Carro voador apresentado em feira de tecnologia na Europa

O sonho do carro voador parece cada vez mais próximo da realidade. Um protótipo avançado de carro com asas, o AeroMobil 3.0, foi apresentado esta quarta-feira em Viena, na Áustria, durante o Pioneers Festival, um dos maiores festivais de tecnologia da Europa.

O modelo, desenhado e produzido pelos engenheiros Stefan Klein e Juraj Vaculik, da empresa eslovaca AeroMobil, tem um design futurista e asas retráteis localizadas atrás da cabina, que abriga duas pessoas. Com uma estrutura em aço e fibra de carbono, o AeroMobil 3.0 é capaz de voar 875km de distância com um tanque cheio de gasolina normal, e chega a atingir 160km/h como carro, e 200km/h como avião.

Para os engenheiros, o AeroMobil mudará o conceito de transporte pessoal no futuro e pode tornar-se uma opção para pequenas viagens e deslocações regulares, principalmente em países onde a infraestrutura de estradas não é boa.

Como carro, o modelo tem 2,2m de largura por 6m comprimento, e pode estacionar-se como um veículo normal. Como avião, pode descolar e aterrar em solo pavimentado ou relvado, a uma velocidade de 130km/h, sendo necessários 200 metros de pista para a descolagem e 50 metros para a aterragem.

Em desenvolvimento desde 1989, o protótipo fez o seu voo inaugural e está prestes a ser homologado. A empresa não fala em datas de lançamento do modelo no mercado nem em preços, mas diz que está próximo de ser comercializado.

Este não é o primeiro modelo de carro voador a ser lançado no mundo. Nos Estados Unidos, a companhia Terrafugia, baseada em Massachusetts, prepara-se para colocar no mercado americano o aerocarro Transition. O modelo foi autorizado pelas autoridades americanas e deve ser vendido por 300 mil dólares.

Na Holanda, um carro-helicóptero, o PAL-V, com hélices retráteis, foi apresentado ao mercado, e deve ser comercializado a partir de 2016. O modelo tem preço estimado em 395 mil dólares.

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Cá no canto tuga nem para o ano da mosca o INAC registará esse avião e o IMTT então nem se fala…todos os eng. em PT não chegavam para certificar esse hibrido…

RESPONDER

Poluição atmosférica "custa" a cada citadino europeu 1.276 euros por ano

A poluição atmosférica "custa" 1.276 euros por ano a cada cidadão europeu residente em cidades, de acordo com um estudo da Aliança Europeia de Saúde Pública (EPHA) divulgado esta quarta-feira. O estudo chegou ao valor médio …

"Emergência arqueológica". O degelo dos Alpes está a "libertar" artefactos escondidos há milhares de anos

As alterações climáticas podem estar a ajudar os arqueólogos a encontrar artefactos escondidos nos glaciares do Alpes há milhares de anos. O derretimento dos glaciares dos Alpes está a "liberta" objetos que permaneceram congelados no tempo …

Thermite RS3 é o primeiro robô de combate a incêndios dos EUA (e está pronto a entrar ao serviço)

O Corpo de Bombeiros de Los Angeles, nos Estados Unidos, deu as boas-vindas ao mais recente membro da equipa: um bombeiro robótico. O Thermite RS3 é um rover de controlo remoto capaz de bombear milhares de …

Inventor dinamarquês que matou jornalista no seu submarino escapou da prisão (mas já foi apanhado)

O inventor dinamarquês Peter Madsen, condenado a prisão perpétua por torturar e assassinar a jornalista sueca Kim Wall, fugiu da prisão esta terça-feira.  As autoridades dinamarquesas capturaram-no minutos depois. Peter Madsen, o dinamarquês condenado a prisão …

Molécula descoberta por menina de 14 anos pode levar a uma cura para a covid-19

A jovem norte-americana de 14 anos, Anika Chebrolu, descobriu uma molécula que pode levar a uma potencial cura para a covid-19. Enquanto cientistas dos quatro cantos do mundo trabalham no desenvolvimento de uma vacina para a …

Cerca de 1.300 reclusos fogem de prisão no Congo após ataque do Estado Islâmico

Cerca de 1.300 reclusos escaparam de uma prisão na República Democrática do Congo na manhã de terça-feira, após um ataque reivindicado pelo Estado Islâmico, informou a Organização das Nações Unidas (ONU). Embora as autoridades locais tenham …

Amesterdão vai usar flores para impedir que os ciclistas estacionem bicicletas nas pontes

A cidade conhecida pelo uso de bicicletas, vai agora tomar uma medida em relação ao estacionamento destas nas pontes. Tudo para proteger as vistas para os seus famosos canais. Amesterdão orgulha-se de ser uma das cidades …

Morreu voluntário envolvido no ensaio da vacina de Oxford. Tinha 28 anos e era médico recém-formado

As autoridades de saúde brasileiras divulgaram esta quarta-feira a morte de um voluntário dos testes da vacina contra a covid-19, desenvolvida pelo laboratório AstraZeneca e pela Universidade de Oxford. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), …

Milo, o "comunicador de ação" que permite conversar em grupo durante atividades ao ar livre

Chegou o Milo, o novo aparelho que vai revolucionar as aventuras em grupo. Este pequeno dispositivo permite-lhe conversar com o seu grupo à distancia sem precisar de levar o smartphone para o meio da montanha, …

Roubar aos ricos para dar aos pobres. Misterioso grupo de hackers desviou dinheiro para doar à caridade

Um misterioso grupo de hackers, conhecidos como hackers Darkside, doou dinheiro a duas instituições de caridade - mas esse dinheiro foi roubado pelo mesmo grupo a grandes corporações através de um ataque de ransomware. Quase podia …