Cantinas públicas vão passar a ter menu vegetariano

A Assembleia da República aprovou um projeto de lei que resulta da fusão dos diplomas do PAN, BE e PEV para que se introduza um menu vegetariano nas cantinas públicas.

O texto de substituição da comissão de Agricultura e Mar teve a abstenção do PSD e do CDS e os votos favoráveis dos restantes partidos – PS, PCP, BE, PEV e do PAN.

Assente em motivações de saúde, éticas, ambientais e pedagógicas, a iniciativa do PAN – Pessoas-Animais-Natureza, seguida por propostas do Bloco de Esquerda e do Partido Ecologista os Verdes, foi debatida em junho do ano passado em plenário e baixou sem votação à comissão de especialidade.

Durante o debate, a maioria parlamentar concordou com a “liberdade de escolha na alimentação” pelo que, “analisadas e asseguradas as questões de operacionalidade e aplicabilidade da lei, a proposta pode reunir uma maioria consensual no Parlamento”, adianta o PAN, que pretende também combater discriminação contra quem segue a dieta vegetariana.

As propostas surgiram na sequência da “Petição pela inclusão de opções vegetarianas nas escolas, universidades e hospitais portugueses”, que recolheu cerca de 15 mil assinaturas e que foi discutida em plenário em junho de 2016.

Segundo a Direção Geral de Saúde (DGS), as dietas vegetarianas têm benefícios importantes, como a redução da prevalência de doença oncológica, obesidade, doença cardiovascular, hiperlipidemias (gorduras no sangue), hipertensão, diabetes.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Trump anuncia retirada de milhões de imigrantes ilegais nos EUA

O Departamento de Imigração e Alfândega dos Estados Unidos vai começar a expulsar milhões de pessoas ilegais no país, afirmou o Presidente norte-americano que anuncia hoje a sua recandidatura à Casa Branca. Recorrendo ao Twitter, Donald …

Chumbada proposta do PS para nova Lei de Bases da Saúde

A proposta do PS para a nova Lei de Bases da Saúde, que enquadrava as parcerias público-privadas (PPP), foi chumbada esta terça-feira. Segundo a RTP, todos os partidos votaram contra, com exceção do PS. O grupo de trabalho …

Sites pornográficos de Hong Kong bloqueiam o seu conteúdo para apoiar protestos pró-democracia

Uma polémica proposta do Governo chinês para expandir as leis de extradição de Hong Kong atraiu cerca de dois milhões de pessoas - mais de um quarto da população total - às ruas, como forma …

Merkel sofre ataque de tremores durante cerimónia com Presidente ucraniano

A chanceler alemã mostrou-se instável e com tremores, enquanto recebia o Presidente da Ucrânia numa visita oficial ao país, situação que a própria atribuiu, mais tarde, ao calor e falta de hidratação. As imagens de Angela …

Autoridades japonesas levantam alerta de tsunami após sismo de 6,8

A Agência Nacional de Meteorologia do Japão levantou o alerta de tsunami dado, esta terça-feira, depois de um sismo de magnitude de 6,8 na escala de Richter na zona costeira do noroeste do país. Segundo as …

Boris Johnson vence segunda volta. Dominic Raab fora da corrida

O antigo ministro para o Brexit foi eliminado, esta terça-feira, na segunda volta da eleição interna no partido Conservador para suceder à primeira-ministra britânica, a qual foi novamente dominada por Boris Johnson. Dominic Raab, um eurocético …

Islândia: 75 anos de independência de um dos países mais ricos do mundo

A Islândia, um dos países mais ricos do mundo, no qual metade do parlamento é composto por mulheres e 90% da energia consumida é renovável, comemorou na segunda-feira 75 anos de independência. Segundo noticiou a TSF, …

Mágico indiano morre afogado ao tentar recriar truque de Houdini

A polícia indiana recuperou o corpo do mágico Chanchal Lahiri, que se afogou no rio Hooghly, em Bengala Ocidental, no domingo, quando tentava recriar um dos famosos truques do húngaro-americano Harry Houdini. Segundo noticiou o Guardian …

A Genius provou com código Morse que a Google lhe estava a roubar letras de músicas

A Genius, conhecida pelo site que permite publicar e analisar letras de músicas, acusa a Google de lhe roubar conteúdo e diz que tem provas disso. A descoberta foi possível graças a uma "armadilha" recorrendo …

Sócrates anunciado como novo colunista em revista brasileira

José Sócrates foi anunciado pela revista semanal brasileira Carta Capital como novo colunista. O político português é descrito como um "atento analista da geopolítica global". A revista brasileira Carta Capital, assumidamente de esquerda, anunciou um painel …