Carga fiscal portuguesa atinge novo máximo histórico no próximo ano

A carga fiscal dos portugueses continua a aumentar e, depois de ter atingido um máximo histórico em 2018, pode atingir o valor mais alto de sempre já no próximo ano.

Depois de o Banco de Portugal ter alertado que, em 2018, a carga fiscal permanente subiu e superou os níveis da Troika, agora é a Comissão Europeia que avisa que no próximo ano o peso dos impostos e das contribuições no produto interno bruto devem atingir um novo valor recorde, chegando aos 35,5%.

A se verificar esta previsão, o peso da carga fiscal no PIB deverá subir 5,1 pontos percentuais, atingindo assim um máximo histórico em Portugal. As indicações da Comissão Europeia contrariam os cálculos do Ministério das Finanças que prevê que o peso da tributação se mantenha igual ao valor de 2019.

Segundo o Diário de Notícias, apesar da carga fiscal portuguesa não ser das maiores da Europa, este aumento previsto será o quinto maior da zona euro. Desta forma, os impostos e contribuições sobem a um ritmo superior à economia portuguesa.

Ainda no mês passado, Mário Centeno, disse que a carga fiscal dos portugueses não está a aumentar. O ministro das Finanças defende que o indicador usado não está a ilustrar de forma inteiramente correta a carga fiscal dos portugueses. Centeno explicou que usar o PIB como termo de comparação não permite conhecer o esforço fiscal feito pelos portugueses.

Contrariando as previsões da Comissão Europeia, o Governo diz ainda que as alterações na legislação que tem feito deste que está no poder até reduzem a carga fiscal. Contudo, assume que há outro fatores que agravam esse rácio, nomeadamente o crescimento da economia e do emprego, e a não atualização dos escalões do IRS.

Juntamente com Portugal, outros 19 países vão aumentar a sua carga fiscal já no próximo ano. O agravamento português de 0,1% ficará ainda longe da subida de 2,6% do Chipre, que é o caso mais gritante na zona euro. No sentido contrário, a Grécia vai diminuir a sua carga fiscal, com uma descida de 2% do PIB.

Com esta carga fiscal prevista pela Comissão Europeia, o Governo português conseguirá arrecadar mais de 76 mil milhões de euros em impostos e descontos. Isto reflete um aumento de quase 7% em relação ao ano passado.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

    • Já todos percebemos que não fazes peva do que seja o indicador Carga Fiscal… O normal dos xuxiais democratas portanto!

      • Como és a supra sumo do conhecimento, explica aqui ao economista, o que é a carga fiscal de 35,5% do PIB. Talvez hoje aprenda qq coisa.
        Quer-me parecer que do meu comentário, só leste o “viva” irónico… !

  1. E ainda bem, quer dizer que o estado está a arrecadar mais receita com o consumo!
    Atenção que aumento da carga fiscal não quer dizer que os impostos aumentaram, neste caso quer dizer que a receita aumentou, ora se o consumo aumenta é normal que o estado receba mais impostos!

RESPONDER

PSD a 3 deputados da maioria na Madeira. CDS afasta geringonças

Miguel Albuquerque, político experiente, apreciador de música e apaixonado por rosas, voltou hoje a vencer as eleições regionais da Madeira, mas tem agora pela frente a ‘espinhosa’ tarefa de negociar um entendimento que garanta estabilidade …

Porto 2-0 Santa Clara | E vão cinco vitórias consecutivas na Liga

O FC Porto respondeu ao triunfo do Benfica no sábado em Moreira de Cónegos com a quinta vitória consecutiva na Liga, na recepção ao Santa Clara, por 2-0. Num jogo morno, com uma segunda parte mal jogada …

Mazda entra na corrida e prepara lançamento do seu primeiro carro elétrico

A Mazda garantiu o lançamento do seu primeiro carro elétrico já no próximo ano. O veículo será apresentado no Salão Automóvel de Tóquio. A corrida dos veículos elétricos acelera a todo o vapor e a Mazda …

Descobertas evidências de um reino bíblico em pleno deserto israelita

A bíblia faz referência a um reino de Edom, do século X antes de Cristo. Novas evidências sugerem que este reino poderá ter estado assente no deserto de Arava, no Israel. A análise de arqueólogos a …

PSD vence regionais na Madeira mas perde maioria absoluta

O PSD venceu hoje as eleições legislativas regionais na Madeira, com 37% a 41% dos votos, o que lhe retira a maioria absoluta no parlamento, segundo a projeção da RTP/Católica. O Partido Social Democrata venceu as …

No Afeganistão, há mulheres a arriscar a vida por um golo

As jogadores da seleção de futebol feminino do Afeganistão não treinam no seu país por razões de segurança. Muitas sofreram abusos sexuais e correm risco de vida para poderem jogar futebol. Pelo menos alguma vez na …

Cientista diz que avanços científicos podem levar à extinção humana

A evolução da ciência e tecnologia pode ser fundamental para evitar catástrofes, mas, ironicamente, pode também ser a causadora do fim da nossa espécie. O estudo das mudanças climáticas baseia-se em simulações cada vez mais de …

A ilha mais remota do mundo tem nome português

Tristão da Cunha é uma ilha com apenas 250 habitantes, onde ninguém fala português. Não há hotel nem aeroporto. Há quem parta em busca de um lugar sossegado para evitar as grandes multidões turísticas. Caso esteja …

Costa não tinha dúvidas. O parecer da PGR sobre familiares é “absolutamente inequívoco”

O secretário-geral do PS, António Costa, defendeu hoje que o parecer da Procuradoria-Geral da República (PGR) sobre as incompatibilidades entre governantes e negócios com empresas de familiares é “absolutamente inequívoco”. “O parecer é absolutamente inequívoco sobre …

Jovens do mundo inteiro ocupam a ONU em inédita Cimeira do Clima

Mais de 500 jovens, representantes de mais de 140 países, ocuparam este sábado o espaço habitualmente destinado aos diplomatas da ONU. A United Nations Youth Climate Summit, primeira cimeira da juventude sobre o clima, em Nova …