A Porsche e a Boeing estão a unir esforços para explorar o mercado de mobilidade área urbana. Aproveitando os seus pontos fortes, as duas empresas prometem desenvolver um táxi aéreo para o futuro.
Numa verdadeira fusão entre a Porsche e a Boeing, pode nascer nos próximos um táxi aéreo das duas empresas. Esta não é uma ideia totalmente inovadora, sendo que outras empresas já estão a explorar esta alternativa de movimentação.
Esse é, por exemplo, o caso do Volocopter que, desde 2013, tem vindo a aprimorar o seu projeto de táxi voador. A aeronave 100% elétrica promete uma viagem autónoma e rápida, que alivie o tráfego e a poluição.
“A Porsche procura aprimorar a sua extensão como fabricante de carros desportivos, tornando-se uma marca líder em mobilidade premium. A longo prazo, isto pode significar mudar para a terceira dimensão da viagem”, escreveu Detlev von Platen, membro do Conselho Executivo de Vendas e Marketing da Porsche, num comunicado enviado divulgado no site da Boeing.
“Estamos a combinar os pontos fortes das duas empresas líderes para abordar um potencial segmento de mercado importante do futuro”, acrescentou.
Para o efeito, vai ser criada uma equipa internacional para estudar a melhor estratégia possível para desenvolver este novo meio de transporte. A ideia será testar um veículo completamente elétrico, à semelhança do Volocopter.
“Esta colaboração baseia-se nos nossos esforços para desenvolver um novo ecossistema de mobilidade seguro e eficiente e oferece uma oportunidade de investigar o desenvolvimento de um veículo de mobilidade aérea urbana premium com uma marca automotora líder”, disse Steve Nordlund, vice-presidente da Boeing.
O executivo acredita que as duas empresas juntas conseguirão combinar a engenharia, o estilo e a inovação necessárias para “acelerar a mobilidade aérea urbana em todo o mundo”.
Um estudo levado a cabo pela Porsche prevê que o mercado do transporte aéreo comece a prosperar por volta de 2025. Até lá, a fabricante automóvel alemã e a empresa aeroespacial norte-americana vão estudar a melhor forma de atacar este mercado crescente.