STCP vai multar estacionamento abusivo

Rui Moreira também considera distribuir autocolantes aos cidadãos, que os colariam nos carros mal estacionados para “envergonhar” quem tem défice de cidadania.

A fiscalização ao estacionamento abusivo vai apertar na cidade do Porto.

A Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) vai ter fiscais a vigiar o estacionamento abusivo nos corredores BUS e junto às paragens de autocarro da Invicta.

O modelo de fiscalização Via Livre, anunciado na cerimónia de celebração dos 85 anos da Polícia Municipal do Porto, entra em vigor em janeiro de 2024, mas resulta de um acordo que já tinha sido anunciado há quase 20 anos, em 2004 — é uma função que a STCP já cumpre, mas até ao momento com apenas um carro patrulha e duas pessoas, de acordo com o Público.

“Estamos a reatar quase uma pré-existência. Isto já existiu no Porto, este modelo (…) não é uma nova legislação”, disse o Presidente da Câmara do Porto Rui Moreira, sublinhando que o sistema já foi implementado em Braga e já existiu em Lisboa.

“Os funcionários da STCP com formação para isso poderão, doravante, multar os veículos que impedem a normal circulação dos autocarros da STCP, que estão parados nas faixas BUS, em segundas filas, nas paragens de autocarros”, disse Rui Moreira, que vai mais além.

O autarca já tem uma solução — inspirada em cidades alemãs e praticada no parque de estacionamento do IPO — para pelo menos “envergonhar” quem viola as regras de trânsito: a ideia é distribuir aos cidadãos autocolantes que se podiam colocar nos carros de quem comete essas infrações.

“Não sei se no Porto será muito bem aceite, mas é uma hipótese”, disse o autarca.

Num Porto “mais apertado e mais lento” em termos de mobilidade, impulsionado pelas obras de expansão do metro, obriga a polícia a uma “intervenção mais focalizada”, admitiu o comandante da Polícia Municipal, António Leitão da Silva.

O novo protocolo permite que os fiscais da STCP “devidamente formados e acreditados façam a fiscalização exclusiva no âmbito da mobilidade dos transportes públicos”.

As equipas e viaturas já estão a ser preparadas para que pelo menos 15 fiscais da STCP “formados e acreditados” comecem a multar em pelo menos cinco carros já em janeiro.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.