Carola Rackete, a capitã que desafiou Salvini para resgatar migrantes, presa em Itália

Carola Rackete, capitã de um navio de resgate de migrantes da organização não-governamental Sea Watch, foi detida este sábado no porto de Lampedusa por ter entrado, na quarta-feira, em águas territoriais italianas sem autorização.

A jovem alemã, de 31 anos, rejeitou as ameaças de prisão e as críticas de Matteo Salvini, o ministro do Interior de extrema-direita, e deu prioridade ao estado de saúde dos migrantes que resgatou ao largo da Líbia a 12 de junho. No interior da embarcação, encontravam-se 42 dos migrantes resgatados a 12 de junho no Mediterrâneo (inicialmente eram 53 mas os restantes foram desembarcados por razões médicas).

“Decidi atracar no porto em Lampedusa, apesar de saber o que estava em causa. Porque estavam 40 ​pessoas exaustas e não aguentavam mais. E eu era responsável por eles. As suas vidas são mais importantes do que um jogo político”, explicou Carola Rackete no Twitter.

Segundo o jornal italiano La Repubblica, m barco de patrulha da guarda italiana tentou bloquear a entrada da embarcação da ONG no porto de Lampedusa. A jovem enfrenta agora a possibilidade de uma pena de três a dez anos de prisão “por resistência ou violência contra um navio de guerra”​, lê-se.

“A comandante Carola não tinha escolha”, explicou a porta-voz da Sea Watch Itália, Giorgia Linardi. “Durante 36 horas tinha declarado um estado de necessidade que as autoridades italianas ignoraram.” “Foi uma escolha desesperada”, acrescentaram os advogados da ONG alemã Leonardo Marino e Alessandro Gamberini.

Depois de duas semanas no mar, Carola Rackete tornou-se símbolo da oposição à autoridade de Salvini, que se opõe à entrada de barcos de resgate de organizações não-governamentais nos portos italianos.

A alemã de 31 anos, licenciada em conservação ambiental, trabalha como voluntária na Sea Watch desde 2016 e, antes disso, também fez parte da equipa do navio da Greenpeace Arctic Sunrise durante dois anos.

Rackete diz que se dedica ao salvamento de migrantes para reagir à educação privilegiada que considera ter. “A minha vida era fácil. Sou branca, alemã, nasci num país rico e com o passaporte certo”, disse. “Quando me apercebi de tudo isso, senti a obrigação moral de ajudar aqueles que não tiveram as mesmas oportunidades que eu.”

O ministro do interior italiano considerou Rackete uma “pirata”, “criminosa” e questionou as motivações da alemã. “A senhora disse que se voluntariou porque nasceu branca, rica e alemã. Mas toda a gente que é branca, rica e alemã veio para Itália partir-nos as bolas. Ajuda as crianças na Alemanha!”, atirou Salvini no Twitter.

Itália mantém uma política de portos fechados aos barcos das ONG. Tal como no caso do jovem português Miguel Duarte, tanto a capitã do Sea-Watch 3 como os responsáveis pela ONG arriscam enfrentar um processo judicial por suspeita de ajuda à imigração ilegal.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Imaginemos que um navio espanhol abalroava uma vedeta da marinha portuguesa e invadia as nossas áquas e os nossos portos.
    O que é que nos dava vontade de lhes fazer????????

RESPONDER

Há um mecanismo que bloqueia a produção de gordura após as refeições. Pode tratar a obesidade

Um novo estudo revela um mecanismo até agora desconhecido, no qual uma hormona libertada do intestino desliga os processos de produção de gordura do corpo após as refeições. Depois de uma refeição, o nosso corpo dedica-se …

A mais recente espécie de macaco foi encontrada em laboratório e não numa expedição

A nova espécie de macaco, o Popa langur, foi descoberta em laboratório. Ao contrário do que se possa pensar, muitas das espécies descobertas não são encontradas numa expedição. A descoberta do Popa langur, um macaco encontrado …

Desapareceu tão misteriosamente como apareceu o monólito do deserto do Utah (e apareceu outro na Roménia)

O monólito de metal descoberto, na semana passada, no meio do deserto do Utah, nos EUA, desapareceu sem deixar rasto. O mistério adensa-se em torno do objecto que alguns já apelidaram de "extraterrestre", até porque …

The Crown: O que é verdade e ficção na nova temporada?

Não é novidade que as famílias reais da Europa, em especial a família real britânica, sempre despertaram muita curiosidade e interesse por parte do público. Desta forma, a plataforma de streaming Netflix decidiu investir, em …

Hubble avista possível "jogo de sombras" do disco em torno de um buraco negro

Algumas das vistas mais deslumbrantes do nosso céu ocorrem ao pôr-do-Sol, quando a luz do Sol penetra nas nuvens, criando uma mistura de raios brilhantes e escuros formados pelas sombras das nuvens e pelos feixes …

No Japão, houve mais suicídios num mês do que mortes por covid-19 no ano todo

No mês de outubro, o número de suicídios no Japão foi superior ao número de mortes por covid-19 desde o início da pandemia. De acordo com os dados do governo, foram registados 2153 suicídios no …

YouTube cria o primeiro videoclipe "infinito" de sempre. Reúne todas as versões de "Bad Guy" de Billie Eilish

"Bad Guy" de Billie Eilish tornou-se o primeiro vídeo de música infinito de sempre. Celebrando o facto de ter atingido a marca de mil milhões de visualizações, a artista juntou-se ao YouTube e criou uma …

Marítimo 1 - 2 Benfica | Águia faz terapia no “divã” de Pizzi

Após duas derrotas consecutivas para o campeonato (contra o Boavista e o Braga), o Benfica regressou às vitórias, na visita ao Marítimo, por 2-1. Um resultado que não disfarça as dificuldades e a intranquilidade que …

A Coreia do Sul vai ter táxis aéreos. Serão usados em serviços de emergência e turismo

A empresa chinesa de mobilidade aérea EHang concluiu três voos de teste na Coreia do Sul para demonstrar o seu novo transporte de passageiros. Trata-se de um táxi aéreo com capacidade de resposta de emergência …

Tartarugas marinhas transportadas para a Flórida depois de sofrerem reação hipotérmica

Quarenta tartarugas marinhas em vias de extinção foram transportadas para a Florida, nos Estados Unidos, depois de sofrerem uma reação de hipotermia na costa de Massachusetts. Quando as tartarugas marinhas são expostas à água fria por …