Minhotos implementaram câmaras de Inteligência Artificial nos Autocarros para fiscalizar estacionamento indevido.
O projeto-piloto envolve a instalação de câmaras de inteligência artificial nos autocarros das linhas 40 e 41 dos Transportes Urbanos de Braga (TUB), que percorrem áreas densamente povoadas da cidade, incluindo o hospital.
O objetivo não é gravar o interior dos autocarros, como se poderia pensar, mas sim detetar e prevenir o estacionamento ilegal junto às paragens de autocarros.
O projeto, que será testado durante dois meses para recolha de dados estatísticos, visa melhorar a eficiência da circulação dos autocarros, frequentemente prejudicada pelo estacionamento indevido.
“A eficiência da circulação dos autocarros nas cidades fica muito comprometida pelos estacionamentos ilegais, que é algo que afeta a pontualidade dos transportes e condiciona o acesso das pessoas com mobilidade reduzida, porque os autocarros são obrigados a parar em segunda fila”, explica ao Jornal de Notícias a vereadora da Mobilidade da autarquia bracarense, Olga Pereira.
Desenvolvido pela empresa Hayden AI, o sistema de câmaras inteligentes permitirá filmar em tempo real as infrações de estacionamento, oferecendo uma solução para um problema significativo nas ruas de Braga, especialmente no centro da cidade.
Se o projeto for bem-sucedido, os dados recolhidos serão enviados à Polícia Municipal para a aplicação de multas efetivas aos infratores.
Olga Pereira assegurou ainda que a implementação desta tecnologia está em conformidade com a Comissão Nacional de Proteção de Dados e que toda a informação recolhida será pública e transparente. A Câmara Municipal de Braga monitorizará os dados e divulgará todos os resultados obtidos.
Os TUB esperam expandir o projeto a mais linhas de circulação, como a linha 87, que liga a estação ferroviária ao hospital, permitindo também a identificação de carros mal estacionados ao longo dos percursos e não apenas nas paragens.
Este modelo de fiscalização já foi adotado no Porto em março, onde a Câmara Municipal delegou competências de fiscalização na STCP para identificar estacionamento indevido em corredores BUS e paragens de autocarros.
Rui Moreira, presidente da Câmara do Porto, também considerou distribuir autocolantes aos cidadãos, que os colariam nos carros mal estacionados para “envergonhar” quem tem défice de cidadania.
Os autocarros de Braga começaram a ser equipados com as câmaras este domingo e o processo de instalação será concluído esta terça. A entrada em funcionamento do projeto está prevista para daqui a duas semanas.