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Carro voador apresentado em feira de tecnologia na Europa

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O sonho do carro voador parece cada vez mais próximo da realidade. Um protótipo avançado de carro com asas, o AeroMobil 3.0, foi apresentado esta quarta-feira em Viena, na Áustria, durante o Pioneers Festival, um dos maiores festivais de tecnologia da Europa.

O modelo, desenhado e produzido pelos engenheiros Stefan Klein e Juraj Vaculik, da empresa eslovaca AeroMobil, tem um design futurista e asas retráteis localizadas atrás da cabina, que abriga duas pessoas. Com uma estrutura em aço e fibra de carbono, o AeroMobil 3.0 é capaz de voar 875km de distância com um tanque cheio de gasolina normal, e chega a atingir 160km/h como carro, e 200km/h como avião.

Para os engenheiros, o AeroMobil mudará o conceito de transporte pessoal no futuro e pode tornar-se uma opção para pequenas viagens e deslocações regulares, principalmente em países onde a infraestrutura de estradas não é boa.

Como carro, o modelo tem 2,2m de largura por 6m comprimento, e pode estacionar-se como um veículo normal. Como avião, pode descolar e aterrar em solo pavimentado ou relvado, a uma velocidade de 130km/h, sendo necessários 200 metros de pista para a descolagem e 50 metros para a aterragem.

Em desenvolvimento desde 1989, o protótipo fez o seu voo inaugural e está prestes a ser homologado. A empresa não fala em datas de lançamento do modelo no mercado nem em preços, mas diz que está próximo de ser comercializado.

Este não é o primeiro modelo de carro voador a ser lançado no mundo. Nos Estados Unidos, a companhia Terrafugia, baseada em Massachusetts, prepara-se para colocar no mercado americano o aerocarro Transition. O modelo foi autorizado pelas autoridades americanas e deve ser vendido por 300 mil dólares.

Na Holanda, um carro-helicóptero, o PAL-V, com hélices retráteis, foi apresentado ao mercado, e deve ser comercializado a partir de 2016. O modelo tem preço estimado em 395 mil dólares.

1 Comment

  1. Cá no canto tuga nem para o ano da mosca o INAC registará esse avião e o IMTT então nem se fala…todos os eng. em PT não chegavam para certificar esse hibrido…

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