Navio com 42 migrantes desafia Salvini e entra em águas italianas

Sea-Watch International / Twitter

O navio alemão Sea-Watch 3

A capitã do navio Sea-Watch 3 foi contra as ordens do Governo Italiano e entrou, esta quarta-feira, no porto de Lampedusa para salvar 42 migrantes.

O navio Sea-Watch 3, gerido por uma organização humanitária alemã, desafiou as autoridades italianas ao entrar, esta quarta-feira, nas águas do país. Até ao momento, não há qualquer sinal de que os migrantes a bordo, que a ONG assegurou estarem em condições inseguras, receberão permissão para desembarcar.

“Decidi entrar no porto de Lampedusa. Sei o que estou a pôr em risco, mas os 42 sobreviventes que tenho a bordo estão exaustos. Vou levá-los para um lugar seguro. Sou responsável por estas pessoas e elas não aguentam mais. As suas vidas são mais importantes do que um jogo político”, justificou a capitã do navio, Carola Rackete, numa mensagem divulgada nas redes sociais.

De acordo com a revista Sábado, a alemã de 31 anos, licenciada em conservação ambiental, trabalha como voluntária na Sea Watch desde 2016 e, antes disso, também fez parte da equipa do navio da Greenpeace ‘Arctic Sunrise’ durante dois anos.

“A minha vida foi fácil, pude estudar em três universidades. Sou branca, alemã, nascida num país rico e com o passaporte certo. Quando percebi isto senti uma obrigação moral: salvar aqueles que não tiveram as mesmas oportunidades do que eu”, escreveu na sua página pessoal do Twitter, que foi entretanto foi apagada.

No interior da embarcação, encontram-se 42 dos migrantes resgatados a 12 de junho no Mediterrâneo (inicialmente eram 53 mas os restantes foram desembarcados por razões médicas). “Temos pacientes com dores insuportáveis, consequência da tortura que sofreram”, descreve uma das médicas a bordo, citada pelo semanário Expresso.

A tripulação rejeita a possibilidade de devolver estas pessoas à Líbia, por não considerar o país seguro, e exigiu hoje autorização para desembarcar os migrantes, numa mensagem dirigida à União Europeia.

“Esperámos durante a noite toda, mas não se pode esperar mais”, afirma a ONG, acrescentando que “o desespero das pessoas não é algo com que se possa brincar“.

Mais tarde, a organização explicou o porquê de ter decidido desafiar as ordens de Itália. “Passaram-se 23 horas desde que entrámos em águas italianas por necessidade. Vimo-nos obrigados a isso porque em duas semanas nenhuma instituição da UE assumiu a responsabilidade. Temos de continuar sozinhos ou há alguém que se lembre do dever de proteger a vida no mar.

Segundo mostram os meios de comunicação locais, o barco encontra-se a cerca de cinco quilómetros da costa, frente ao monumento conhecido como “Porta de Lampedusa, Porta da Europa”, em memória dos migrantes mortos na viagem para o continente europeu.

O ministro italiano do Interior, Matteo Salvini, tem recusado deixar migrantes desembarcarem no território e sublinhou que o Sea-Watch desafiou o país ao entrar em águas italianas, defendendo que a tripulação deve ser detida e o navio arrestado.

Hoje, o comissário europeu para as Migrações, Dmitris Avramopoulos, pediu a Itália que permita a entrada dos migrantes a bordo e garantiu que vários Estados-membros da UE estão prontos para ajudar, sublinhando, no entanto, que a ajuda só pode ser dada quando estas pessoas estiverem em terra.

“Espero que Itália, neste incidente em particular, contribua para uma solução rápida para as pessoas a bordo”, afirmou o comissário.

Itália mantém uma política de portos fechados aos barcos das ONG. Tal como no caso do jovem português Miguel Duarte, tanto a capitã do Sea-Watch 3 como os responsáveis pela ONG arriscam enfrentar um processo judicial por suspeita de ajuda à imigração ilegal.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas transformam tijolos em dispositivos de armazenamento de eletricidade

Uma equipa de investigadores descobriu como converter o pigmento vermelho dos tijolos num plástico condutor de eletricidade. Esse processo permitiu transformar os tijolos em dispositivos de armazenamento de eletricidade. Esses supercapacitores de tijolo podem ser …

Primeiro Museu do Godzilla abre no Japão (e os visitantes podem entrar na boca do monstro)

O primeiro Museu do Godzilla do mundo está agora aberto no Japão e tem uma estátua enorme do icónico monstro, em cuja boca se pode entrar de slide. De acordo com a Newsweek, atualmente, os visitantes …

Hubble faz a primeira observação de um eclipse lunar total

Tirando vantagem de um eclipse lunar total, astrónomos usaram o Telescópio Espacial Hubble da NASA/ESA para detetar ozono na atmosfera da Terra. Este método serve como um substituto de como vão observar planetas semelhantes à Terra …

Biden tem 71% de probabilidade de vencer as eleições contra Trump

Joe Biden, candidato democrata à Casa Branca, tem 71% de probabilidade de vencer as eleições presidenciais norte-americanas frente a Donald Trump, o atual Presidente dos Estados Unidos, aponta uma nova sondagem. A pesquisa de opinião, levada …

Barcelona 2-8 Bayern | Atropelamento histórico na Champions

Noite histórica no Estádio da Luz. Em jogo dos quartos-de-final da Liga dos Campeões, o Bayern goleou o Barcelona por impensáveis 8-2 – com 4-1 em cada uma das metades. Um resultado que se tornou …

Depois das sementes, norte-americanos recebem máscaras, óculos de sol e até meias sujas da China

Vários residentes da Flórida, nos Estados Unidos, receberam pacotes misteriosos da China pelo correio que não tinham encomendado. Desta vez não eram sementes, mas sim máscaras cirúrgicas, óculos de sol e até meias sujas. Em declarações …

Imposto sobre refrigerantes reduziu o seu consumo

O imposto especial sobre as bebidas com maior teor de açúcar levou mais de 40% dos inquiridos num estudo da Universidade Católica esta sexta-feira divulgado a reduzir o seu consumo, comportamento que adotariam também com …

Uma só teoria da conspiração sobre a covid-19 matou 800 pessoas. 60 ficaram totalmente cegas

Pelo menos 800 pessoas morreram e 60 ficaram cegas na sequência de uma teoria da conspiração sobre a covid-19, concluiu um novo estudo. A investigação, cujos resultados foram esta semana publicados na revista científica American Journal …

Apple e Google removem das suas lojas de aplicações um dos jogos mais populares do mundo

As gigantes tecnológicas Apple e Google removeram esta semana das suas lojas de aplicações, a App Store e a Google Play Store, respetivamente, o Fortnite, um dos jogos mais populares de todo o mundo. As …

Encontrado tesouro de artefactos nazis no "Covil do Lobo", o quartel-general ultrassecreto de Hitler

Quando os nazis se prepararam para invadir a União Soviética, em 1941, construíram um quartel-general militar secreto na floresta Masúria, na Polónia, ao qual chamaram "Wolfsschanze" ou "Covil do Lobo". Desde a sua descoberta após a …