Carga fiscal portuguesa atinge novo máximo histórico no próximo ano

A carga fiscal dos portugueses continua a aumentar e, depois de ter atingido um máximo histórico em 2018, pode atingir o valor mais alto de sempre já no próximo ano.

Depois de o Banco de Portugal ter alertado que, em 2018, a carga fiscal permanente subiu e superou os níveis da Troika, agora é a Comissão Europeia que avisa que no próximo ano o peso dos impostos e das contribuições no produto interno bruto devem atingir um novo valor recorde, chegando aos 35,5%.

A se verificar esta previsão, o peso da carga fiscal no PIB deverá subir 5,1 pontos percentuais, atingindo assim um máximo histórico em Portugal. As indicações da Comissão Europeia contrariam os cálculos do Ministério das Finanças que prevê que o peso da tributação se mantenha igual ao valor de 2019.

Segundo o Diário de Notícias, apesar da carga fiscal portuguesa não ser das maiores da Europa, este aumento previsto será o quinto maior da zona euro. Desta forma, os impostos e contribuições sobem a um ritmo superior à economia portuguesa.

Ainda no mês passado, Mário Centeno, disse que a carga fiscal dos portugueses não está a aumentar. O ministro das Finanças defende que o indicador usado não está a ilustrar de forma inteiramente correta a carga fiscal dos portugueses. Centeno explicou que usar o PIB como termo de comparação não permite conhecer o esforço fiscal feito pelos portugueses.

Contrariando as previsões da Comissão Europeia, o Governo diz ainda que as alterações na legislação que tem feito deste que está no poder até reduzem a carga fiscal. Contudo, assume que há outro fatores que agravam esse rácio, nomeadamente o crescimento da economia e do emprego, e a não atualização dos escalões do IRS.

Juntamente com Portugal, outros 19 países vão aumentar a sua carga fiscal já no próximo ano. O agravamento português de 0,1% ficará ainda longe da subida de 2,6% do Chipre, que é o caso mais gritante na zona euro. No sentido contrário, a Grécia vai diminuir a sua carga fiscal, com uma descida de 2% do PIB.

Com esta carga fiscal prevista pela Comissão Europeia, o Governo português conseguirá arrecadar mais de 76 mil milhões de euros em impostos e descontos. Isto reflete um aumento de quase 7% em relação ao ano passado.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

    • Já todos percebemos que não fazes peva do que seja o indicador Carga Fiscal… O normal dos xuxiais democratas portanto!

      • Como és a supra sumo do conhecimento, explica aqui ao economista, o que é a carga fiscal de 35,5% do PIB. Talvez hoje aprenda qq coisa.
        Quer-me parecer que do meu comentário, só leste o “viva” irónico… !

  1. E ainda bem, quer dizer que o estado está a arrecadar mais receita com o consumo!
    Atenção que aumento da carga fiscal não quer dizer que os impostos aumentaram, neste caso quer dizer que a receita aumentou, ora se o consumo aumenta é normal que o estado receba mais impostos!

RESPONDER

Criada tecnologia que traduz pensamentos diretamente em texto

Uma equipa de investigadores diz ter criado um sistema capaz de traduzir sinais cerebrais diretamente em texto escrito. Este é um passo promissor para que no futuro seja possível escrever num computador apenas com o …

Desaparecimentos, mistérios e lendas. O Triângulo do Alasca pode ser mais perigoso do que o das Bermudas

Milhares de pessoas desaparecem todos os anos no estado norte-americano do Alasca, fazendo lembrar as histórias do Triângulo das Bermudas, onde aviões e navios desapareceram sem deixar rastro. De acordo com a revista The Atlantic, três …

Descobertas sete novas aranhas-pavão. E uma parece um quadro de Van Gogh

Foram encontradas sete novas espécies de aranha do género Maratus. E há uma que se destaca por se parecer com "A Noite Estrelada", famoso quadro de Vincent Van Gogh. Nos últimos anos, as aranhas-pavão (do género Maratus) …

Estado de emergência no México suspende produção de cerveja Corona

Nem toda a publicidade é boa publicidade. Que o diga a cerveja mexicana Corona que, em tempos de pandemia, partilha o nome com o vírus de que já ninguém quer ouvir falar. Segundo o jornal The …

Gás natural pode transformar Moçambique no "Qatar de África" (se os jihadistas deixarem)

A descoberta de gás natural em Moçambique é vista como uma grande esperança para o país que, à boleia dos avultados investimentos que está a receber de grandes multinacionais, sonha tornar-se no "Qatar de África". …

Afinal, os 1.000 ventiladores doados por Elon Musk podem não ser completamente inúteis

Elon Musk, CEO da Tesla, doou mil ventiladores do tipo errado a hospitais da Califórnia, que enfrentam um número esmagador de casos de coronavírus. Agora, afinal, os ventiladores vão poder ser usados em casos de …

Cientistas preveem quatro grandes furacões no Atlântico em 2020

Cientistas da Universidade Estadual do Colorado, nos Estados Unidos, preveem que se formem quatro grandes furacões no Oceano Atlântico em 2020. De acordo com os especialistas, estes quatro furacões serão de categoria 3 a 5 na …

Neymar doa 870 mil euros para luta contra a pandemia no Brasil

O futebolista internacional brasileiro Neymar doou cerca de 870 mil euros para a luta contra a pandemia covid-19 no seu país, revelou esta sexta-feira o canal SBT. Segundo a estação de televisão brasileira, o contributo de …

França confiscou quatro milhões de máscaras destinadas a Espanha e Itália

As autoridades francesas apreenderam quatro milhão de máscaras que uma empresa sueca transportava da China para a Espanha e Itália no início do mês. A disputa diplomática foi revelada na quarta-feira pela revista francês L'Express. Segundo …

Sobe para 52 o número de elementos da PSP infetados

Subiu esta sexta-feira para 52 o número de elementos da PSP infetados com covid-19, revelou esta força de segurança, dando conta que está a ser assegurado apoio psicológico a todos os polícias com 30 profissionais. Em …