De “ato de coragem” a “estratégia orquestrada”. Candidatura de Montenegro divide PSD

PSD / Flickr

O ex-líder parlamentar do PSD, Luís Montenegro

A candidatura de Luís Montenegro à liderança do PSD, oficializada pelo próprio esta quarta-feira em entrevista a SIC, está a dividir o partido.

Recusando ter qualquer guerra pessoa contra o atual líder do PSD, Luís Montenegro anunciou esta quarta-feira a sua candidatura à liderança do PSD, dizendo que o partido precisa de “coesão, união”, que permita agregação “em torno de um líder”, bem como “definição estratégica e ideologia”

O anúncio de Montenegro, que desde as legislativas de domingo vinha a ser vaticinado na imprensa, está a dividir o partido: há quem fale num ato de corarem e acredite que o futuro do PSD passa pela liderança do antigo líder parlamentar de Pedro Passos Coelho, mas há também que critique o oportunismo.

Em declarações à SIC Notícias, o presidente da Câmara de Ovar, Salvador Malheiro, defende Rui Rio e critica Montenegro, dizendo que os resultados das eleições podiam ter sido melhores caso não houvesse tanta agitação interna.

“O resultado honroso que o PSD conseguiu no domingo não tenho a menor dúvida que teria sido bem melhor caso não tivesse existido um agitação constante ao longo deste último ano e meio, onde naturalmente Luís Montenegro é um dos principais protagonistas”.

No entender de Salvador Malheiro, Rio deve recandidatar-se, uma vez que “é o melhor militante do PSD para continuar neste caminho de afirmação e credibilização do PSD”, mas também porque acredita que “é essa a vontade da maioria dos nossos militantes”.

No Fórum do TSF, frisou que Rio está a ser alvo de uma “estratégia orquestrada, que nada dependia dos resultado” das eleições. Diz mesmo que foi com “enorme estupefação” que o aparecimentos destes socais democratas que “que fizeram hossanas a Rio aquando da constituição de listas”.

Também Luís Sarmento, vice-presidente do partido, veio a público defender Rui Rio esta quarta-feira, considerando que o atual líder tem “mais bagagem e competência técnica” para liderar o partido do que Luís Montenegro.

Em entrevista ao programa “Grande Entrevista” da RTP3, Morais Sarmento foi confrontado com o anúncio, horas antes, de que o antigo líder parlamentar do PSD Luís Montenegro será candidato à liderança do PSD nas próximas diretas, previstas para janeiro.

“Foi um bom líder parlamentar, nada contra isso. Não gosto de julgar negativamente, mas reconheço outra bagagem, outra competência técnica, outra experiência, até outra capacidade de merecer a confiança dos portugueses a Rui Rio do que a Luís Montenegro”.

“Ato de coragem”

Do outro lado da barricada, há quem apoie a candidatura de Montenegro e critique Rui Rio. “A entrevista do doutor Luís Montenegro, na minha opinião, foi clara e corajosa. Clara porque não deixou de responder a nenhuma das perguntas de forma concreta, clara porque apresenta sem rodeios a sua candidatura e corajosa porque aparece numa altura muito difícil para o partido, uma altura em que o partido teve a sua maior derrota dos últimos 36 anos”, disse o ex-deputado social democrata Luís Menezes, citada pela SIC.

“Penso que o doutor Rui Rio avançar era uma situação que mostraria um partido vivo e também que mostraria a coerência ou não do doutor Rui Rio quanto ao facto de achar que estes resultados foram, usando as palavras do próprio, honrosos”.

Teresa Morais, ex-secretária de Estado da Igualdade, fez esta quinta-feira duras críticas à direção de Rui Rio. “Passos Coelho ganhou as eleições de 2015. Rio defendeu que Passos deveria sair. Agora que perdeu, o que tem a dizer?“, indagou.

Reconhecendo que este “não é o seu PSD, nem o de muitos militantes e simpatizantes”, a também ex-ministra da Cultura falou, em declarações à TSF, de uma “enorme desilusão” da própria e de muitos outros que “ficaram frustrados com o mandato de Rui Rio”.

“O doutor Rui Rio teve a sua oportunidade durante dois anos”, recordando que este período foi marcado por atitudes negativas do atual líder, acusando-o de ter “hostilizado, ostracizado e silenciado os militantes” do seu partido.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Kristalina Georgieva exige maior inclusão de mulheres nos mercados de trabalho

A diretora-geral do Fundo Monetário Internacional exigiu esta terça-feira, nos Encontros Anuais, uma maior inclusão de mulheres nos mercados de trabalho, dizendo que quando um país ignora "parte das suas capacidades" enfraquece o desempenho económico. Kristalina …

Cientistas nazis criaram um pesticida alternativo ao DDT (que até era melhor)

Cientistas nazis criaram uma alternativa ao inseticida DDT, que alegadamente seria menos tóxica para os mamíferos e de ação mais rápida. A sua produção viria a terminar abruptamente por intervenção das forças Aliadas. O DDT é …

Operação Rota do Cabo leva à detenção de 22 pessoas

A Procuradoria-geral Distrital de Lisboa (PGDL) anunciou hoje a detenção de 22 pessoas no âmbito a operação Rota do Cabo, efetuada para desmantelar uma alegada rede criminosa de auxílio à imigração ilegal. Em comunicado, a PGDL …

Garcia de Orta. Governo admite recorrer a pediatras do privado para assegurar urgência

O secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Francisco Ramos, disse que a falta de médicos pediatras nas urgências do hospital Garcia de Orta “é uma situação que não é possível resolver de um …

Cientistas descobrem um novo benefício de tomar chá

https://vimeo.com/366605754 Se já se sabia que beber chá era bom para a nossa saúde, uma nova investigação vem confirmar ainda mais essa ideia. Cientistas encontraram no chá um novo benefício para o nosso cérebro. Várias investigações apontam …

Governo da Escócia quer novo referendo sobre independência em 2020

A ministra principal da Escócia e líder do Partido Nacionalista Escocês (SNP), Nicola Sturgeon, afirmou esta terça-feira que quer um novo referendo sobre a independência em 2020 e abrir negociações com Londres até ao fim …

As bactérias contradizem Darwin: a mais apta não sobrevive

Uma recente investigação levada a cabo pela Universidade de Copenhaga, na Dinamarca, revela que, no que diz respeito às bactérias, a "sobrevivência das mais cooperativas" excede a "sobrevivência das mais fortes". As bactérias são capazes de …

A Via Láctea roubou minúsculas galáxias à sua vizinha

Utilizando dados obtidos pelo Telescópio Gaia, os cientistas chegaram à conclusão que a Via Láctea "sequestrou" galáxias da Grande Nuvem de Magalhães, uma outra galáxia que a orbita. No nosso Universo, a regra é orbitar: a …

Pode ter sido encontrada (e ignorada) vida em Marte em 1976, defende antigo cientista da NASA

O antigo cientista da agência espacial norte-americana Gilbert V. Levin afirma que foram encontradas evidências de vida em Marte na década de 70. No entender do especialista, deviam ter sido levado a cabo mais investigações …

Era marketing. Fortnite voltou (e está diferente)

Depois de 10 temporadas, um buraco negro engoliu a ilha na qual diariamente milhões de jogadores tentavam sobreviver, matando-se uns aos outros. Durante um dia e meio, ninguém podia jogar. O susto acabou esta terça-feira, …