No Japão, os carros voadores podem ser uma realidade já em 2023

O governo japonês está a investir desenvolvimento de carros voadores com o objetivo de comercializar este futurista modo de transporte já em 2023.

Vários conceitos de carros voadores estão a ser desenvolvidos em todo o mundo, com empresas como Airbus, Boeing e Uber a liderar a corrida. O sonho de fazer distâncias menores em veículos capazes de descolagem e aterragem vertical está muito vivo, especialmente no Japão, de acordo com o jornal local Japan Times.

Os projetos de carros voadores estão a receber a ajuda do governo do Japão, que pretende que iniciar a sua comercialização em 2023. O objetivo final do governo é usar o espaço aéreo para transportar pessoas nas grandes cidades, para evitar engarrafamentos e fornecer um novo meio de transporte em áreas montanhosas e ilhas remotas, ou para uso em caso de desastres naturais e outras emergências.

A empresa SkyDrive, do Japão, uma das mais novas start-ups de carros voadores do país, revelou recentemente o SD-XX, uma elegante aeronave para duas pessoas, do tamanho de um carro, com alcance de várias dezenas de quilómetros a 100 quilómetros por hora.

“Estamos a considerar lançar um serviço de táxi aéreo em grandes cidades, seja Osaka ou Tóquio, com voos iniciais sobre o mar, uma vez que seria muito arriscado sobrevoar muitas pessoas de repente”, disse Tomohiro Fukuzaw, CEO do SkyDrive e ex-engenheiro na Toyota, em declarações ao mesmo jornal.

Fukuzaw observou que o desenvolvimento está “a acelerar rapidamente com o aumento do número de funcionários no empreendimento”.

A start-up está a planear começar com viagens de ida e volta em vários resorts, incluindo o Universal Studios Japan. “O modelo inicial voará basicamente em piloto automático, mas não é 100% autónomo porque um piloto precisaria de manobrá-lo em caso de emergência, por exemplo”, explicou.

A meta da startup é vender pelo menos 100 veículos até 2028. Cada um teria o custo de um “carro caro”, segundo o CEO.

Fukuzaw está convencido que, em 2050, qualquer pessoa poderá voar para qualquer destino dentro dos 23 distritos da capital em 10 minutos.

A empresa espera concluir o seu primeiro teste de voo ainda este verão.

ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

"Blá blá blá". Greta Thunberg acusa líderes mundiais de não cumprirem com as promessas climáticas

Ativista considera que os anúncios feitos pelos líderes mundiais não passam de bonitas intenções que, na prática, não se traduzem em ações com verdadeiro impacto na luta contra as alterações climáticas. Greta Thunberg acusou os líderes …

Mulher com síndrome de Down perde ação judicial contra a lei do aborto no Reino Unido

Na semana passada, uma mulher com síndrome de Down perdeu uma ação judicial contra o governo britânico por causa de uma lei que permite o aborto até ao fim da gestação de fetos que poderão …

Tribunal condena corticeira da Feira por despedir trabalhadora que denunciou assédio

A corticeira Fernando Couto foi condenada pelo Tribunal da Feira a pagar uma coima de cerca de 11 mil euros por ter despedido a operária Cristina Tavares, após esta ter denunciado ser vítima de assédio …

Dupla de cientistas apresenta uma nova abordagem para reciclar plástico

Um novo estudo oferece uma abordagem totalmente nova para reciclar plástico, tendo sido inspirada na forma como a natureza naturalmente "recicla" os componentes dos polímeros orgânicos presentes no ambiente. As proteínas são um dos principais compostos …

Edição de 2021 da Web Summit recebe 40 mil participantes. Moedas como presidente não será problema

Evento, que se realiza entre 1 e 4 de Novembro, volta a decorrer em formato presencial depois de em 2020 a pandemia ter transferido as atividades para o ambiente digital. O presidente executivo da Web Summit, …

Alunos carenciados com desempenho inferior aos dos mais favorecidos

Mesmo tendo acesso a meios digitais, o desempenho dos alunos carenciados foi sempre “inferior” aos dos seus colegas oriundos de meios mais favorecidos.  Segundo noticia o Público, esta é uma das principais conclusões a que chegou …

José Rendeiro condenado a três anos e seis meses de prisão efetiva

Embaixador jubilado Júlio Mascarenhas acusa o BPP de o ter convencido a investir num produto com juros e capital garantido num momento em que o banco já atravessava sérias dificuldades. O antigo presidente do Banco Privado …

Cantor R. Kelly declarado culpado por crime organizado e tráfico sexual

O cantor norte-americano R. Kelly foi esta segunda-feira declarado culpado por crime organizado e tráfico sexual, após um julgamento em Nova Iorque, nos Estados Unidos da América (EUA), que decorreu durante seis semanas, no qual …

"A FIFA engloba 211 países e 133 nunca estiveram num Mundial"

Arsène Wenger apresenta argumentos para defender a realização de um campeonato do mundo de dois em dois anos. O novo calendário FIFA continua a originar reacções e entrevistas. Arsène Wenger falou sobre as propostas - a …

Responsáveis do Lar do Comércio acusados por 67 crimes de maus tratos

O Ministério Público (MP) imputou 67 crimes de maus tratos, 17 deles agravados por resultarem em morte, a um ex-presidente e a uma diretora de serviços do Lar do Comércio, em Matosinhos. Num processo em que …