Casa Branca organizou evento de “supertransmissão”. Presidente e mais 10 ficaram infetados

A Casa Branca organizou um evento de “supertransmissão” do novo coronavírus, que causa a covid-19, considerou este sábado Anthony Fauci, o principal especialista norte-americano em doenças infeciosas.

Anthony Fauci referia-se ao evento organizado à volta do anúncio de Donald Trump da escolha de Amy Coney Barrett para juíza do Supremo Tribunal, explica o jornal Público.

Pelo menos onze pessoas, incluindo o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e a primeira-dama, Donald Trump, ficaram infetados nesta reunião, cujo surto, entende o especialista norte-americano, poderia ter sido evitado.

Esta não é a primeira vez que Fauci critica publicamente a gestão da Casa Branca na pandemia de covid-19, que já fez pelo menos 213.570 vítimas mortais nos Estados Unidos.

Trump diz estar de boa saúde

 

Donald Trump diz estar de boa saúde devido ao tratamento experimental que recebeu quando estava internado no hospital. Numa entrevista esta sexta-feira à Fox News, o Presidente dos Estados Unidos revelou que a covid-19 o deixou-o sem forças.

Não me sentia com forças. Não tive problemas respiratórios que muitas pessoas têm, não tive nada disso. Ainda assim, não me sentia com força, não me sentia como Presidente dos Estados Unidos da América se deve sentir. Os médicos do hospital foram incríveis, vieram de todo o lado. Acho que é bom ser Presidente”, adiantou.

Apesar de continuar em observação, Donald Trump garante que já não está a tomar qualquer medicação para a doença: “Vou estar em observação até que os médicos me dispensem. Já fiz vários testes e, neste momento, estou livre de medicação, não estou a tomar nenhuma medicação, provavelmente há oito horas.”

Esta foi a primeira entrevista de Donald Trump em frente às câmaras depois de testar positivo para a covid-19 e ter estado internado por “precaução”.

Fauci considerou ainda que as declarações de Trump sobre o tratamento experimental que fez – e que o próprio rotulou como “cura” – podem provocar muita confusão.

“Depende muito do que queres dizer com remédio, pois essa palavra causa muita confusão (…) Têm resultados prometedores nos ensaios clínicos, mas a sua eficácia geral e segurança ainda não foram provadas“, justificou Anthony Fauci à CBS Radio.

EUA com mais de 900 mortos em 24 horas

Os Estados Unidos registaram 938 mortes devido à covid-19 e mais 60.279 casos da doença, nas últimas 24 horas, indicou na sexta-feira a Universidade Johns Hopkins.

Este último balanço, às 20:00 de sexta-feira (01:00 de hoje em Lisboa), elevou o número total de óbitos para 213.570 e o de casos para 7.658.559 desde o início da pandemia.

De acordo com a contagem independente da universidade norte-americana, o estado de Nova Iorque continua a ser o que regista maior número de mortos no país, 33.290, mais do que o número de óbitos devido à doença no Peru, em França ou em Espanha.

O Instituto de Métricas e Avaliações de Saúde da Universidade de Washington, cujos modelos de evolução da pandemia são frequentemente referidos pela Casa Branca, estimou que, nas eleições presidenciais, agendadas para 3 de novembro, os Estados Unidos vão chegar às 235 mil mortes, e em 31 de dezembro às 360 mil.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de um milhão e sessenta e três mil mortos e mais de 36,5 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

ZAP ZAP // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. «Pelo menos onze pessoas, incluindo o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e a primeira-dama, Donald Trump…» Funny!

RESPONDER

Paços de Ferreira 0-5 Benfica | Seferovic “parte tudo” na Capital do Móvel

Na noite deste sábado, o Benfica somou o sétimo triunfo consecutivo no campeonato, ao golear o Paços de Ferreira por 5-0, num embate relativo à 26.ª jornada do campeonato. A equipa de Jorge Jesus, que acabou …

Após terramotos e deslizamentos, a "cidade moribunda" de Itália ainda resiste no topo de uma montanha

Chamar-se a si mesmo de "Cidade Moribunda" pode não parecer a melhor forma de atrair turistas, mas Civita, em Itália, aprendeu a viver com o facto de estar a morrer. Há vários séculos, a cidade …

"Alexa, estou com calor." Já é possível controlar o ar condicionado de um Lamborghini apenas com a voz

A Amazon está a dar um grande passo na indústria automóvel ao integrar a Alexa no Huracán EVO da Lamborghini, não apenas para fazer perguntas, mas dando ao assistente virtual a capacidade de controlar as …

Nova tecnologia pode enviar luz solar para o subsolo

Investigadores da Universidade Tecnológica de Nanyang, na Singapura, inventaram um novo dispositivo que pode ajudar o país a iluminar a sua crescente infraestrutura subterrânea. A Singapura é um dos países que tem apostado cada vez mais …

Livro lança "caça ao tesouro" a urna de ouro oferecida por Inglaterra a França antes da Entente Cordiale

Um novo enigma literário está prestes a chegar às estantes de livros com uma recompensa incomum. Pistas em "The Golden Treasure of the Entente Cordiale" podem levar leitores no Reino Unido e França a um …

Para evitar casos de burnout, LinkedIn deu uma semana de férias aos quase 16 mil funcionários

O LinkedIn decidiu dar uma semana de férias (remunerada), que começou esta segunda-feira, a todos os seus funcionários espalhados pelo mundo. O objetivo? Desconectar, recarregar baterias e prevenir casos de burnout.  "Queríamos ter a certeza de …

Pequenos nadadores-robô curam-se a si próprios (e em movimento)

Uma equipa de investigadores da American Chemical Society desenvolveu pequenos robôs nadadores que conseguem curar-se a si mesmos magneticamente. O tecido vivo pode curar-se autonomamente de muitos ferimentos, mas fornecer habilidades semelhantes a sistemas artificiais, como …

Tondela 0-2 FC Porto | Missão cumprida com serviços mínimos

Missão cumprida. O FC Porto fez poupanças no jogo com o Tondela, mas levou os três pontos para casa, graças a um triunfo por 2-0. Os “dragões” foram claramente superiores no primeiro tempo, marcaram por Toni …

Portugal pode atingir linha vermelha dos 120 novos casos por 100 mil habitantes em dois meses

Portugal pode atingir uma taxa de incidência de de 120 casos por 100 mil habitantes daqui a dois ou mais meses se se mantiver o atual ritmo de crescimento deste indicador. Esta é a conclusão de …

Akon ainda não construiu a "Wakanda da vida real", mas o Uganda já lhe está a dar terrenos para a segunda

O artista de R&B Akon ainda não concretizou a sua visão ambiciosa de uma cidade “futurística” alimentada por uma criptomoeda chamada “Akoin” e construída num terreno que lhe foi dado pelo governo senegalês. Contudo, o …