No Japão, os carros voadores podem ser uma realidade já em 2023

O governo japonês está a investir desenvolvimento de carros voadores com o objetivo de comercializar este futurista modo de transporte já em 2023.

Vários conceitos de carros voadores estão a ser desenvolvidos em todo o mundo, com empresas como Airbus, Boeing e Uber a liderar a corrida. O sonho de fazer distâncias menores em veículos capazes de descolagem e aterragem vertical está muito vivo, especialmente no Japão, de acordo com o jornal local Japan Times.

Os projetos de carros voadores estão a receber a ajuda do governo do Japão, que pretende que iniciar a sua comercialização em 2023. O objetivo final do governo é usar o espaço aéreo para transportar pessoas nas grandes cidades, para evitar engarrafamentos e fornecer um novo meio de transporte em áreas montanhosas e ilhas remotas, ou para uso em caso de desastres naturais e outras emergências.

A empresa SkyDrive, do Japão, uma das mais novas start-ups de carros voadores do país, revelou recentemente o SD-XX, uma elegante aeronave para duas pessoas, do tamanho de um carro, com alcance de várias dezenas de quilómetros a 100 quilómetros por hora.

“Estamos a considerar lançar um serviço de táxi aéreo em grandes cidades, seja Osaka ou Tóquio, com voos iniciais sobre o mar, uma vez que seria muito arriscado sobrevoar muitas pessoas de repente”, disse Tomohiro Fukuzaw, CEO do SkyDrive e ex-engenheiro na Toyota, em declarações ao mesmo jornal.

Fukuzaw observou que o desenvolvimento está “a acelerar rapidamente com o aumento do número de funcionários no empreendimento”.

A start-up está a planear começar com viagens de ida e volta em vários resorts, incluindo o Universal Studios Japan. “O modelo inicial voará basicamente em piloto automático, mas não é 100% autónomo porque um piloto precisaria de manobrá-lo em caso de emergência, por exemplo”, explicou.

A meta da startup é vender pelo menos 100 veículos até 2028. Cada um teria o custo de um “carro caro”, segundo o CEO.

Fukuzaw está convencido que, em 2050, qualquer pessoa poderá voar para qualquer destino dentro dos 23 distritos da capital em 10 minutos.

A empresa espera concluir o seu primeiro teste de voo ainda este verão.

ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

Carlos Alexandre nega levantamento do arresto de bens de Salgado

O juiz Carlos Alexandre recusou o pedido de Ricardo Salgado de levantamento do arresto dos bens móveis, pensão e contas bancárias, no âmbito do processo do Universo Espírito Santos e do Monte Branco. A defesa de …

Bola de fogo de mil Hiroshimas destruiu cidade inteira (e pode ter inspirado história bíblica)

Um asteróide atingiu Tall el-Hammam há cerca de 3.600 anos, destruindo toda a cidade e matando toda a sua população. A explosão pode ter inspirado a história bíblica de Sodoma. Enquanto os habitantes de uma antiga …

António Costa sobre a Galp: "Era difícil imaginar tanto disparate, tanta asneira, tanta irresponsabilidade, tanta falta de solidariedade"

Intenção de "dar uma lição" à empresa foi manifestada por António Costa numa ação de campanha, o que gerou críticas por parte dos partidos da oposição que relembraram o seu estatuto de primeiro-ministro e o …

Indústrias criativas são "fator de aceleração e crescimento" económico no país

O ministro de Estado e da Economia, Pedro Siza Vieira, disse esta terça-feira que o Governo tem identificado as indústrias criativas como “um fator de aceleração e crescimento” da atividade económica no país, reconhecendo que …

Rui Moreira garante maioria absoluta (com resultado superior a 2017). PS cai a pique

O presidente da câmara do Porto deverá consolidar a sua legitimidade à frente da autarquia. Por sua vez, o PS corre o risco de perder dez pontos percentuais de votos face a 2017. O estudo …

Fernando Nobre, fundador da AMI, alvo de processo disciplinar da Ordem dos Médicos

A Ordem dos Médicos (OM) abriu um processo disciplinar ao médico Fernando Nobre, na sequência de uma queixa sobre declarações que prestou numa manifestação de negacionistas da pandemia de covid-19 realizada junto à Assembleia da …

Sem que precise de falar, novo teste pode diagnosticar demência precocemente

Num novo estudo, investigadores relataram grande precisão a identificar pessoas com a doença de Alzheimer através de um novo teste em que o paciente nem precisa de falar. O nosso sistema de memória visual tem uma …

Portugal a dois pontos de atingir 85% da vacinação completa

Mais de 8,5 milhões de pessoas já têm a vacinação completa contra a covid-19, o que faz com que Portugal esteja a dois pontos percentuais de atingir a meta de 85% da população totalmente vacinada. Segundo …

Encontrada parte da matéria perdida do Universo

As galáxias podem receber e trocar matéria com o seu ambiente externo graças aos ventos galácticos criados por explosões estelares. Devido ao instrumento MUSE do VLT (Very Large Telescope) do ESO, uma equipa internacional liderada …

A Lilium testou o seu táxi voador de quinta geração — com direito a vídeo e som

Empresa alemã quer tornar-se uma referência do transporte aéreo de nova geração, pelo que se tem esforçado por responder a todos os pedidos e solicitações de melhorias enviadas por possíveis compradores. O modelo eVTOL da empresa …