Novamente, alguém roubou material radioactivo no México

Michael Kappel / Flickr

O ministro do Interior mexicano, Miguel Ángel Osorio, confirmou esta quarta-feira o roubo de material radioactivo, indicando que foram activados os protocolos para a sua localização.

O material radioactivo foi agora roubado por um grupo armado, na madrugada de domingo, do Laboratório Nacional da Construção, no município de Tultitlán, indicou a Proteção Civil.

O equipamento roubado tem rótulos que advertem para a presença de material radioativo (césio-137 e amerício/berílio).

Este é o segundo caso desde o mês de dezembro, em que foi registado idêntico incidente, envolvendo equipamento médico com material radioativo (cobalto-60).

Na altura, a 2 de dezembro, um camião com material radioactivo foi roubado, também no México, tendo vitimado mortalmente os assaltantes.

O roubo levado a cabo por um grupo armado, no estado central de Hidalgo, aconteceu na altura em que o material em causa estava a ser transferido para um camião para ser armazenado.

Depois de uma intensa operação de busca, o equipamento médico e o material radioativo foram descobertos, dois dias depois, numa zona despovoada do município de Hueypoxtla.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.