//

Camião radioactivo roubado terá sido mortal para os ladrões

Mark / Flickr

foto: Mark / Flickr

foto: Mark / Flickr

As autoridades mexicanas já encontraram o camião roubado com material radioativo, que foi encontrado fora do contentor onde estava guardado. Segundo o Washington Post, os responsáveis pelo roubo “vão, sem qualquer dúvida, morrer”.

«O camião foi encontrado. Estamos a verificar se o material que transportava está todo», adiantaram fontes oficiais, após o veículo ter sido encontrado a norte da capital mexicana, dois dias depois de ter sido roubado com substâncias radioactivas para uso médico no seu interior.

Fontes da Comissão Nacional de Segurança e Salvaguarda Nuclear (CNSSN) especificaram que o camião, que transportava o isótopo radioactivo cobalto-60, foi encontrado no município de Hueypoxtla, no Estado do México, no centro do país. O material era proveniente de um hospital na cidade de Tijuana, no noroeste do país, e estava a caminho das instalações de tratamento de lixo radiocativo naquele Estado central do México.

O material foi encontrado a cerca de 500 metros do camião que o transportava e fora do contentor. Um destacamento policial e militar cercou a zona, situada numa zona rural, para proteger a população do risco e recuperar a fonte radioactiva.

Segundo o Washington Post, os infelizes autores do roubo estariam interessados na grua do camião, não sabendo que o mesmo transportava material radioactivo. O jornal adianta que os ladrões “provavelmente não viverão muito tempo“.

Mardonio Jiménez, físico nuclear e director da CNSSN, revelou que quem quer que tenha manipulado este material corre risco de vida: “as pessoas que tiverem manipulado estes contentores sem protecção terão sérios problemas com a radiação“, afirma Jimenez, “e vão, sem qualquer dúvida, morrer“.

ZAP/Lusa

Roubo de material radioativo

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE