Governo e PS pressionam, mas Carlos Costa não quer sair

@govpt / Twitter

António Costa no Parlamento com Catarina Martins e Pedro Filipe Soares, do Bloco de Esquerda, num intervalo do debate da proposta de Orçamento retificativo

O governador do Banco de Portugal não se vai demitir, apesar das pressões do Governo e do Partido Socialista.

O Diário de Notícias avança que Carlos Costa está decidido a resistir às críticas e acusações de que tem sido alvo, tanto por parte do primeiro-ministro como do líder do grupo parlamentar do PS, Carlos César.

Carlos Costa, reconduzido por mais cinco anos no final do mandato do anterior governo, tem a salvaguarda da lei, que dificulta a sua demissão.

“Um governador só pode ser demitido das suas funções se deixar de preencher os requisitos necessários ao exercício das mesmas ou se tiver cometido falta grave”, lê-se nos estatutos do Banco Central Europeu, a entidade comunitária que tutela diretamente o banco central português.

De acordo com o Jornal de Negócios, o caso ameaça chegar ao Banco Central Europeu (BCE), e Mário Draghi – que tem sido sempre muito cioso a sublinhar a independência dos bancos centrais nacionais face aos respetivos governos – pode intervir se estiver em causa o estatuto de independência do governador.

Esta quinta-feira, António Costa sublinhou ter considerado “a todos os títulos lamentável” a forma como se arrasta a situação dos lesados do BES, “que é dramática para muitas famílias que confiaram as suas poupanças numa instituição e muitas delas foram logradas nessa confiança”.

O primeiro-ministro indicou Diogo Lacerda Machado, seu amigo e homem de confiança, para liderar as negociações entre o BdP e a CMVM com vista a chegar a um entendimento sobre a questão dos lesados do BES.

O Governo fez uma proposta de acordo extrajudicial, um mecanismo conciliatório que envolvia Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, BES e Novo Banco para resolver o problema dos lesados do BES, mas o Banco de Portugal nunca aceitou: para Carlos Costa, a questão central continua a ser quem paga aos lesados.

O BdP, a CMVM e o Governo reúnem esta sexta-feira para encontrar uma solução, tentando estabelecer uma linha de orientação no diálogo com os lesados. Assim que estiver definida essa linha a seguir, será marcada uma reunião para negociar com os lesados.

Na sequência das críticas do primeiro-ministro, Carlos César dirigiu igualmente violentas críticas ao governador do Banco de Portugal e à atuação de Carlos Costa, nomeadamente no caso dos lesados do BES.

“Há uma realidade que os portugueses vivem de alguma falta de confiança, ou pelo menos de uma avaliação frágil, quer dos depositantes, quer dos utilizadores do sistema bancário, em relação ao regulador, o Banco de Portugal”, defendeu o líder da bancada socialista.

Esta quinta-feira, o Diário Económico noticiou ainda que deputados do Bloco de Esquerda pediram à comissão parlamentar de Inquérito ao caso Banif um documento da consultora Boston Consulting Group que avalia a atuação do supervisor no caso BES.

Em causa está uma eventual referência, no documento, à existência de uma “falta grave” na supervisão, na forma como lidou com os problemas no BES. Confirmando-se essa referência, o Governo teria argumentos jurídicos para tentar forçar o afastamento do governador Carlos Costa que, segundo a lei só pode ser demitido em circunstâncias muito especiais.

Os deputados socialistas anunciaram que vão fazer um pedido semelhante.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Morreu Sindika Dokolo, marido de Isabel dos Santos

O empresário Sindika Dokolo faleceu, nesta quinta-feira, no Dubai, aos 48 anos de idade, durante a prática de mergulho. A morte do empresário de origem congolesa já foi confirmada à Lusa por uma fonte ligada à …

Lagostins autoclonados invadiram (e conquistaram) um cemitério na Bélgica

Um cemitério na Bélgica foi completamente invadido por lagostins marmoreado. De acordo com o Instituto Flamengo para Pesquisa da Natureza e da Floresta (INBO), a espécie representa uma grande ameaça para a biodiversidade local. Segundo o …

Benfica 3-0 Standard Liège | “Águia” voa de forma imperial

A noite foi de festa no Estádio da Luz para os cerca de 4875 espectadores – 7,5% por cento da lotação – que se deslocaram ao reduto dos “encarnados” esta quinta-feira. O Benfica venceu por 3-0 …

Urnas abertas no Minecraft. Servem para ensinar os jovens a votar nas eleições

A organização não partidária e sem fins lucrativos Rock the Vote e a empresa criativa Sid Lee uniram-se para criar um servidor de "casa de votação" no popular jogo Minecraft antes das eleições presidenciais de …

Zorya Luhansk 0-2 Braga | “Nota artística” em triunfo minhoto

Dois jogos, duas vitórias para o Sporting de Braga no Grupo G da Liga Europa. Uma entrada de rompante em jogo, com dois golos espectaculares nos primeiros 11 minutos, permitiram aos “arsenalistas” controlar e lidar …

Amostra de ADN desvenda homicídio cometido há quatro décadas

Uma amostra de ADN, colhida de um norte-americano da Carolina do Sul após este ser detido por apontar uma arma, permitiu às autoridades desvendar um caso antigo, identificando-o como principal suspeito do homicídio de uma …

Investigadores portugueses criam simuladores para treinar médicos à distância

Investigadores da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) desenvolveram, durante o confinamento, um método para os estudantes treinarem para cenários de emergência sem saírem de casa. Em declarações à Lusa, Carla Sá Couto, do …

Restam apenas dois rinocerontes brancos do norte (mas há uma esperança para salvar a espécie)

Com a morte do último macho em 2018, o rinoceronte branco do norte chegou ao ponto em que não pode ser salvo naturalmente. Com apenas duas fêmeas restantes, a subespécie é agora tida como oficialmente …

Há uma região na América do Norte sem qualquer caso de covid-19. Tem a dimensão do México

Nunavut, uma região localizada no norte do Canadá, continua sem registar nenhum caso de covid-19. A receita para o sucesso tem vários ingredientes, mas as caraterísticas especiais da região e as medidas rígidas tomadas logo …

Site da campanha de Trump foi alvo de ataque. Hackers "fartaram-se das fake news"

O website oficial da campanha presidencial de Donald Trump foi alvo de um ataque informático que o deixou temporariamente desfigurado na noite desta quarta-feira. Os hackers responsáveis substituíram o habitual conteúdo por uma mensagem normalmente utilizada …