Número de casos confirmados aumenta 0,7%. Não se pode ignorar “uma potencial segunda onda”

José Sena Goulão / Lusa

O secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales

Portugal regista esta sexta-feira 24.027 casos confirmados de covid-19, mais 163 em comparação com o dia anterior. Esta subida de 0,7% é a mais baixa registada desde 19 de março.

O número de óbitos chega aos 928, mais 25 mortes do que no domingo. Os números foram hoje avançados através do boletim epidemiológico da Direção-Geral de Saúde (DGS). O número de óbitos aumentou 2,8% relativamente ao dia de ontem, fixando a taxa de letalidade nos 3,86%.

O aumento de mortes deu-se principalmente em pacientes com idade superior a 80 anos, com 19 mortes registadas de pessoas nesta faixa etária.

O número de pacientes recuperados também voltou a aumentar, subindo de 1.329 para 1.357.

Há ainda 30.703 casos em contacto de vigilância pelas autoridades de saúde, sendo que 5.091 aguardam resultado laboratorial para saberem se estão infetadas com o novo coronavírus.

O boletim epidemiológico indica ainda que há 955 pacientes internados. Segundo o SAPO24, esta é a primeira vez desde o início do mês de abril que este valor desce abaixo dos mil. Destes pacientes, 176 deles estão nos cuidados intensivos.

A região Norte é a que regista o maior número de mortos (536), seguida da região Centro (191), de Lisboa e Vale do Tejo (179), do Algarve (12), dos Açores (9) e do Alentejo, que regista um caso.

Conferência de imprensa COVID-19

Conferência de imprensa COVID-19 | Acompanhe em direto #DGS #Saúde #SNS

Publicado por Direção-Geral da Saúde em Segunda-feira, 27 de abril de 2020

Na habitual conferência de imprensa, o secretário-geral da Saúde, António Lacerda Sales, disse que o Serviço Nacional de Saúde “está adaptado e a adaptar-se em pista dupla” e garante que não se pode ignorar “uma potencial segunda onda”.

A diretora-geral de Saúde, Graça Freitas, argumenta que a decisão de realizar apenas um teste para confirmar a recuperação de pacientes que estão em casa foi baseada em artigos científicos. “Não tem nada que ver com a disponibilidade de testes”, defende.

“Volto a dizer que quem está em protocolo de fazer os dois testes, poderá continuar a fazê-lo. Vamos acompanhar a evidência para alterar as nossas indicações. Que fique claro que não há nenhuma restrição ao número de testes que temos capacidade de fazer”, disse Graça Freitas.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Narco Drones" apanhados a entregar drogas numa prisão chilena

Reclusos e cúmplices no exterior estão a usar drones para contrabandear droga para a prisão mais antiga do Chile. As autoridades chilenas descobriram que o esquema de contrabando tinha como objetivo transportar drogas para a Ex …

Erupção do vulcão Etna causa problemas económicos na Sicília

Nos últimos meses, o vulcão Etna tem estado em constante erupção e o custo de limpeza das cinzas está a deixar muitas cidades da Sicília à beira da falência. O vulcão Etna – um dos mais …

Argentina cria documento de identidade para pessoas não binárias

O Presidente da Argentina anunciou, esta semana, que o país tem um novo documento de identidade para incluir pessoas não binárias. É o primeiro país da América Latina a fazê-lo. De acordo com o chefe de …

Costa diz que Portugal vai ter "o dobro" de fundos comunitários para investir

O primeiro-ministro afirmou, este sábado, que Portugal vai contar, nos próximos sete anos, com "o dobro" de fundos comunitários para investimento, considerando que esta "é uma oportunidade única" que não pode ser desperdiçada. "Vamos ter a …

Chinesa morre após salvar a filha de deslizamento de terra. Bebé esteve 24 horas nos escombros

Uma mulher morreu após salvar o seu bebé quando um deslizamento de terra e uma forte inundação atingiram a sua casa na China, revelam as equipas de resgate. Como noticia a BBC, a bebé foi resgatada …

Caso Ihor. IGAI pede expulsão do ex-diretor de fronteiras do SEF

A Inspeção-Geral da Administração Interna (IGAI) já entregou ao ministro Eduardo Cabrita o relatório final do processo disciplinar contra o inspetor coordenador do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) António Sérgio Henriques, que propõe a …

Chuvas torrenciais fazem mais de uma centena de mortos na Índia

Pelo menos 136 pessoas morreram na Índia, em consequência de chuvas torrenciais que assolaram o país e causaram fortes enchentes e deslizamentos de terra, enterrando casas e submergindo ruas. Numa altura em que as alterações climáticas …

China inaugurou o comboio mais rápido do mundo

O comboio-bala maglev, que pode atingir uma velocidade de 600 quilómetros por hora, fez a sua estreia em Qingdao, na China, esta semana. Tal como conta a cadeia televisiva CNN, este comboio-bala maglev foi desenvolvido pela …

Quatro portugueses detidos em Espanha por alegada violação de duas mulheres

A polícia espanhola anunciou, este sábado, ter detido quatro cidadãos portugueses por suposta violação múltipla e abusos sexuais a duas mulheres de 22 e 23 anos, numa pensão em Gijón, no norte do país. Segundo a …

Stonehenge pode perder estatuto de património mundial da UNESCO

Depois de Liverpool, também Stonehenge pode perder o estatuto de património mundial da UNESCO. O aviso surge após o secretário dos transportes, Grant Shapps, ter dado luz verde aos planos de construção de um túnel …