A polícia federal do México bloqueou esta sexta-feira o acesso a um hospital, na região central do país, onde 6 pessoas que procuraram tratamento apresentaram sinais de exposição a radiação.
Uma fonte referiu aos meios de comunicação mexicanos que os 6 doentes que deram entrada no Hospital Geral da cidade de Pachuca poderão ter sido expostos ao equipamento de radioterapia que continha Cobalto-60, roubado de um camião na passada quarta-feira.
A fonte, que falou sob anonimato, revelou que apenas uma das pessoas estava com tonturas e vómitos, que são os sintomas habituais de envenenamento por radiação.
Fontes da Comissão Nacional de Segurança e Salvaguarda Nuclear (CNSSN) mexicana adiantaram que o cobalto tem uma actividade radioactiva de categoria 1, o que significa que é “provavelmente fatal permanecer perto dessa quantidade de material sem blindagem por um período entre poucos minutos a uma hora.”
O material com Cobalto-60, que tinha sido roubado, foi encontrado na quarta-feira a cerca de 40 quilómetros do local do roubo. O camião que transportava o equipamento de radioterapia foi roubado de um posto de gasolina na cidade de Hidalgo, região central do país, o mesmo onde fica a cidade de Pachuca.
O material havia sido removido de um equipamento de radioterapia obsoleto na cidade de Tijuana, ao norte, e era transportado para uma instalação de lixo atómico em Hidalgo.
As autoridades estão agora a tentar determinar qual o envolvimento dos 6 doentes no roubo do camião.
ZAP / MA / AP
Roubo de material radioativo
-
12 Junho, 2014 Novamente, alguém roubou material radioactivo no México
-
7 Dezembro, 2013 Camião roubado: hospital isolado depois de tratar 6 mexicanos expostos a radiação
-
5 Dezembro, 2013 Camião radioactivo roubado terá sido mortal para os ladrões
-
4 Dezembro, 2013 Camião com material radioactivo roubado no México