Caixas negras do voo da Egypt Air começam a ser procuradas dentro de 12 dias

Egipto e França assinaram acordos com duas empresas francesas especializadas em fazer buscas em águas profundas.

As caixas negras do voo Paris-Cairo da Egypt Air, que caiu no mar Mediterrâneo com 66 pessoas a bordo, só vão poder ser procuradas dentro de 12 dias, o tempo que a embarcação especializada precisa para chegar ao local.

O Aibus A320 desapareceu dos radares na noite de 19 de maio, antes de se despenhar no mar Mediterrâneo, entre Creta e a costa norte do Egito, por causas ainda desconhecidas.

A hipótese de atentado, inicialmente avançada pelas autoridades egípcias, foi perdendo terreno para a possibilidade de acidente causado por motivos técnicos, tendo em conta os alertas automáticos emitidos pela aeronave de dois em dois minutos antes da queda, o fumo de sinalização no cockpit e uma falha no computador dos comandos.

Egipto e França assinaram acordos com duas empresas francesas especializadas em fazer buscas em águas profundas, já que entre as vítimas do acidente estão 40 cidadãos egípcios e 15 franceses, além da tripulação.

De acordo com fonte próxima da investigação, que pediu à France Presse para não ser identificada, cada uma das empresas vai ter uma missão específica, sendo que uma vai localizar as caixas negras e outra tem como missão resgatá-las.

Só com a análise aos registos de voo, nas caixas negras, será possível saber quais foram as causas do acidente.

O tempo para encontrar as caixas negras começa a esgotar-se, já que os gravadores de voo têm capacidade para emitir um sinal durante “quatro a cinco semanas” antes de ficarem sem bateria.

A mesma fonte adiantou, também, que o navio especializado partiu do mar da Irlanda no sábado e deverá chegar ao local dentro de 12 dias, depois de passar por Alexandria para recolher investigadores egípcios e franceses.

Estas informações foram confirmadas por outras fontes próximas da investigação, que justificam a demora com o facto de a zona de pesquisa ter cerca de 3 mil metros de profundidade e estar localizada a cerca de 290 quilómetros da costa egípcia.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Na Colômbia, há um "arco-íris líquido" que é descrito como a 8ª maravilha do mundo

Escondido nos confins da Serra da Macarena, na Colômbia, está o rio Caño Cristales. De dezembro a maio, o curso de água é como outro qualquer, apesar de estar rodeado de um dos ecossistemas mais …

Com uma nova interface neural, a telepatia já é possível

Uma equipa internacional de cientistas deu um passo adiante no desenvolvimento de interfaces neuronais para propor uma interface que envolve a transferência de informação entre as pessoas diretamente. As interfaces cérebro-computador podem melhorar as habilidades individuais …

Bombeiros profissionais ameaçam deixar de prestar serviço voluntário nas corporações

Os bombeiros voluntários das associações humanitárias admitem deixar de prestar serviço voluntário nas corporações, caso a Liga dos Bombeiros Portugueses continue por concluir o acordo coletivo de trabalho, que está em negociação há mais de …

Baleia encontrada morta nas Filipinas com 40 quilos de plástico no estômago

Uma baleia foi encontrada morta na sexta-feira, na costa sudeste das Filipinas, com 40 quilos de plástico no estômago, informou a imprensa local. O cetáceo, uma baleia-bicuda-de-cuvier, apareceu na sexta-feira à beira-mar no município de Mabini, …

Macron convoca reforços após novos confrontos de coletes amarelos

A nova manifestação de "coletes amarelos", no sábado, registou distúrbios violentos na capital francesa. Como resposta, o presidente francês Emmanuel Macron convocou um reforço das forças de segurança. O dia de sábado marcou mais um protesto …

Pedidos de nacionalidade portuguesa aumentaram 50% em dois anos

Nos últimos dois anos, o número de pedidos de nacionalidade portuguesa aumentou cerca de 50%, avança o jornal Público esta segunda-feira. Se em 2016 foram 117.629 os cidadãos estrangeiros que pediram a nacionalidade portuguesa, em 2018 …

Não há democracia na Coreia do Norte? "É uma opinião", diz Jerónimo

Jerónimo de Sousa evitou classificar o regime de Kim Jong-un em termos "de ser ou não ser" uma democracia. A Coreia do Norte é ou não uma democracia? "É uma opinião", respondeu Jerónimo de Sousa. Numa …

Afinal, o esparguete à bolonhesa não existe

Quando se trata de refeições italianas clássicas, a maioria das pessoas pensa em pratos simples como uma pizza Margherita, lasanha e esparguete à bolonhesa. Contudo, segundo Virginio Merola, presidente de Bolonha, em Itália, o esparguete à bolonhesa …

Javalis tomaram o lugar dos coelhos. "Muitos animais estão doentes"

Para já, não há perigo de saúde pública, mas os javalis carregam doenças que podem passar a outros animais. Se antes se matavam mil coelhos, abatem-se agora 10 javalis. Jacinto Amaro, presidente da Fencaça - Federação …

Maduro prepara reestruturação do Governo venezuelano

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, pediu aos ministros do seu Governo que ponham os seus cargos à disposição, a fim de impulsionar uma "reestruturação profunda" do Executivo. O anúncio foi feito este domingo através do …