Carola Rackete vai processar Salvini por difamação

A capitã do Sea Watch, detida na semana passada por ter desembarcado sem autorização em Lampedusa, vai interpor uma ação em tribunal por difamação contra o ministro do Interior italiano.

“Já preparámos a queixa contra o ministro Matteo Salvini“, afirmou um dos advogados de Carola Rackete a uma rádio italiana, explicando que “não foi fácil fazer um inventário de todos os insultos feitos por Salvini nas últimas semanas”.

Referindo que o ministro italiano, conhecido por criar a regra dos “portos fechados” a refugiados, impulsiona os ódios, o advogado explicou que uma queixa por difamação “é uma forma de enviar um sinal“.

Nas redes sociais, o também vice-primeiro-ministro já reagiu à decisão da capitã alemã: “Infringe as leis e ataca navios militares italianos e, ainda por cima, apresenta uma queixa contra mim. Não tenho medo de mafiosos, quanto mais de uma comunista alemã rica e mimada… beijos”, acrescentou o líder da extrema-direita italiana.

O navio da organização não-governamental alemã Sea Watch atracou, no final de junho, no porto da cidade italiana de Lampedusa sem autorização, invocando o estado de necessidade para desembarcar 42 migrantes, depois de 17 dias no mar.

Carola Rackete foi detida pela polícia italiana “por resistência ou violência contra um navio de guerra”, crime que prevê uma pena de três a dez anos de prisão, mas um juiz italiano invalidou a sua prisão, alegando que havia agido para salvar vidas.

O juiz encarregue do inquérito preliminar recusou o pedido dos procuradores para manter a prisão domiciliaria, salientou que a capitã alemã estava a “cumprir o seu dever de salvar vidas”. A justiça italiana recusou ainda assinar a ordem de expulsão do país da alemã.

Durante a crise, Matteo Salvini publicou diversos tweets furiosos, descrevendo Carola como uma “criminosa” e uma “pobre mulher que só tentou matar cinco soldados italianos” e criticando a decisão do tribunal, questionando se o juiz não tinha bebido um copo de vinho.

// Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Albânia demoliu restaurante do homem que perseguiu turistas no capô do carro

O dono de um restaurante ilegal na Albânia meteu-se em sérios apuros depois de ter perseguido uma família de turistas espanhóis, colocando-se no capô do carro onde seguiam e partindo o pára-brisas. O restaurante que …

Sensores de radiação da Rússia desligaram-se misteriosamente após recente explosão nuclear

Nas semanas após um acidente nuclear fatal num campo de tiro de armas navais em Nyonoksa, quatro sensores de partículas radioativas que enviavam dados do território russo para uma rede de monitorização internacional desligaram-se misteriosamente. As …

Zumba. O negócio milionário que começou com uma distracção de um colombiano

Foi uma distracção que levou o bailarino colombiano Beto Pérez a criar a zumba e a construir um dos negócios actuais com mais sucesso em todo o mundo, avaliado em mais de 450 milhões de …

Ligações a Jeffrey Epstein abalam um dos mais prestigiados laboratórios de tecnologia do mundo

O MIT Media Lab junta áreas que vão do design à robótica e é responsável pelas mais vanguardistas inovações do Massachusetts Institute of Technology, uma das mais reputadas universidades do mundo na área da tecnologia. Agora, …

Choveu água preta em São Paulo

Na tarde de segunda-feira um fenómeno climático transformou o dia em noite na cidade de São Paulo em plena tarde. E choveu água preta. Nas redes sociais há inúmeras imagens de copos, garrafas e baldes que …

Macron vai encontrar-se com iranianos para debater acordo nuclear

O Presidente da França, Emmanuel Macron, anunciou na quarta-feira que vai encontrar-se com representantes do Irão antes da reunião do G7, que decorre no próximo fim de semana, para trabalhar em propostas que salvaguardem o …

Pentágono confirma morte do filho de Osama bin Laden

O secretário de Defesa dos Estados Unidos (EUA), Mark Esper, confirmou a morte de Hamza bin Laden, filho e herdeiro do fundador da Al-Qaeda, Osama bin Laden. "Esse é o meu entendimento", disse Mark Esper, numa …

Homem detido por filmar por baixo das saias de mais de 550 mulheres no metro de Madrid

Um colombiano de 53 anos foi detido e ficou em prisão preventiva nesta quarta-feira, em Madrid, acusado de filmar vídeos por baixo das saias de mais de 550 mulheres — algumas menores — e publicá-los …

Tempo de espera nos CTT é principal causa de insatisfação dos clientes

Um inquérito da associação Deco a 1.800 clientes dos CTT revela que esperam, em média, 18 minutos para serem atendidos e que o tempo de espera é o que causa mais insatisfação. O inquérito realizado a …

Gronelândia não é só um capricho de Trump. EUA querem comprar a ilha há 70 anos

A proposta de Donald Trump para comprar a Gronelândia terá parecido apenas mais uma ideia megalómana do presidente dos EUA, mas não é a primeira vez que o país tenta ficar com a ilha que …