Vem aí calor após o estado de emergência. PSP admite interditar zonas balneares

António Pedro Santos / Lusa

Portugal vai estar em estado de emergência até este sábado. As previsões meteorológicas apontam para uma melhoria do estado do tempo no fim de semana. A PSP admite interditar o acesso a zonas balneares e turísticas.

“Vamos ter a influência de um anticiclone”, explicou Ângela Lourenço, meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), em declarações ao Expresso. “Vai colocar-se numa posição que permite que o território do continente seja afetado por uma massa de ar, que vem de sul. Isto significa, na maior parte das vezes, que é ar quente e seco. Vem da região do Norte de África.”

O fenómeno vai notar-se sobretudo no domingo, segunda e terça-feira. Haverá uma influência de ar quente seco e a temperatura vai subir. “Em alguns locais a subida é abrupta ou acentuada”, disse.

Alguns pontos do Vale do Douro podem superar os 30ºC. O restante território vai variar entre os 25ºC e os 30ºC. Junto às praias, as temperaturas serão mais baixas na ordem dos 20º, 22º, 23º, 24ºC. Nos dias 1 e 2, poderá ocorrer chuva nas regiões Norte e Centro, em particular no Minho e Douro Litoral.

Porém, a situação é temporária. A partir de dia 5 e 6 de maio vai observar-se uma descida gradual das temperaturas.

PSP admite interditar zonas balneares

Esta sexta-feira, sábado e domingo, as viagens entre concelhos está proibida e obrigará a uma operação policial semelhante à que foi observada durante a Páscoa.

“O calor será certamente mais um fator que teremos em consideração. Estando calor, poderá haver mais propensão, estamos conscientes e temos em consideração no nosso planeamento”, disse fonte oficial da Polícia de Segurança Pública (PSP), em declarações ao Expresso.

A PSP aguarda que sejam publicados diplomas para afinar a estratégia e para conhecer os moldes da informação que terão de passar às populações. “A PSP vai continuar a estar muito presente na rua, a aconselhar, a informar, das regras que têm de ser seguidas.”

“Vamos continuar com muitas operações e muito controlo na rua. As zonas balneares, turísticas, os locais habituais de passeio vão ser zonas que vão merecer muita atenção e que, se verificarmos que é necessário, até vão ser zonas que interditaremos o acesso, seja rodoviário ou pedonal”, disse.

ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

Governador das Filipinas diz que cantores de karaoke prejudicam combate à pandemia

Um governador de uma província das Filipinas voltou a sua atenção para um grupo de pessoas que, segundo ele, estão a prejudicar a luta contra a pandemia: cantores de karaoke. Numa publicação no Facebook na madrugada …

Histórico: Filipe Albuquerque vence 24 Horas de Le Mans e sagra-se campeão mundial de LMP2

O português Filipe Albuquerque, da United Autosports, venceu este domingo as 24 Horas de Le Mans em automobilismo, na categoria LMP2, a segunda mais importante, e sagrou-se campeão mundial de resistência a uma corrida do …

Convenção do Chega chumba lista de André Ventura para a direção nacional

A proposta do presidente do Chega, André Ventura, para a direção nacional do partido foi hoje chumbada na convenção que decorre em Évora, ao não conseguir reunir os dois terços dos votos dos cerca de …

Portugal com mais 13 mortos e 552 novos casos nas últimas 24 horas

Portugal contabiliza hoje mais 13 mortos relacionados com a covid-19 e 552 novos casos de infeção com o novo coronavírus, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo os dados a DGS, a região …

TikTok anuncia acordo com Oracle e Walmart e adia proibição nos EUA

A aplicação TikTok, detida pela sociedade chinesa ByteDance e ameaçada de ser proibida nos Estados Unidos, anunciou este domingo um acordo de princípio com a Oracle, como parceiro tecnológico, e com a Walmart, em termos …

As gaivotas são inoportunas? Saiba que as suas fezes podem valer mil milhões de dólares

Afinal, as gaivotas podem ser animais bem mais interessantes do que aquilo que a maioria das pessoas pensa. É que as suas fezes são muito valiosas e os seus nutrientes fertilizam campos agrícolas e recifes …

Super-vulcão Yellowstone registou 91 terramotos em apenas 24 horas

Os vulcanólogos têm andado atentos ao super-vulcão localizado no Parque Nacional de Yellowstone, nos Estados Unidos. O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) relatou recentemente a ocorrência de 91 terremotos em apenas 24 horas. Estes …

Cartoonista alemão Frank Hoppmann é o vencedor do 15.º World Press Cartoon

O 'cartoonista' alemão Frank Hoppmann, com a caricatura do primeiro-ministro britânico Boris Johnson, é o vencedor da 15.ª edição do World Press Cartoon, foi hoje anunciado nas Caldas da Rainha, na cerimónia de entrega de …

Pequena e funcional. Assim se carateriza a Tiny House (que ainda evita dores de joelhos)

Esta pequena casa móvel pode ser a solução que procura. Devido à sua arquitetura dinâmica é ótima para pessoas com problemas de articulações e que sofrem com dores joelhos, pernas cansadas ​​ou dores nas costas. Hoje …

Chama-se Elios, é um drone e vai explorar as profundezas das cavernas de gelo da Gronelândia

Elios é o drone que está a ajudar os investigadores a descobrirem mais sobre os mistérios da Gronelândia. Inserido numa estrutura própria, tem explorado as cavernas de gelo, facilitando assim o acesso a locais mais …