Trump é 1 das 10 pessoas que receberam o “cocktail experimental” de anticorpos fora do ensaio clínico

Ken Cedeno / Pool / EPA

O Presidente norte-americano está no pequeno grupo de pessoas que teve acesso a um ‘cocktail’ experimental de anticorpos fora do ensaio clínico do fármaco.

De acordo com o Stat News, Donald Trump é 1 das 10 pessoas que receberam o “cocktail experimental” de anticorpos sintéticos fora do ensaio clínico, que tem como objetivo combater o SARS-CoV-2, o vírus que causa a covid-19.

Pouco antes de ser internado no Militar Nacional de Walter Reed, nesta sexta-feira, o médico da Casa Branca, Sean Conley, revelou que Trump estava a ser tratado com anticorpos sintéticos, um tratamento experimental considerado promissor.

O líder da Casa Branca terá recebido uma dose deste fármaco, que é um coquetel de anticorpos não aprovado e desenvolvido pelo laboratório Regeneron.

Este fármaco, que está ainda a ser testado em procedimentos experimentais, contém dois anticorpos monoclonais, que são moléculas que se agarram ao vírus, impedindo-o de infetar as células, tal como escreve o portal Live Science.

Está nos teste finais desde junho e está a ser testado como uma terapia para infetados com a covid-19, mas também como tratamento prevenido para pessoas saudáveis.

Fora do ensaio clínico, este medicamento é de difícil acesso. Um paciente pode pedir o fármaco, inscrevendo-se num “programa de uso compassivo“.

A inscrição deve feita através de um médico em nome do doente, mencionando que a condição do doente pode ser fatal. Todo o processo, escreve o mesmo portal, pode demorar uma semana ou mais para ser finalizado.

As farmácias hospitalares não têm o coquetel de anticorpos disponível e, por isso, após a aprovação, o medicamento leva ainda ainda um a dois dias para chegar ao paciente.

“Se achas que tens um paciente que vai precisar deste fármaco de anticorpos, quando o processo foi concluído, podes já ter perdido a janela de oportunidade [para atuar]”, disse ao Stat News Josh Barocas, médico no Boston Medical Center.

“E talvez seja por isso que apenas 10 pessoas tiveram acesso a este medicamento”.

Trump já voltou à Casa Branca, apesar de estar ainda infetado, e disse que participar no debate eleitoral com o candidato democrata na corrida à Casa Branca, Joe Biden,

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Espanha vai proibir viagens durante a Páscoa. França, Hungria e Brasil com novas restrições

Espanha prepara-se para aprovar um plano de desconfinamento para as próximas semanas, particularmente para a Páscoa, que prevê a proibição de viajar entre as suas comunidades autónomas e um recolher obrigatório entre as 22h00 e …

FBI detém funcionário de Donald Trump pela invasão ao Capitólio

O Departamento Federal de Investigação (FBI) deteve na quinta-feira um funcionário do ex-Presidente dos Estados Unidos Donald Trump pela invasão ao Capitólio a 6 de janeiro, noticiaram os media norte-americanos. Trata-se de Federico Klein, um homem …

Bebidas, fatos e centro "fantasma". Presidência portuguesa da UE debaixo de fogo após gastos "incomuns"

A presidência portuguesa do Conselho Europeu está no olho do furacão depois de uma reportagem que evidencia as "despesas incomuns" com bebidas, fatos e um centro de imprensa "fantasma", em contratos que custaram "centenas de …

Padres, provedores e autarcas. MP investiga casos de vacinação indevida

A investigação do Ministério Público (MP) e da Polícia Judiciária (PJ) conta já com 33 casos suspeitos de vacinação indevida, estendendo-se a padres, provedores de misericórdias, administradores hospitalares e autarcas. Desde o início da campanha da …

Atrasos na vacina da Pfizer condicionam vacinação de doentes de risco entre os 65 e os 79

A vacinação de doentes de risco entre 65 e os 79 anos está condicionada pela chegada de mais vacinas da Pfizer. Na união Europeia, Portugal é o quinto país com a percentagem mais elevada de doses …

Há uma geringonça (sem Bloco) a discutir quinzenalmente a execução orçamental

No ano passado, a abstenção do PCP de um empurrão na aprovação do Orçamento do Estado. O partido de Jerónimo de Sousa não desiste de exercer influência e de se consolidar como parceiro do Governo, …

Um jogo tem hora e meia, mas em Portugal só se jogam, em média, 49 minutos

Esta época, em média, o tempo útil de jogo na primeira divisão portuguesa é de apenas 49,26 minutos. Os árbitros são bodes expiatórios deste registo. Dizem as regras do futebol que um jogo tem 90 minutos, …

Governo não tem "qualquer intenção de nacionalizar a Groundforce"

O ministro das Infraestruturas garantiu, esta quinta-feira, que "o Governo não tem qualquer intenção de nacionalizar a Groundforce", dizendo acreditar que "o acionista privado vai compreender" que tem de dar garantias à TAP para receber …

Marcelo cria nova equipa em Belém para controlar "bazuca" europeia

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, criou uma equipa para manter uma vigilância apertada sobre a gestão do dinheiro que chega da "bazuca" europeia. Marcelo Rebelo de Sousa criou uma nova equipa para a …

Jogador mais caro da história do FC Porto vai reforçar o Portimonense

O FC Porto pagou 20 milhões de euros por Giannelli Imbula em 2015. O médio franco-congolês prepara-se agora para assinar pelo Portimonense como jogador livre. Giannelli Imbula está esta sexta-feira em Portimão para assinar contrato com …