço em janeiro de 2021.

De acordo com a denúncia feita por Mário Nogueira, há escolas cujas direções “optam por não divulgar” e “abafam” casos positivos de covid-19. Em declarações ao jornal “i”, o sindicalista revela que lhes chegam todos os dias “relatos de escolas em que é dito aos professores que não divulguem o problema no exterior da escola. Supostamente é para não criar alarmismo, mas é estranho.”

O secretário-geral da FENPROF sublinha que esta “não é a norma”, pois a maior parte das escolas tem sido transparente. Filinto Lima, da Associação de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas, também concorda com este ponto de vista e explica que “não devemos alarmar mas sim informar e ser verdadeiros. E é com este equilíbrio que as escolas têm atuado”.

Este equilíbrio mantido por grande parte das escolas não tem sido fácil de cumprir, uma vez que há uma grande escassez de professores, garante Filinto Lima. “Alguns professores já começam a meter licença sem vencimento, ou seja, estão a querer experimentar outras áreas, e o futuro deles pode ser noutras áreas, podem deixar o ensino”, considera.

No Orçamento do Estado para 2021, está prevista a vinculação de 3 mil funcionários nas escolas a partir de janeiro. Em relação a isto Filinto Lima acredita que “seja um passo definitivo para se deixar de falar de uma escassez crónica destes funcionários”, disse ao Jornal de Notícias.

Porém, para já, o reforço “temporário” é só de 1500 pessoas. “São 1500 para 811 agrupamentos e quase 5000 escolas – é uma gota no oceano”, divulgou Manuel Pereira, da Associação Nacional de Dirigentes Escolares ao JN.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. O Costa e seus compadres no inicio do ano letivo vieram anunciar que os funcionários (auxiliares) estavam já contratados, como habitualmente só acreditou quem é Ceguinho e Lorpa. Vamos chegar a Janeiro e ainda estarão por colocar (como d’habitude). Isto é vira e toca o mesmo todos os anos, nada muda.
    Politicos = Charlatões, Mentirosos

RESPONDER

"Uma mão cheia de nada". PSD diz que OE2021 é um strogonoff-vegan para pescar votos

O PSD disse esta quarta-feira que a proposta de Orçamento do Estado para 2021 é uma espécie de "strogonoff-vegan", procurando assim o apoio de PCP e PAN. Pela voz do deputado Duarte Pacheco, no na abertura …

Recolher obrigatório, centros comerciais a fechar mais cedo e ensino à distância. Cenário pode estar próximo no Norte

Numa altura em que os especialistas alertam que a região do norte pode atingir os 7.000 casos diários na próxima semana, são muitos os autarcas que se antecipam e começam a planear medidas mais restritas …

SNS já está a enviar doentes covid-19 para o privado. Hospital de Penafiel à beira da rutura

O jornal Público avança esta quarta-feira que o Serviço Nacional de Saúde (SNS) já está a encaminhar doentes com covid-19 para os hospitais privados. De acordo com o matutino, há pelo menos uma unidade privada …

Estes dinossauros acabaram por ser extintos porque tinham asas, mas não sabiam voar

Apesar de terem asas de morcego, os dois pequenos dinossauros, Yi e Ambopteryx, só conseguiam deslizar entre as árvores. Yi e Ambopteryx, que viviam no norte da região onde se situa atualmente a China, lutavam para voar …

Champions à portuguesa. FC Porto soma primeira vitória, João Félix e Jota brilham

O FC Porto arrecadou esta quarta-feira a primeira vitória na Liga dos Campeões de futebol, na receção ao Olympiacos (2-0), numa segunda jornada em que João Félix e Diogo Jota brilharam por Atlético de Madrid …

Uso de máscara na rua já é obrigatório. Saiba tudo o que muda nos próximos dias

O uso de máscara na rua passa a ser obrigatório a partir de hoje, com exceções, e o não cumprimento desta imposição é punido com multas que vão até aos 500 euros. Conheça tudo o …

Ronaldo volta a testar positivo (e falha reencontro com Messi na Champions)

O internacional português Cristiano Ronaldo voltou a testar positivo ao novo coronavírus e vai por isso falhar o jogo entre a Juventus e o Barcelona de Lionel Messi a contar para a Liga dos Campeões. …

Costa convoca partidos e Conselho de Ministros extraordinário para "ações imediatas"

O primeiro-ministro marcou reuniões com os partidos na sexta-feira e convocou para sábado um Conselho de Ministros extraordinário para definir novas "ações imediatas" para o controlo da pandemia de covid-19 em Portugal. Fonte do Governo disse, esta …

De Jong: "O treinador avisou-me: cuidado com a boa vida em Barcelona"

O jovem médio contou a conversa que teve com Ronald Koeman, quando Koeman não era treinador do Barcelona. Messi é o "melhor do mundo". Frenkie de Jong chegou a Barcelona no verão de 2019 mas, antes …

Produtos de limpeza perfumados podem ser prejudiciais para a saúde

Os produtos de limpeza perfumados podem ser prejudiciais para a saúde, causando problemas que vão desde dores de cabeça e erupções cutâneas até asma, disfunção do sistema imunitário e problemas cardíacos. A pandemia de covid-19 fez …