Trump é 1 das 10 pessoas que receberam o “cocktail experimental” de anticorpos fora do ensaio clínico

Ken Cedeno / Pool / EPA

O Presidente norte-americano está no pequeno grupo de pessoas que teve acesso a um ‘cocktail’ experimental de anticorpos fora do ensaio clínico do fármaco.

De acordo com o Stat News, Donald Trump é 1 das 10 pessoas que receberam o “cocktail experimental” de anticorpos sintéticos fora do ensaio clínico, que tem como objetivo combater o SARS-CoV-2, o vírus que causa a covid-19.

Pouco antes de ser internado no Militar Nacional de Walter Reed, nesta sexta-feira, o médico da Casa Branca, Sean Conley, revelou que Trump estava a ser tratado com anticorpos sintéticos, um tratamento experimental considerado promissor.

O líder da Casa Branca terá recebido uma dose deste fármaco, que é um coquetel de anticorpos não aprovado e desenvolvido pelo laboratório Regeneron.

Este fármaco, que está ainda a ser testado em procedimentos experimentais, contém dois anticorpos monoclonais, que são moléculas que se agarram ao vírus, impedindo-o de infetar as células, tal como escreve o portal Live Science.

Está nos teste finais desde junho e está a ser testado como uma terapia para infetados com a covid-19, mas também como tratamento prevenido para pessoas saudáveis.

Fora do ensaio clínico, este medicamento é de difícil acesso. Um paciente pode pedir o fármaco, inscrevendo-se num “programa de uso compassivo“.

A inscrição deve feita através de um médico em nome do doente, mencionando que a condição do doente pode ser fatal. Todo o processo, escreve o mesmo portal, pode demorar uma semana ou mais para ser finalizado.

As farmácias hospitalares não têm o coquetel de anticorpos disponível e, por isso, após a aprovação, o medicamento leva ainda ainda um a dois dias para chegar ao paciente.

“Se achas que tens um paciente que vai precisar deste fármaco de anticorpos, quando o processo foi concluído, podes já ter perdido a janela de oportunidade [para atuar]”, disse ao Stat News Josh Barocas, médico no Boston Medical Center.

“E talvez seja por isso que apenas 10 pessoas tiveram acesso a este medicamento”.

Trump já voltou à Casa Branca, apesar de estar ainda infetado, e disse que participar no debate eleitoral com o candidato democrata na corrida à Casa Branca, Joe Biden,

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Nélson Évora terminou contrato com o Sporting

Nelson Évora, campeão olímpico do triplo salto nos Jogos Olímpicos Pequim2008, vai deixar o Sporting após o fim do contrato com o clube, no sábado, confirmou à "Lusa" fonte oficial do Sporting, esta sexta-feira. O atleta, …

Nova Zelândia aprova eutanásia. Mas rejeita legalização da marijuana

Os neozelandeses aprovaram a eutanásia voluntária, mas rejeitaram a legalização da marijuana para uso recreativo, em dois referendos realizados em 17 de outubro, anunciou esta sexta-feira a Comissão Eleitoral. Cerca de 65,2% dos neozelandeses votaram a …

Governo pondera novas medidas de apoio ao emprego e empresas

O Governo está a ponderar novas medidas de apoio ao emprego e às empresas em resposta ao agravamento da pandemia de covid-19, disse hoje o ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro …

Cova da Piedade não joga: "Prefiro perder três pontos do que alguém perder a vida"

O jogo entre Estoril e Cova da Piedade, como se esperava, não vai ser realizado e deverão ser atribuídos três pontos ao Estoril. Diretor do Cova da Piedade não poupa nas críticas. Mais uma partida da …

Investigadores descobrem porque há pessoas infetadas sem sintomas de covid-19

Investigadores do hospital universitário de Aarhus, na Dinamarca, descobriram que algumas pessoas infetadas com o novo coronavírus não desenvolvem sintomas porque este poder ocultar o seu genoma para não ser reconhecido. Como noticiou esta sexta-feira o …

Luís Pina condenado a quatro anos de prisão pela morte de adepto italiano junto ao Estádio da Luz

O principal arguido no processo do atropelamento mortal do adepto italiano de futebol Marco Ficini, junto ao Estádio da Luz, em Lisboa, em 2017, foi hoje condenado a quatro anos de prisão efetiva, por homicídio …

Glenn Greenwald deixa Intercept e acusa editores de “censura”. Foi proibido de publicar texto sobre Biden

O cofundador do site de investigação The Intercept, Glenn Greenwald, anunciou a sua demissão e acusou os restantes editores de “censura” por terem impedido a publicação de um artigo seu sobre o candidato democrata à …

Cristiano Ronaldo está curado da covid-19

Cristiano Ronaldo está curado da covid-19, informou a Juventus esta quarta-feira através de uma nota no seu site oficial. "Cristiano Ronaldo fez o teste para Covid-19. O exame deu um resultado negativo. O jogador está, portanto, …

Investigação a Juan Carlos vai ser arquivada pela Justiça espanhola

A justiça espanhola vai arquivar a investigação ao rei emérito, Juan Carlos, aberta devido a alegados crimes fiscais e branqueamento de capitais, informaram fontes judiciais citadas pelo Confidencial. De acordo com o jornal, Juan Carlos ainda …

Concelho de Portalegre registou o seu primeiro caso (e revela "segredo" para combater pandemia)

Um comportamento recatado e os habitantes sempre alerta com "o bicho" são apontados como os "segredos" que têm "protegido" Fronteira (Portalegre) da covid-19, que só esta semana registou o primeiro infetado desde o início da …