Trump é 1 das 10 pessoas que receberam o “cocktail experimental” de anticorpos fora do ensaio clínico

Ken Cedeno / Pool / EPA

O Presidente norte-americano está no pequeno grupo de pessoas que teve acesso a um ‘cocktail’ experimental de anticorpos fora do ensaio clínico do fármaco.

De acordo com o Stat News, Donald Trump é 1 das 10 pessoas que receberam o “cocktail experimental” de anticorpos sintéticos fora do ensaio clínico, que tem como objetivo combater o SARS-CoV-2, o vírus que causa a covid-19.

Pouco antes de ser internado no Militar Nacional de Walter Reed, nesta sexta-feira, o médico da Casa Branca, Sean Conley, revelou que Trump estava a ser tratado com anticorpos sintéticos, um tratamento experimental considerado promissor.

O líder da Casa Branca terá recebido uma dose deste fármaco, que é um coquetel de anticorpos não aprovado e desenvolvido pelo laboratório Regeneron.

Este fármaco, que está ainda a ser testado em procedimentos experimentais, contém dois anticorpos monoclonais, que são moléculas que se agarram ao vírus, impedindo-o de infetar as células, tal como escreve o portal Live Science.

Está nos teste finais desde junho e está a ser testado como uma terapia para infetados com a covid-19, mas também como tratamento prevenido para pessoas saudáveis.

Fora do ensaio clínico, este medicamento é de difícil acesso. Um paciente pode pedir o fármaco, inscrevendo-se num “programa de uso compassivo“.

A inscrição deve feita através de um médico em nome do doente, mencionando que a condição do doente pode ser fatal. Todo o processo, escreve o mesmo portal, pode demorar uma semana ou mais para ser finalizado.

As farmácias hospitalares não têm o coquetel de anticorpos disponível e, por isso, após a aprovação, o medicamento leva ainda ainda um a dois dias para chegar ao paciente.

“Se achas que tens um paciente que vai precisar deste fármaco de anticorpos, quando o processo foi concluído, podes já ter perdido a janela de oportunidade [para atuar]”, disse ao Stat News Josh Barocas, médico no Boston Medical Center.

“E talvez seja por isso que apenas 10 pessoas tiveram acesso a este medicamento”.

Trump já voltou à Casa Branca, apesar de estar ainda infetado, e disse que participar no debate eleitoral com o candidato democrata na corrida à Casa Branca, Joe Biden,

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Príncipes da Torre". Um dos crimes mais misteriosos de sempre pode ter sido resolvido

Novas evidências sugerem que Ricardo III pode mesmo ter ordenado o assassinato de dois príncipes em Inglaterra. É talvez uma das maiores histórias de mistério de assassinato da história britânica — um jovem rei e o …

Acordo de Concertação prevê licenças e apoios fiscais à formação

Já se conhecem algumas das medidas previstas no Acordo de Formação Profissional e Qualificações, assinado ontem pelo governo, confederações patronais e UGT. O governo, as confederações patronais e a UGT assinaram, esta quarta-feira, o Acordo de …

Relatório do Novo Banco estilhaça PSD. Pinto Luz sai em defesa de Passos Coelho e critica Rui Rio

Esta quarta-feira, Miguel Pinto Luz, vice-presidente da Câmara Municipal de Cascais, deixou duras críticas ao atual líder do PSD depois de o partido ter aprovado o relatório que acusa o Governo de Pedro Passos Coelho …

Cientistas "encontraram" a válvula de Nikola Tesla nos intestinos de tubarões

Cientistas descobriram que os intestinos de tubarões funcionam de forma semelhante à famosa válvula unidirecional de Nikola Tesla, criada há mais de 100 anos. Pela primeira vez, cientistas fizeram exames 3D de intestinos de tubarão para …

Recolher obrigatório, limitação horária nos restaurantes e restrições por concelho podem acabar hoje

Na reunião de terça-feira no Infarmed, os peritos concluíram haver condições para começar a aliviar algumas das medidas restritivas em vigor. Em Conselhos de Ministros, que se irá realizar hoje, o Governo irá definir novas …

Alerta de tsunami no Alasca depois de sismo de magnitude 8.2

A península do Alasca, a oeste dos Estados Unidos, foi atingida por um sismo de magnitude 8.2 na noite de quarta-feira (7h15 de quinta-feira em Lisboa) e já foi lançado um alerta de tsunami na …

Conselho de Ministros reúne-se para discutir próximos passos no desconfinamento

O Conselho de Ministros reúne-se esta quinta-feira para decidir os próximos passos no processo de abertura do país, dois dias depois de especialistas terem sugerido a evolução das medidas de restrição de acordo com a …

Capacete magnético mostra-se eficaz na redução de tumor cerebral

O diagnóstico de um cancro é sempre complicado, mas há partes do corpo onde a presença da doença pode ser mais ameaçadora. É o caso do glioblastoma, um tipo de cancro cerebral, que se não …

Engenheiros japoneses fizeram levitar objectos com "armadilha acústica"

Engenheiros japoneses descobriram uma forma de fazer pequenos objectos levitar usando apenas ondas sonoras, o que pode ser um passo importante para a tecnologia. A engenharia biomédica, o desenvolvimento de farmacêuticos e a nanotecnologia podem vir …

Juno fez a maior aproximação a Ganimedes das duas últimas décadas (e as imagens são de cortar a respiração)

A NASA divulgou, recentemente, um vídeo da sonda Juno a passar por Júpiter e Ganimedes, uma das suas luas. As imagens são de cortar a respiração. Juno visitou Ganimedes em junho. As imagens foram captadas no …