Donald Trump transportado para o hospital

Stefani Reynolds / EPA

O Presidente norte-americano, Donald Trump, foi transportado para o Hospital Militar Nacional de Walter Reed ao fim do dia desta sexta-feira (horário em Portugal), menos de 24 horas depois de testar positivo à covid-19.

A informação está a ser avançada pela emissora britânica BBC e foi também já confirmada por fonte da Casa Branca ao jornal norte-americano The Washington Post.

Donald Trump foi transportado para o centro médico por precaução, segundo anunciou um funcionário da Casa Branca. “Por precaução, e depois da recomendação do seu médico e de outros peritos, o Presidente vai trabalhar nos escritórios presidenciais de Walter Reed [hospital militar] nos próximos dias”.

O Expresso detalha que Trump, de 74 anos, foi aconselhado a mudar-se para o hospital para ser imediatamente socorrido caso o seu estado de saúde se agrave.

Um comunicado da Casa Branca citado pelo diário britânico The Guardian fala também numa medida de prevenção: “O Presidente permanece bem, tem sintomas ligeiros e tem trabalhado ao longo do dia. Por cautela, e por recomendação do seu médico e de especialistas médicos, o Presidente trabalhará desde os escritórios presidenciais em Walter Reed nos próximos dias. O presidente agradece o apoio de todos e da Primeira-Dama”.

Apesar de se transferir para o hospital militar, Donald Trump não transfere o poder para o vice-presidente norte-americano, Mike Pence, avança ainda a emissora NBC.

Recebeu ‘cocktail’ experimental de anticorpos

A notícia surge depois de o médico da Casa Branca, Sean Conley, ter revelado ao fim da tarde desta sexta-feira que Donald Trump está a ser tratado com anticorpos sintéticos, um tratamento experimental considerado promissor.

De acordo Conley, citado pela agência noticiosa AFP, Donald Trump recebeu um ‘cocktail’ experimental de anticorpos, permanece “cansado, mas mantém “bom moral”.

Segundo o médico, Donald Trump recebeu uma dose do ‘cocktail’ experimental desenvolvido pelo laboratório Regeneron, que deu resultados preliminares encorajadores em testes clínicos num pequeno número de pacientes.

Os sintomas de Trump não foram descritos com precisão, além da fadiga.

Esta madrugada, Trump escreveu no Twitter que, tal como a primeira-dama, Melania, tinha testado positivo com covid-19 e que iria ficar em quarentena, num anúncio que deixou o país em alerta e está a multiplicar reações em todo o mundo.

As ações de campanha programadas de Donald Trump vão ser mantidas de forma virtual ou adiadas, anunciou também esta quarta-feira a equipa de campanha do candidato republicano quando faltam 32 dias para a eleição presidencial.

  ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Portugal com mais quatro óbitos e 604 casos de covid-19

Portugal regista hoje mais 604 novos casos de covid-19 confirmados e quatro óbitos pela doença, assim como mais 243 pessoas recuperadas e menos internamentos em enfermaria e unidades de cuidados intensivos, segundo o boletim oficial. De …

Retrato de Monsieur Lavoisier e a sua esposa Marie-Anne-Pierrette Paulze.

Análise revela composição secreta debaixo de retrato de Lavoisier

Um icónico retrato do químico francês Antoine-Laurent de Lavoisier e da sua esposa, Marie-Anne, mostrou ter uma composição escondida debaixo dele. Antoine-Laurent de Lavoisier foi um químico francês fundamental para a revolução deste campo científico no …

Combustíveis: governantes "não fizeram o trabalho de casa"

A presidente executiva da OZ Energia, Micaela Silva, defendeu que o “Governo devia intervir menos” no mercado dos combustíveis, porque é liberalizado e não tem margens excessivas de comercialização, mas é “muito penalizado” pela quantidade …

Implante cerebral permite que paciente totalmente cega consiga ver formas e letras

Os cientistas da Universidade Miguel Hernández de Elche (UMH), em Espanha, fizeram com que uma mulher completamente cega conseguisse ver formas simples e letras, através da colocação de um implante no seu córtex visual. Os investigadores …

Teoria dos primatas pedrados. Podem os cogumelos mágicos ter sido a chave para a nossa evolução?

A teoria já era conhecida desde os anos 90, mas um novo estudo veio trazê-la à baila novamente. O argumento é de que os cogumelos com efeitos psicadélicos podem ter ajudado a tornar os nossos …

Ainda sem fumo branco para o OE, Bloco e PCP reúnem órgãos máximos

O PCP e o Bloco de Esquerda reúnem hoje os respetivos órgãos máximos entre congressos com a proposta orçamental para 2022 no centro do debate. As conclusões da reunião da Mesa Nacional do BE serão apresentadas …

Sismo de 4,9 em La Palma e novo colapso do cone do Cumbre Vieja

A ilha espanhola de La Palma registou hoje um sismo de 4,8 de magnitude, no dia em que o vulcão voltou a sofrer um colapso no cone principal, causando grandes derrames de lava. O sismo foi …

Algas vivas sensíveis à luz (um tipo de cianobactérias chamado Synechocystis) injetadas num girino

Podia ser ficção científica, mas não é. Injetar algas no sangue dos sapos pode ajudá-los a respirar

Os sapos adotam várias técnicas de respiração ao longo da sua vida. Agora, uma equipa de cientistas alemães desenvolveu um novo método que permite que os girinos "respirem" graças à introdução de algas na sua …

As misteriosas auroras de Úrano foram finalmente detalhadas ao pormenor pelos cientistas

Auroras de Úrano foram captadas pela primeira vez em 2011 através do telescópio Hubble Space, mas as suas origens representam ainda mistérios que os cientistas não conseguem esclarecer. Pela primeira vez, os cientistas conseguiram moldar a …

Domingo invulgar: 17 grandes jogos para ver, em poucas horas

A ementa começa em França, ao meio-dia, e acaba no Chile, já depois das oito da noite. Não estamos perto do Carnaval mas vem aí um "domingo gordo" no futebol. Vários jogos grandes, uns mais mediáticos …