Carro supersónico está quase pronto e vai ser mais rápido do que uma bala

O “carro-foguete” Bloodhound SSC está a chegar e vai ser mais rápido do que uma bala. Este veículo único que ficará concluído em 2016 deverá bater o recorde mundial da velocidade em terra, atingindo os 1600 km/h em apenas 55 segundos.

Esse é o grande objectivo deste projecto monumental que conta com a colaboração de 280 empresas de todo o mundo com a missão de concluírem “o mais extraordinário e mais complexo carro de corridas” jamais fabricado.

Equipado com motores a gasolina, a jacto e a propulsão de foguete, o Bloodhound SSC está a ser construído no Reino Unido, por uma equipa de especialistas aeronáuticos e de Fórmula Um, e quando concluído vai atingir uma velocidade superior a 1600 km/h.

É essa, pelo menos, a expectativa em torno deste carro supersónico.

A primeira fase desta tentativa de recorde de velocidade terrestre vai decorrer em 2016, na África do Sul, e o carro-foguete vai tentar atingir os 1287 km/h (o actual recorde é de 1227 km/h).

E se esse teste correr bem, algures em 2017, decorrerá a tentativa de ultrapassar a barreira dos 1600 km/h.

O Bloodhound SSC começará por usar o seu poderoso motor de turbina a jacto, emprestado de um avião caça-bombardeiro Eurofighter Typhoon, que o vai impulsionar até aos 482 km/h.

Só depois entrará em acção o potente motor de foguete, catapultando-o para os almejados 1600 km/h.

Finalmente, será accionado o super-alimentado motor do tipo V8 Jaguar com o intuito de fornecer ao foguete combustível de peróxido de hidrogénio ao longo da viagem.

Estes três motores garantem ao carro uma potência equivalente a 180 carros de Fórmula Um.

Espera-se que o carro supersónico percorra 1.6 quilómetros em apenas 3.6 segundos – isto é, que seja mais rápido do que uma bala.

A expectativa é de que atinja os 1600 km/h em apenas 55 segundos e que inspire “a futura geração de cientistas e de engenheiros”.

Para lá do desafio tecnológico e de engenharia, este projecto tem também o envolvimento de cerca de 700 escolas e a missão educativa de “inspirar as crianças para a Ciência, a Tecnologia, a Engenharia e a Matemática”.

SV, ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Jovem muçulmana de Tavira já tem equipamento para jogar basquetebol

A jovem atleta do Clube de Basquetebol de Tavira, impedida de alinhar num jogo no passado domingo, já possui o equipamento que lhe permite jogar segundo as regras da modalidade e da religião muçulmana. Fátima Habib …

Presidente da Catalunha começa a ser julgado por desobediência

O presidente do Governo regional da Catalunha reconheceu, esta segunda-feira, que não cumpriu a ordem da comissão nacional de eleições espanhola de remover os símbolos separatistas alegando ser "ilegal" e de cumprimento "impossível". "Sim, eu desobedeci", …

Um restaurante acabou de abrir a um quarteirão da Casa Branca. Chama-se "Comida de Imigrante"

Um restaurante chamado "Immigrant Food" ("Comida de Imigrante") abriu a um quarteirão da Casa Branca. O local quer fazer com que ajudar imigrantes seja tão fácil como pedir comida de um menu. Assim, além de comida, …

Trump admite testemunhar no inquérito para a sua destituição

O Presidente dos EUA admitiu, esta segunda-feira, "considerar seriamente" a possibilidade de testemunhar por escrito no inquérito para a sua destituição, que decorre no Congresso. "Embora não tenha feito nada de errado e não goste de …

INE espanhol está a "espiar" telemóveis para estudo estatístico

Um estudo do INE espanhol está a receber duras críticas por alegadamente infringir a privacidade de dados dos cidadãos. O gabinete irá monitorizar os telemóveis dos espanhóis. O Instituto Nacional de Estatística (INE) de Espanha deu …

Donald Tusk vai presidir o Partido Popular Europeu

O presidente do Conselho da União Europeia (UE) é o único candidato à presidência do Partido Popular Europeu (PPE) e vai suceder no cargo ao francês Joseph Daul. Esta será a primeira vez que um europeu …

EUA. Casal vegan vai ser julgado por homicídio depois da morte do filho de 18 meses

Um casal americano, que segue uma alimentação vegan, vai ser julgado por homicídio depois da morte do filho de 18 meses, por malnutrição. Ambos vão permanecer detidos até à data do julgamento, em dezembro. Segundo noticiou …

Carrinha com 52 migrantes entra em Ceuta após derrubar barreiras fronteiriças

Uma carrinha com 52 migrantes rompeu, esta madrugada, as barreiras fronteiriças entre Marrocos e Espanha para entrar no enclave espanhol de Ceuta, incidente que a Guarda Civil espanhola já está a investigar. A carrinha lançou-se a toda …

Chef que renunciou à estrela Michelin espera sair do Guia em 2020

O chef Henrique Leis, que em julho renunciou à estrela Michelin que o seu restaurante detinha há 19 anos, afirma que o seu "compromisso com a Michelin acabou" e espera não ver renovada a distinção …

Morreu a fadista Argentina Santos

A fadista portuguesa morreu, esta segunda-feira, aos 95 anos de idade. As exéquias realizam-se, a partir das 17h00, na Basílica da Estrela, em Lisboa. A fadista Argentina Santos, que esta segunda-feira morreu aos 95 anos, despediu-se …