Número de casos confirmados aumenta 0,7%. Não se pode ignorar “uma potencial segunda onda”

José Sena Goulão / Lusa

O secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales

Portugal regista esta sexta-feira 24.027 casos confirmados de covid-19, mais 163 em comparação com o dia anterior. Esta subida de 0,7% é a mais baixa registada desde 19 de março.

O número de óbitos chega aos 928, mais 25 mortes do que no domingo. Os números foram hoje avançados através do boletim epidemiológico da Direção-Geral de Saúde (DGS). O número de óbitos aumentou 2,8% relativamente ao dia de ontem, fixando a taxa de letalidade nos 3,86%.

O aumento de mortes deu-se principalmente em pacientes com idade superior a 80 anos, com 19 mortes registadas de pessoas nesta faixa etária.

O número de pacientes recuperados também voltou a aumentar, subindo de 1.329 para 1.357.

Há ainda 30.703 casos em contacto de vigilância pelas autoridades de saúde, sendo que 5.091 aguardam resultado laboratorial para saberem se estão infetadas com o novo coronavírus.

O boletim epidemiológico indica ainda que há 955 pacientes internados. Segundo o SAPO24, esta é a primeira vez desde o início do mês de abril que este valor desce abaixo dos mil. Destes pacientes, 176 deles estão nos cuidados intensivos.

A região Norte é a que regista o maior número de mortos (536), seguida da região Centro (191), de Lisboa e Vale do Tejo (179), do Algarve (12), dos Açores (9) e do Alentejo, que regista um caso.

Conferência de imprensa COVID-19

Conferência de imprensa COVID-19 | Acompanhe em direto #DGS #Saúde #SNS

Publicado por Direção-Geral da Saúde em Segunda-feira, 27 de abril de 2020

Na habitual conferência de imprensa, o secretário-geral da Saúde, António Lacerda Sales, disse que o Serviço Nacional de Saúde “está adaptado e a adaptar-se em pista dupla” e garante que não se pode ignorar “uma potencial segunda onda”.

A diretora-geral de Saúde, Graça Freitas, argumenta que a decisão de realizar apenas um teste para confirmar a recuperação de pacientes que estão em casa foi baseada em artigos científicos. “Não tem nada que ver com a disponibilidade de testes”, defende.

“Volto a dizer que quem está em protocolo de fazer os dois testes, poderá continuar a fazê-lo. Vamos acompanhar a evidência para alterar as nossas indicações. Que fique claro que não há nenhuma restrição ao número de testes que temos capacidade de fazer”, disse Graça Freitas.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Ventura reforça poder no Chega. Direção pode suspender militantes

No dia 30 de maio, foram aprovados dois regulamentos que dão poder à direção do Chega para suspender militantes do partido. Segundo avança a revista Sábado, no passado fim de semana, o Conselho Nacional do partido …

Egípcio submeteu as três filhas a mutilação genital feminina. Agora, vai ser julgado

Um pai terá dito às três filhas que iam ser vacinadas contra a covid-19, mas, quando acordaram, tinham sido mutiladas. Um cidadão egípcio vai ser julgado por, alegadamente, ter forçado as três filhas menores a serem …

Vacina da Universidade de Oxford para a covid-19 será testada no Brasil

A vacina contra a covid-19 em que trabalham os cientistas da Universidade de Oxford será testada no Brasil, pelo nível de infeção naquele país, revelou esta sexta-feira o Times. Com o declínio nos casos de coronavírus …

Esta noite há um eclipse penumbral da Lua

Esta noite tem bons motivos para atrasar o jantar: ao início da noite desta sexta-feira, haverá um eclipse penumbral da Lua. A Lua vai ficar na penumbra na noite desta sexta-feira. Pouco antes das 21h, em …

Depois de Latifa e Haya, mais uma princesa pediu ajuda para fugir do Dubai (e está desaparecida)

Depois da fuga da princesa Latifa e da princesa Haya do Dubai, outra jovem gravou um vídeo a pedir ajuda para escapar dos seus pais. Agora, está desaparecida. De acordo com o jornal espanhol El País, …

Caso Maddie. Suspeito alemão alvo de nova investigação por crime semelhante na Alemanha

Christian B., de 43 anos, poderá estar associado ao desaparecimento de uma menina de cinco anos, em 2015, na Alemanha. De acordo com a agência DPA, o Ministério Público alemão abriu uma nova investigação sobre o …

À espera de propostas concretas, Jerónimo quer salário pago a 100%

Jerónimo de Sousa admite que só tomará uma posição quanto ao Orçamento Suplementar quando souber as "propostas concretas". Esta sexta-feira, o secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, disse que só tomará uma posição quanto ao Orçamento …

Do ruído à reciclagem. No Dia Mundial do Ambiente, associação Zero divulga dados preocupantes

As principais preocupações da associação ambientalista Zero em Portugal são ao nível do desperdício de água, do ruído e da reciclagem. Do excesso de lixo produzido por cada habitante ao ruído em excesso provocado pelo …

Esferográfica pessoal e máscara obrigatórios nas eleições do FC Porto

As eleições do FC Porto estão agendadas para este fim de semana e os sócios que quiserem exercer o seu direito de voto terão de levar uma máscara de proteção individual e uma esferográfica. No comunicado …

Açores sem infetados por covid-19. Último paciente internado recuperou

Os Açores estão oficialmente livres de covid-19. Dois meses e meio depois do primeiro caso na região, os Açores não têm qualquer registo de infetados por covid-19. Vasco Cordeiro, presidente do Governo Regional, anunciou no Facebook …