Carro supersónico está quase pronto e vai ser mais rápido do que uma bala

O “carro-foguete” Bloodhound SSC está a chegar e vai ser mais rápido do que uma bala. Este veículo único que ficará concluído em 2016 deverá bater o recorde mundial da velocidade em terra, atingindo os 1600 km/h em apenas 55 segundos.

Esse é o grande objectivo deste projecto monumental que conta com a colaboração de 280 empresas de todo o mundo com a missão de concluírem “o mais extraordinário e mais complexo carro de corridas” jamais fabricado.

Equipado com motores a gasolina, a jacto e a propulsão de foguete, o Bloodhound SSC está a ser construído no Reino Unido, por uma equipa de especialistas aeronáuticos e de Fórmula Um, e quando concluído vai atingir uma velocidade superior a 1600 km/h.

É essa, pelo menos, a expectativa em torno deste carro supersónico.

A primeira fase desta tentativa de recorde de velocidade terrestre vai decorrer em 2016, na África do Sul, e o carro-foguete vai tentar atingir os 1287 km/h (o actual recorde é de 1227 km/h).

E se esse teste correr bem, algures em 2017, decorrerá a tentativa de ultrapassar a barreira dos 1600 km/h.

O Bloodhound SSC começará por usar o seu poderoso motor de turbina a jacto, emprestado de um avião caça-bombardeiro Eurofighter Typhoon, que o vai impulsionar até aos 482 km/h.

Só depois entrará em acção o potente motor de foguete, catapultando-o para os almejados 1600 km/h.

Finalmente, será accionado o super-alimentado motor do tipo V8 Jaguar com o intuito de fornecer ao foguete combustível de peróxido de hidrogénio ao longo da viagem.

Estes três motores garantem ao carro uma potência equivalente a 180 carros de Fórmula Um.

Espera-se que o carro supersónico percorra 1.6 quilómetros em apenas 3.6 segundos – isto é, que seja mais rápido do que uma bala.

A expectativa é de que atinja os 1600 km/h em apenas 55 segundos e que inspire “a futura geração de cientistas e de engenheiros”.

Para lá do desafio tecnológico e de engenharia, este projecto tem também o envolvimento de cerca de 700 escolas e a missão educativa de “inspirar as crianças para a Ciência, a Tecnologia, a Engenharia e a Matemática”.

SV, ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Príncipe Harry e Meghan renunciam aos títulos da realeza

O Palácio de Buckingham anunciou, este sábado, um acordo em que o príncipe Harry e a sua mulher renunciaram aos respetivos títulos, abandonando os deveres enquanto membros seniores da família real do Reino Unido e …

Polaris Slingshot chega ao mercado com um sistema de transmissão inovador

A nova versão do Polaris Slingshot vem equipado com um sistema de transmissão que mescla a condução do manual com o conforto do automático. Para quem não conhece o Polaris Slingshot, apresentado pela primeira vez em …

Turistas estão a invadir Hallstatt, a aldeia austríaca que terá inspirado "Frozen"

Considerado Património Mundial pela UNESCO desde 1997, Hallstatt, na Áustria, possui apenas 778 moradores e tem uma sequência de casas em estilo alpino. Em 2010, antes do lançamento do primeiro filme da Disney, "Frozen", a cidade …

Teerão vai enviar caixa negra do avião abatido para a Ucrânia

O Irão vai enviar para a Ucrânia as gravações da caixa negra do avião ucraniano que abateu acidentalmente, na semana passada, para que sejam sujeitas a análises adicionais. Hassan Rezaeifer, chefe de investigações de acidentes do …

António Folha já não é treinador do Portimonense

O treinador apresentou a demissão do comando técnico do Portimonense, este sábado, depois de perder na deslocação ao lanterna-vermelha Desportivo das Aves, por 3-0. "Antes de me fazerem qualquer pergunta sobre o jogo, queria transmitir que …

Há pombos cowboys em Las Vegas (e voluntários estão a tentar salvá-los)

Por alguma razão, alguém decidiu colar chapéus vermelhos minúsculos de cowboy em pombos de Las Vegas, nos Estados Unidos. Agora, a equipa do Lofty Hopes Pigeon Rescue está a tentar salvá-los. Há uma missão para resgatar …

Youtube encaminha milhões de utilizadores para desinformação climática

Os algoritmos do YouTube estão a encaminhar milhões de utilizadores de vídeos de empresas para a desinformação sobre as alterações climáticas, através de serviços de publicidade online, de acordo com uma investigação da comunidade virtual …

Paulo Gomes é o novo presidente do Vitória de Setúbal

O ex-vice-presidente, líder da lista D, foi eleito presidente do Vitória de Setúbal para o mandato 2020-2023, com um total de 875 votos. Paulo Gomes, de 50 anos, foi o mais votado das cinco listas candidatas, …

O mercado online de leite materno está a crescer (mas pode ser mau para os bebés)

https://vimeo.com/385229063 Para os pais que querem que o seu filho beba leite materno, mas que não conseguem produzi-lo, a possibilidade de o poder comprar na Internet pode parecer uma boa solução. No entanto, este mercado não …

Regina Duarte convidada para suceder a secretário da Cultura demitido

A atriz brasileira confirmou, na sexta-feira, ter sido convidada pelo Presidente do país para liderar a Secretaria da Cultura do Governo, após a exoneração de Roberto Alvim por ter parafraseado um discurso nazi. "É isso, recebi …