Campos de férias já têm regras para prevenir contágio de covid-19

As instalações dos campos de férias terão que reforçar a higienização e os materiais de desinfeção, acautelar regras de distanciamento físico e evitar grandes concentrações de crianças/jovens, anunciou na quarta-feira o Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ).

O IPDJ, entidade pública que regula o exercício da atividade de organização de campos de férias, desenvolveu, com o aval da Direção-Geral da Saúde (DGS), um documento de apoio com orientações de funcionamento por forma a minimizar o contágio e a propagação do novo coronavírus, que foi na quarta-feira divulgado na página do instituto.

Segundo o IPDJ, “com o auxílio de exemplos práticos, este guia contém as principais medidas de prevenção, recomendadas pela DGS, na deslocação, no acolhimento e no início diário das atividades, devendo-se considerar sempre o distanciamento físico e cumprindo-se a etiqueta respiratória, higienização das mãos, limpeza e desinfeção ambiental, marcação prévia para atendimento ao público (encarregados de educação) e definição dos circuitos de acesso e circulação e da área de isolamento”.

As entidades devem estabelecer, com antecedência, o risco das diversas atividades, que podem ser categorizadas como “muito baixo”, “baixo”, “moderado” ou “elevado”.

O guia “aconselha a realização das mesmas, preferencialmente, em espaços ao ar livre, indicando-se o aumento do número de animadores/coordenadores para a dinamização de atividades em paralelo, sugerindo dividir cada turno por grupos mais pequenos, adaptando os jogos e as dinâmicas lúdico pedagógicas sem contacto físico”.

Os responsáveis devem avaliar o risco de outros eventos (ex: sessões de cinema, visitas a museus) e “considerar sempre o distanciamento físico” no contexto do desenvolvimento das atividades e espaços físicos onde ocorrem, tendo em conta como fator o “número de participantes” e a localização da atividade em “espaço fechado/coberto” ou “ar livre”.

A organização e utilização dos refeitórios deve acautelar o respeito pelas regras de distanciamento físico entre todos os utilizadores, evitando grandes concentrações de crianças/jovens, lê-se no documento.

Os campos de férias constituem uma resposta às necessidades de muitos/as jovens como destino de ocupação dos tempos livres em período de férias escolares, facultando convívio e aprendizagem em comunidade através de atividades diversas, principalmente nas áreas de desporto, saúde, ambiente, cultura, multimédia e património histórico e cultural.

“Medir a temperatura corporal, por profissional de saúde devidamente autorizado, de todos os jovens e corpo técnico, na chegada às instalações, ou local onde se iniciam as atividades, salvaguardando o cumprimento do RGPD-Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados”, também consta das recomendações.

No âmbito das medidas de saúde e proteção de contágio, serão definidas áreas de isolamento para quem manifestar sintomas durante o período de realização do campo de férias.

Quanto aos risco de transmissão, será obrigatório “avaliar o risco na realização de cada atividade específica (ex: Workshop de pintura facial, jogos desportivos, ida à praia, jogo com contacto), na perspetiva de cada um dos participantes” e “estender esta avaliação de risco aos participantes que compõem cada grupo/turno dos campos de férias começando por adicionar os participantes, ao corpo técnico (animadores/coordenador), e aos funcionários das entidades”.

Os funcionários devem estar informados e treinados sobre o Plano de Contingência interno e os procedimentos perante a identificação de um caso de infeção pela Covid-19.

Segundo o calendário da segunda fase de levantamento das medidas de confinamento, no âmbito da pandemia de covid-19, está prevista para 1 de junho a abertura do ensino pré-escolar e das Atividades de Tempos Livres (ATL).

Em Portugal, morreram 1.356 pessoas das 31.292 confirmadas como infetadas, e há 18.349 casos recuperados, de acordo com a Direção-Geral da Saúde.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Disney+ alerta para estereótipos racistas. Filmes clássicos com avisos sobre "maus tratos"

Embora já exibisse mensagens padrão desde o ano passado, a nova plataforma de vídeo Disney+ mostra agora um aviso, que não pode ser passado à frente, no início de vários filmes clássicos - como Dumbo …

Curados da covid-19 continuam com sintomas meses depois de terem contraído o vírus

Um estudo da Universidade de Oxford indica que 64% dos pacientes hospitalizados com o novo coronavírus apresenta falta de ar 2 a 3 meses depois de serem infetados. E quase 40% tem sintomas de depressão. Já …

Portugal vai estar no Mundial sub-20 (sem jogar o apuramento)

Todas as fases do Europeu sub-19 foram canceladas e a seleção portuguesa foi uma das eleitas para participar no Mundial do próximo ano. Portugal já sabe que vai estar na fase final do Mundial sub-20 (se …

Novos implantes cardíacos podem salvar 10 mil vidas por ano

O chamado envelope antibiótico envolve o implante cardíaco e previne infeções no paciente. Por ano, morrem cerca de 10 mil pessoas devido a infeções geradas pelo implante. O pacemaker é um pequeno aparelho que é colocado …

Banda dá concerto com músicos e público envoltos em bolhas de plástico para evitar contágio

A banda norte-americana Flaming Lips utilizou bolhas insufláveis ​​de tamanho humano num concerto em Oklahoma, uma solução para proteger os músicos e o público do novo coronavírus, enquanto tenta encontrar uma forma segura para atuar …

EUA. Especialista diz que as próximas semanas "vão ser as mais negras de toda a pandemia"

Um especialista em doenças infecciosas disse que no caso dos Estados Unidos, as próximas seis a 12 semanas vão ser as mais negras de toda a pandemia de covid-19. Michael Osterholm, diretor do Centro de Investigação …

Chelsea inscreve... Petr Cech

Antigo guarda-redes poderá voltar aos relvados nesta época, embora seja pouco provável, para já. Petr Čech entrou em campo pela última vez em maio de 2019, há quase um ano e meio. Já tinha anunciado a …

Disparos de satélites e naves do Star Trek? Relatório revela como seria uma guerra no Espaço

A criação da Força Espacial dos Estados Unidos evocou todos os tipos de noções fantasiosas sobre o combate no Espaço. Assim, um novo relatório explica o que é física e praticamente possível quando se trata …

Japão prepara-se para lançar água tratada de Fukushima no mar

O Japão vai libertar mais de um milhão de toneladas de água tratada da usina nuclear de Fukushima no mar, numa operação que levará cerca de 30 anos para ficar concluída. Ambientalistas e pescadores locais …

Turismo de mergulho? Submarino da "frota perdida" de Hitler aguarda o seu destino no fundo do Mar Negro

Coberto por “redes fantasmas” deixadas por pescadores, os destroços de um submarino U-20 enviado para o Mar Negro pela Alemanha nazi tornou-se recentemente tema de um documentário produzido na Turquia. Localizado a uma profundidade de 20 …