De “ato de coragem” a “estratégia orquestrada”. Candidatura de Montenegro divide PSD

PSD / Flickr

O ex-líder parlamentar do PSD, Luís Montenegro

A candidatura de Luís Montenegro à liderança do PSD, oficializada pelo próprio esta quarta-feira em entrevista a SIC, está a dividir o partido.

Recusando ter qualquer guerra pessoa contra o atual líder do PSD, Luís Montenegro anunciou esta quarta-feira a sua candidatura à liderança do PSD, dizendo que o partido precisa de “coesão, união”, que permita agregação “em torno de um líder”, bem como “definição estratégica e ideologia”

O anúncio de Montenegro, que desde as legislativas de domingo vinha a ser vaticinado na imprensa, está a dividir o partido: há quem fale num ato de corarem e acredite que o futuro do PSD passa pela liderança do antigo líder parlamentar de Pedro Passos Coelho, mas há também que critique o oportunismo.

Em declarações à SIC Notícias, o presidente da Câmara de Ovar, Salvador Malheiro, defende Rui Rio e critica Montenegro, dizendo que os resultados das eleições podiam ter sido melhores caso não houvesse tanta agitação interna.

“O resultado honroso que o PSD conseguiu no domingo não tenho a menor dúvida que teria sido bem melhor caso não tivesse existido um agitação constante ao longo deste último ano e meio, onde naturalmente Luís Montenegro é um dos principais protagonistas”.

No entender de Salvador Malheiro, Rio deve recandidatar-se, uma vez que “é o melhor militante do PSD para continuar neste caminho de afirmação e credibilização do PSD”, mas também porque acredita que “é essa a vontade da maioria dos nossos militantes”.

No Fórum do TSF, frisou que Rio está a ser alvo de uma “estratégia orquestrada, que nada dependia dos resultado” das eleições. Diz mesmo que foi com “enorme estupefação” que o aparecimentos destes socais democratas que “que fizeram hossanas a Rio aquando da constituição de listas”.

Também Luís Sarmento, vice-presidente do partido, veio a público defender Rui Rio esta quarta-feira, considerando que o atual líder tem “mais bagagem e competência técnica” para liderar o partido do que Luís Montenegro.

Em entrevista ao programa “Grande Entrevista” da RTP3, Morais Sarmento foi confrontado com o anúncio, horas antes, de que o antigo líder parlamentar do PSD Luís Montenegro será candidato à liderança do PSD nas próximas diretas, previstas para janeiro.

“Foi um bom líder parlamentar, nada contra isso. Não gosto de julgar negativamente, mas reconheço outra bagagem, outra competência técnica, outra experiência, até outra capacidade de merecer a confiança dos portugueses a Rui Rio do que a Luís Montenegro”.

“Ato de coragem”

Do outro lado da barricada, há quem apoie a candidatura de Montenegro e critique Rui Rio. “A entrevista do doutor Luís Montenegro, na minha opinião, foi clara e corajosa. Clara porque não deixou de responder a nenhuma das perguntas de forma concreta, clara porque apresenta sem rodeios a sua candidatura e corajosa porque aparece numa altura muito difícil para o partido, uma altura em que o partido teve a sua maior derrota dos últimos 36 anos”, disse o ex-deputado social democrata Luís Menezes, citada pela SIC.

“Penso que o doutor Rui Rio avançar era uma situação que mostraria um partido vivo e também que mostraria a coerência ou não do doutor Rui Rio quanto ao facto de achar que estes resultados foram, usando as palavras do próprio, honrosos”.

Teresa Morais, ex-secretária de Estado da Igualdade, fez esta quinta-feira duras críticas à direção de Rui Rio. “Passos Coelho ganhou as eleições de 2015. Rio defendeu que Passos deveria sair. Agora que perdeu, o que tem a dizer?“, indagou.

Reconhecendo que este “não é o seu PSD, nem o de muitos militantes e simpatizantes”, a também ex-ministra da Cultura falou, em declarações à TSF, de uma “enorme desilusão” da própria e de muitos outros que “ficaram frustrados com o mandato de Rui Rio”.

“O doutor Rui Rio teve a sua oportunidade durante dois anos”, recordando que este período foi marcado por atitudes negativas do atual líder, acusando-o de ter “hostilizado, ostracizado e silenciado os militantes” do seu partido.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Jovem vulcão descoberto nas profundezas da Placa do Pacífico

Uma equipa de cientistas da Universidade de Tohoku, no Japão, descobriu um pequeno e jovem vulcão na secção mais antiga da Placa do Pacífico. O vulcão foi encontrado na parte ocidental do Oceano Pacífico, perto …

Composição dos planetas gasosos não é igual à das suas estrelas (e os cientistas não percebem porquê)

Os planetas e as estrelas formam-se a partir da mesma nuvem de gás e poeira.  Uma análise da composição dos exoplanetas gigantes gasosos e das suas estrelas hospedeiras mostra que não há uma forte correlação …

Nova espécie de titanossauro descoberta no Equador

Uma universidade equatoriana anunciou na sexta-feira a descoberta de uma espécie de dinossauro, que, segundo a instituição, não tinha sido ainda descrito, denominando-o de 'Yamanasaurus lojaensis'. O nome foi escolhido em referência a duas localidades: Yamana, …

As alterações climáticas estão a "asfixiar" os oceanos

Os efeitos da diminuição de oxigénio serão "dramáticos" para os habitats e as economias costeiras que dependem dos oceanos. O oxigénio dos oceanos diminuiu 2% entre 1960 e 2010, prevendo-se que no ano de 2100 essa …

Associação suspende adoções para evitar que animais sejam tratados como presentes de Natal

"Um animal quer-se no dia 24 de março, abril ou junho e não só a 24 de dezembro", disse uma responsável da Sociedade Protetora dos Animais do Porto. A Sociedade Protetora dos Animais do Porto anunciou, …

Já podemos ver o mundo pelos olhos dos animais

https://vimeo.com/378301135 Os humanos estão um passo mais próximos de ver o mundo como o veem os animais, graças a uma nova tecnologia desenvolvida por investigadores da Universidade de Queensland, na Austrália, e da Universidade de Exeter, …

Embaixador mexicano na Argentina apanhado a roubar um livro numa livraria

O diplomata será investigado por um comité de ética e, se ficar provado o roubo do livro, será demitido. "Haverá tolerância zero para a desonestidade." O embaixador mexicano na Argentina, Óscar Ricaro Valerio, recebeu ordem …

Presépio nos Estados Unidos colocou Jesus separado dos pais e preso numa jaula

Uma igreja da Califórnia, nos Estados Unidos, colocou em exibição um presépio de protesto no qual retrata a Família Sagrada como refugiados. Uma igreja na Califórnia, nos Estados Unidos, está a exibir um presépio com Jesus, …

Sul-africana de 26 anos é a Miss Universo 2019

Zozibini Tunzi, da África do Sul, venceu, este domingo, a competição Miss Universo 2019, tornando-se a primeira mulher negra a vencer desde 2011, quando Leila Lopes, de Angola, arrecadou o título. Zozibini Tunzi, de 26 anos, …

No Japão, há um café onde os empregados de mesa são robôs

Os robôs da Softbank, chamados de Pepper, estão agora a chegar a um novo mercado: os cafés. No Japão, hotéis, lojas de aeroporto, entre outros comércios, já contam com funcionários robóticos, que foram criados em …